Oportunidades de financiamento para mulheres empreendedoras
Atualmente há mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE. Pensando nelas e em novas ferramentas, aconteceu na noite de terça-feira (24), o evento “Oportunidades de Financiamento para Empreendedoras” com a diretora financeira do Badesc Luana Sobral que abordou o Pronampe Mulher. A iniciativa foi realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
O Programa Estadual de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Catarinenses (Pronampe) do Badesc, recebeu uma linha de crédito especial para mulheres em 2023, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino de micro e pequeno porte. Luana explanou quem se encaixa no programa, quais operações são permitidas, prazos de pagamento e diversas informações para empreender.
“O Governo do Estado, pensando nas mulheres empreendedoras, trouxe há um ano esse projeto. Estudamos e estruturamos para entender como realmente seria atender nossas mulheres empreendedoras,” frisou a diretora financeira do Badesc.
Luana explicou que a linha de crédito é destinada às microempresas e empresas de pequeno porte com participação feminina superior a 50% no capital social, ou participação feminina igual ou superior a 20% e, pelo menos, uma administradora designada no documento constitutivo. Os valores por operação são de no mínimo R$ 20 mil e no máximo de R$ 100 mil por beneficiário ou grupo econômico.
O Pronampe Mulher está disponível pelo BADESC e em diversas cooperativas de crédito do estado, facilitando o acesso das empreendedoras ao programa. A taxa de juros será fixa em 1,66% a.m. ao longo de todo o contrato. O Governo do Estado irá subsidiar 100% dos juros. Para não perder o benefício, o cliente deverá manter os pagamentos em dia.
A diretora de comércio da ACIC, Branca Rubras, destacou que o momento foi para inspirar mulheres empreendedoras a encontrar oportunidades para ampliarem seus negócios. “Chapecó é um polo regional de desenvolvimento para empresas. Queremos possibilitar que mulheres empreendedoras tenham a chance de crescer ainda mais.” Branca salientou que o Pronampe Mulher disponibiliza um caminho para que projetos sejam concretizados, superando as dificuldades financeiras que geralmente surgem. A ACIC apoia a cultura empreendedora e está ao lado de mulheres que empreendem no município e na região por meio do associativismo.
O evento foi uma realização da ACIC, BADESC, Sebrae Delas, INNE, Feira Inspira Mulher e Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó.
24/04 • 13h13