Como inovar o Verde Vida?
Adolescentes entre 14 e 16 anos vivenciaram o desafio de encontrar problemas e soluções para a entidade social que frequentam
Quantas inovações cabem na mente de adolescentes? E quantas respostas eles podem trazer quando incentivados? O Innovation Camp da Junior Achievement foi realizado, na última semana, na Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC), com alunos do Programa Verde Vida com o objetivo de encontrar soluções transformadoras para a iniciativa social.
Os adolescentes tímidos e calados que chegaram no início da tarde, não foram os mesmos que voltaram para casa. Meninos e meninas, entre 14 e 16 anos, foram instigados a recordarem de adversidades que existem no Verde Vida e após isso, desenvolverem soluções inovadoras para as questões abordadas. Durante o processo, foram acompanhados por mentores, que os orientaram com ideias. As inovações projetadas foram apresentadas em um formato de “pitch” para um júri que avaliou as propostas e definiu as três equipes como vencedoras.
Para o diretor do Junior Achievement Santa Catarina, Evandro Badin, a tarde vivenciada pelos adolescentes ficará guardada na memória deles. “A inovação sempre começa com uma dor. Ninguém melhor que esses jovens para encontrar problemas e atualizações para o ambiente que eles utilizam.”
Badin especificou que, durante o Innovation Camp, os adolescentes procuram soluções de problemas complexos, despertar o pensamento crítico e a criatividade, que são competências fundamentais para o mercado de trabalho segundo o Fórum Econômico Mundial de 2022.
VOLUNTÁRIOS
Vinícius Barozzi, do Núcleo de Sucessão Empresarial, comentou a alegria em participar do momento como mentor. “Vejo a importância desse projeto, tanto para mim quanto para os jovens que estão aqui. Acredito ser de estrema relevância dar visibilidade para ideias as deles.” Acrescentou que tudo é realizado para o desenvolvimento dos adolescentes como profissionais.
A vice-coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Edineia Cassiano, foi mais uma mentora e assegurou que a experiência de participar do evento foi muito positiva, destacou o quanto foi gratificante contribuir com os adolescentes que estão em fase de preparação para entrar no mercado de trabalho por meio de oficinas.
Integrante do Núcleo de Jovens Empresários, Jaime Seccon, que esteve na banca de jurados, ressaltou o motivo de despertar a inovação nos adolescentes. “Novas gerações precisam entender que tudo é inovação. Todas as coisas que utilizamos vieram de ideias, e essas ideias precisam se materializar. Isso é muito importante, instigarmos a criação e soluções inovadoras.” Ainda como júri participaram o coordenador do Núcleo Multissetorial, Thiago Merlo e a coordenadora do Núcleo de Sucessão Empresarial, Beatriz Sperandio.
ACIC PARCEIRA DA JUNIOR ACHIEVEMENT
Como uma das maiores e mais antigas organizações mundiais, a JA atua desde 1919 para inspirar e preparar as novas gerações (5 a 29 anos) nas temáticas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mundo do trabalho. Presente em 132 países, a entidade alcança mais de 15 milhões de jovens a cada ano por meio de quase meio milhão de voluntários.
31/10 • 10h11