Postado em 05 de Fevereiro de 2015 às 10h00

GARANTEOESTE/SC assina convênio que garante recursos para formação de Fundos Garantidores de Risco

Aporte de recursos do Sebrae, Sicoob e ACIs ultrapassam a ordem de 7 milhões de reais

A Sociedade de Garantia de Crédito (GARANTEOESTE/SC) promove na próxima segunda (9), às 10 horas da manhã, no Clube Industrial, em Chapecó, assinatura de convênio para aporte de recursos do Sebrae para formação dos fundos garantidores de risco. O evento também marcará ato oficial de emissão das primeiras cartas de aval expedidas a pequenos negócios associados da SGC, com a concessão de empréstimos operacionalizados com as cooperativas do Sistema SICOOB.
Participarão representantes das Instituições Financeiras Cooperativas do Sistema SICOOB da região oeste e meio oeste de SC, Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (FACISC) e ACIs, SEBRAE, parceiros, apoiadores e empresários.
O presidente da GARANTEOESTE,Sérgio Perondi, explica que a atuação da SGC resulta em benefícios diretos aos empresários, como a redução nas taxas de juros e a dilatação de prazos para pagamento. “A sociedade foi consolidada graças a participação do Sebrae com aporte de recursos e apoio técnico; FACISC, associações comerciais e o Grupo Sicoob”.
Segundo Perondi, os investimentos dos parceiros Sebrae, Sicoob e ACIs ultrapassam a ordem de 7 milhões de reais. Dessa forma, no primeiro ano de atividade, a SGC poderá emitir até 14 milhões e duzentos mil em cartas de crédito, ou seja, para cada R$ 1 em aportes, a SGC poderá emitir R$ 2 de carta de crédito, no primeiro ano; a cada R$ 1, no segundo ano, serão R$ serão R$ 3 de carta de crédito e assim, sucessivamente até chegar a R$ 10.
A sociedade tem como objetivo a elevação do grau de competitividade e desenvolvimento sustentável das empresas por meio de serviços de acesso ao crédito e assessoria financeira às empresas associadas. Fundada no mês de junho de 2014, a GARANTEOESTE analisa os projetos e pedidos de financiamento pleiteados por seus associados, assegurando longevidade às empresas e empreendimentos. Nestes casos, a SGC honra a garantia ante o credor e passa a conduzir o processo de recuperação das perdas com a associada inadimplente ou falida. As SGCs são sociedades de caráter privado, cujo objetivo é complementar as garantias exigidas aos seus associados nas operações de crédito junto do sistema financeiro.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara, ressalta que a região recebeu o apoio do Sebrae Nacional pelo comprometimento das associações comerciais e pela capacidade de produção da região. “O que poderia ser um desafio é encarado como trabalho pelo empresariado do oeste. Vimos diversos associados unirem-se por um único propósito que fortalecerá a economia regional”, destacou.
A primeira instituição de crédito a aderir ao projeto foi o Grupo de Cooperativas do Sistema Sicoob. “A SGC veio na hora certa. A ideia é desenvolver os negócios localmente e, por isso, a preocupação é o desenvolvimento local”, ressalta o diretor do conselho de administração do Sicoob Noroeste, Artêmio José Flach.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Bento Zanoni, ressalta que o trabalho desenvolvido pela SGC no oeste motivará a formação de novas sociedades em outras regiões de Santa Catarina. “Temos certeza de que em breve teremos resultados significativos com a elevação da competitividade e desenvolvimento sustentável das empresas por meio de serviços de acesso ao crédito e assessoria financeira”.
Na visão do presidente do SICOOB Maxicrédito e vice-presidente do SICOOB Central SC/RS, Eloi Frazzon, a SGC proporcionará maior sustentabilidade dos negócios. “Esperamos aumentar o número de associados com as ACIs envolvidas e contamos com uma atuação pró-ativa das associações. Vamos cumprir nossa ação de dia a dia na SCG”.
O diretor administrativo e financeiro do Sebrae/SC, Sérgio Cardoso, realça que a SGC será estratégica no desenvolvimento da região. “Os parceiros do projeto são empresários, que podem colaborar para o sucesso dos pequenos negócios, pois representam 99% do universo das empresas brasileiras. É por isso que precisamos, cada vez mais, prover novos instrumentos de acesso a crédito para esse segmento”, afirma.