Postado em 29 de Novembro de 2018 às 14h55

Momento de conexão e parcerias entre empresas do Mercosul

Eventos (64)
  • ACIC CHAPECÓ -

Fortalecimento de parcerias, visibilidade às empresas, conquista de mercado e conexão entre os países do Mercosul. Esse foi o foco da sessão de negócios SEBRAE/SC durante o Connect Women – 1º Encontro de Mulheres de Negócios do Mercosul. O evento, promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com apoio das Associações Comerciais e Industriais de Chapecó e Concórdia, reuniu empreendedores do Brasil, Paraguai e Estados Unidos. A iniciativa teve apoio do Sebrae/SC, Chaminé, Enterprise Europe Network, IBICT e patrocínio da Nutrata, Fornari Indústria, Potenza, BRDE e Empório do Mirtilo.

Com a participação de mais de 60 pessoas, a sessão de negócios oportunizou apresentação de produtos e/ou serviços, bem como troca de contato e conhecimentos técnicos entre empresários e profissionais da região oeste e representantes dos demais países. “Essa edição possibilitou valorizar o empreendedorismo feminino, gerar negócios e conhecimento de produtos e serviços, oportunizando conexão entre a comunidade empresarial local e os Países participantes”, destacou o analista técnico do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla ao exemplificar que o Paraguai apresentou oportunidades de investimento para empreendedores que queiram implementar negócios no país.

A programação consistiu na apresentação individual em mesas formadas por grupos de diferentes empresas. Cada participante teve um minuto e meio para uma rápida e objetiva explanação de seus produtos e/ou serviços, além de distribuir cartões e materiais promocionais. Em seguida, cada grupo trocou de mesa para nova apresentação.

CONNECT WOMEN

O evento teve por objetivo fortalecer e empoderar as mulheres para que empreendam cada vez mais. Além da sessão de negócios, a programação contou com painéis com oportunidades de negócios no Mercosul, apresentação do Desbravalley – ecossistema de inovação do Oeste catarinense e palestras.

Para encerrar o evento, à noite ocorreram as palestras: uma com a CEO do Grupo Liberdade Comunicação, escritora e palestrante Noêmia Ana Frazão, que falou sobre “Networking: construindo eventos lucrativos”. Em seguida, o tema Empreendendo com propósito e colhendo resultados, foi abordado pela fundadora e CEO da Papel Semente, Andréa Cunha de Carvalho; e outra sobre Oportunidades de negócios online nos Estados Unidos, com a embaixadora da Rede Mulher na Região Oeste Catarinense, Luciane Fornari e a CEO da Idea Lunchbox, Flávia Andrade.

A coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional (Comex) da ACIC Chapecó, Fernanda Colatto Guillen, reforçou que o evento contribuiu com conhecimento, networking e oportunidades de negócios. “A mulher tem que se envolver e na região do Mercosul temos maior facilidade de logística e de comunicação. Temos muitos aspectos em comum e as possibilidades estão abertas para quem se dedica e vai em busca de novos negócios”, finalizou.