Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 24 de Julho de 2019 às 14h11

    Programa CENA da ACIC promove oficina de design thinking

    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Metodologia é usada para pensar soluções inovadoras para problemas vivenciados no dia a dia das organizações

    Pensar e buscar soluções inovadoras focadas nas necessidades reais do mercado, de maneira rápida. O design thinking é para isso. Trata-se de uma metodologia criativa e para a solução de problemas e concepção de projetos por meio de um processo colaborativo. O tema foi abordado nesta semana na oficina de design thinking promovida pelo Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

    A facilitadora, Valéria Feijó, explicou que o design thinking é um pensamento de design aplicado à solução de problemas. Na oficina, ela trabalhou criatividade e metodologias para a resolução de dificuldades nas empresas. “Não é fácil ter ideias criativas se estamos bloqueados, seguindo sempre os padrões. Por isso, trabalhei algumas técnicas de criatividade e após apresentei um case aos participantes da oficina, que precisaram resolver um problema”.

    As metodologias de design propõem trabalhar em grupos multidisciplinares, pensando coletivamente. “Essa é uma tendência no mundo todo. Em Chapecó tem muita gente atuando dentro dessa lógica, principalmente as startups e é um potencial para as empresas que estão há mais tempo no mercado e que precisam se reinventar”, frisou Valéria.

    O design thinking trabalha com prototipação e validação. “Se errar, vai se errar muito rápido, se acertar, serão acertos muito rápidos também. Os resultados são rápidos e aproximam as organizações do mercado”, enfatizou Valéria. Para ela, a criatividade é o que move o mundo.
    “É o que faz a gente evoluir. As grandes inovações nascem do olhar criativo. O design thinking funciona e dá resultado. Não é só criativo, pois a criatividade precisa trazer resultados”, acrescentou.

    Para o nucleado Sabino Antunes da Silva, a oficina de design thinking trouxe para empresa o benefício de entender a dinâmica que existe entre o cliente e a empresa, facilitando, assim, o entendimento sobre o público-alvo, fator que é fundamental no momento de criação de estratégias tanto na área de venda, como na questão de visibilidade da empresa. “O evento também nos ensinou maneiras de resolver problemas de uma forma que não somente solucionamos a situação, mas também criarmos novas ideias de melhoria para a empresa, tornando, assim, ocasiões que antes eram estressantes, momentos de criações e soluções”.

    PROJETO CENA

    O CENA é uma oportunidade para as empresas nucleadas conhecerem cases de sucesso e compartilharem experiências. “Durante este ano serão realizadas sete atividades com objetivo de proporcionar conhecimentos e ações práticas. Pensamos numa programação que contribua para aprimorar os processos e a gestão das empresas”, salientou a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella.

    A programação iniciou em abril com a palestra “Transformação nos Negócios” e em junho ocorreu a Oficina de Canvas. As próximas atividades serão Oficina de Scrum e Kamban, no dia 20 de agosto, das 08h às 12h, na ACIC, com Graziela Tonin; programa Vida Empresarial, no dia 10 de setembro, com o empresário Flávio Pasquali, às 19h30, na Unochapecó; a terceira edição do Conecta Núcleos, no dia 19 de outubro, das 08h às 12h e das 14h às 18h, e no dia 20 de outubro, das 08h às 12h, na Unochapecó; e o Painel de Conhecimento com Eko7 e Ogochi “Mercado e Vendas”, com Paulo de Souza, da Eko7, e Sidney Ogochi, da Ogochi. A data será informada em breve.


    O Programa Capacitação para Empresas Nucleadas foi criado em 2017 a partir de demandas que surgiram no planejamento dos núcleos. As empresas nucleadas interessadas em participar podem entrar em contato com a ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 ou e-mail  nucleos3@acichapeco.com.br . “Reforçamos o convite para que as empresas nucleadas participem e aproveitem essa oportunidade para crescer e se desenvolver, mantendo-se competitivas no mercado”, realçou Cleunice.

    Veja também

    “O grande desafio é criar uma cultura de inovação” por Gustavo Damschi 15/06/18 A inovação é fundamental para crescer e se manter competitivo no mercado atual. O diretor de Tecnologia e Inovação da ACIC, Gustavo Damschi, avalia o cenário atual e discorre sobre o assunto nessa entrevista. Damschi é empresário, professor e enxadrista. Empresário há oito anos na Elo Ideias - Criação de sites e E-commerce, professor......
    Inspeção Veicular Gratuita encerra nesta quarta-feira30/09/20 Quem ainda não aproveitou a Inspeção Veicular Gratuita (IVG) tem até esta quarta-feira (30) para fazer a revisão do carro. O evento, promovido pelo Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e......
    Festival Gastronômico mostra potencialidades do setor em Chapecó18/09/20 Promover o setor gastronômico de Chapecó, contribuindo para enfrentar o período da crise provocada pelo novo coronavírus. Esse é um dos objetivos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC),......

    Voltar para Notícias