Zé Caramori faz balanço da atuação parlamentar na ACIC
Em reunião com a diretoria executiva da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC), nesta semana, o suplente de deputado estadual José Cláudio Caramori (PSD) apresentou um balanço das atividades desenvolvidas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina durante 30 dias, período em substituiu o deputado e ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes. Na ocasião foi recebido pelo presidente Helon Antonio Rebelatto e demais diretores.
Zé Caramori defendeu pautas atuais e relevantes para o grande oeste catarinense durante 30 dias, período em que permaneceu no Parlamento Estadual.
Um dos temas prioritários foi a instalação de serviço de cateterismo cardíaco de emergência para o tratamento do infarto agudo do miocárdio em pacientes do SUS no âmbito do Hospital Regional do Oeste (HRO). Além de tratar esse tema na tribuna do Parlamento, Caramori manteve reunião com o Secretário de Saúde do Estado, mobilizou várias lideranças e colocou o tema na pauta do governador Jorginho Mello.
O HRO possui toda a infraestrutura e os recursos para a realização deste procedimento, já sendo oferecido aos pacientes da saúde suplementar e particulares. Os pacientes do SUS, no entanto, não possuem acesso a esse tratamento.
Indivíduos atendidos no HRO com quadro de IAMCSST precisam ser transferidos em caráter emergencial para o Hospital São Paulo, em Xanxerê (SC), via SAMU ou via helicóptero pelo SAER/SARA. Essa transferência, invariavelmente, acaba retardando o início do tratamento a esses pacientes, além de sobrecarregar sobremaneira os serviços de transporte médico. Isso ocorre porque, atualmente, não há habilitação para prestação de serviço de alta complexidade cardiovascular no HRO.
José Cláudio Caramori atuou junto à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde para a rápida aprovação desse credenciamento “para evitar mais perdas humanas”.
Zé Caramori também apresentou várias proposições e projetos de lei para melhorar a vida dos catarinenses. Um deles trata das infrações de trânsito nas rodovias catarinenses; outro autoriza a transferência de apoio financeiro da Fundação Catarinense de Cultura para o movimento tradicionalista catarinense.
Outras pautas trabalhadas pelo parlamentar foram o funcionamento de novos Cartórios de Registro de Imóveis em Chapecó, construção de passarela defronte ao Frigorífico Ecofrigo, programa Estrada Boa, fornecimento de aparelho para quem sofre de apnéia, entre outros.
No conjunto de matérias relacionadas com o setor produtivo e a economia catarinense, Caramori defendeu mais investimentos na infraestrutura regional e a construção de gasoduto para trazer gás de uso industrial no oeste.
Ao final, os diretores da ACIC cumprimentaram e agradeceram o empenho do ex-prefeito de Chapecó e ex-presidente do Conselho Deliberativo da ACIC, José Cláudio Caramori.
31/10 • 08h00