NOTÍCIAS

Postado em 28 de Novembro de 2018 às 09h17

O bom vendedor não nasce pronto

  • ACIC CHAPECÓ -

Fábio Luiz Furtado, empreendedor, especialista em vendas, sócio da AIRON Negócios Globais e da BRGTI Gestão e Tecnologia Inteligentes


Muitas vezes se ouve que “fulano fala bem e por isso deve ser um bom vendedor” ou “sicrano é extrovertido e deveria trabalhar com vendas”. Falar bem e ser extrovertido são boas características para muitas atividades profissionais, mas não garantem bons vendedores.

Vender não é apenas uma característica pessoal, mas um conjunto de fatores que podem ser aprendidos e aperfeiçoados constantemente, começando por entender que existem diferentes tipos de vendas, simples ou complexas e, principalmente, compreender o processo de compra do cliente, ou seja, conhecer melhor o seu cliente.


Uma compra só é realizada para resolver um problema ou atender a uma demanda e descobrir isso é a raiz da venda. Ao perceber a importância de encontrar o motivo da necessidade do comprador, o vendedor entende o porquê de conhecer melhor o seu cliente e descobre que a pessoa que “mais fala” em uma interação de venda é o cliente e não o vendedor, quebrando, assim, esse mito, pois o vendedor deve fazer o cliente falar e colocar o seu problema ou demanda. Sem um problema não há uma venda!


Conhecer o cliente, ganhar sua confiança, investigar o problema que gerou essa necessidade, questionar os efeitos desse problema no negócio do comprador, para que o mesmo perceba a importância desse problema e justifique a realização da compra, com seus custos e ações necessárias, fazendo isso para obter os retornos do cliente, onde ele irá confirmar que precisa de uma solução para sua demanda, sendo esse o ponto onde o vendedor apresenta efetivamente o produto ou serviço que pode resolver o problema, pois até aqui foram vários questionamentos do vendedor para o comprador.


Saber equilibrar estas etapas, sem pular alguma delas ou se precipitar, podendo “queimar” a venda, são técnicas que o bom vendedor deve conhecer e aperfeiçoar, para planejar com precisão uma interação de venda, qualificando o cliente antes mesmo de iniciar a comunicação com o mesmo.


Características pessoais são sempre importantes. Ser uma pessoa agradável, ser correto, ético, estar sempre bem apresentado, confiante, tudo isso é bom, ajuda na interação e deve ser uma premissa de todo profissional em qualquer área de atuação, mas técnicas de vendas corretas, com planejamento e bem executadas irão garantir os resultados positivos e sucesso ao vendedor, mesmo para aqueles que os comentários são “esse aí não nasceu para vendas”.

Veja também

1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física02/09/14 Núcleo das Academias da ACIC comemora com ação no centro de Chapecó Praticar uma atividade física, por mais simples que seja, pode ser saudável ao organismo, mas, se má orientada pode causar vários prejuízos. Para alertar a população a respeito deste assunto e marcar as comemorações do dia do profissional de......
ACIC no Legislativo Polêmica das estátuas volta à Câmara de Vereadores09/05/19Vereadores da oposição questionaram a defesa do prefeito Luciano Buligon no processo judicial que envolve as três estátuas construídas em comemoração ao centená Na sessão dessa quarta-feira (8) da Câmara de Vereadores de Chapecó, a oposição repercutiu sobre a forma como agiu a defesa do prefeito Luciano Buligon em resposta à denúncia por licitação......

Voltar para Notícias