NOTÍCIAS

Postado em 09 de Outubro às 16h37

Circuito Unoesc de Inovação debate perspectivas do desenvolvimento de Chapecó e região

Representatividade e Ações (58)Eventos (95)
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Com o objetivo de debater sobre o presente e o futuro da região e fomentar a importância e os compromissos entre entidades públicas, privadas e universidades, ocorreu nesta semana o Circuito Unoesc de Inovação. O seminário sobre as perspectivas do desenvolvimento das regiões Meio Oeste e Oeste Catarinense, promovido pela Unoesc e pela Editora Unoesc, contou com a presença do reitor da universidade Aristides Cimadon, do vice-reitor da Unoesc Chapecó Ricardo Antonio De Marco, dos professores Augusto Fischer, Luiz Lückmann e Antônio Diomário de Queiroz, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Cidnei Barozzi, do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) Clóvis Afonso Spohr e do prefeito do município e representante da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) Luciano Buligon.

Ao todo, 250 acadêmicos participaram do evento, que também foi voltado para toda comunidade e para entidades públicas. Na primeira parte do seminário foi abordado um estudo realizado por profissionais da Unoesc que permitiu a análise do desenvolvimento da região. “O papel da universidade comunitária é promover o desenvolvimento regional. Usamos os recursos de pesquisa para levantar dados socioeconômicos e analisar o que aconteceu até agora. A universidade atua como agente do futuro, então, é fundamental a presença do poder público e de empresários para discutir os problemas e a partir disso contribuir para que possamos formar alunos e cidadãos preocupados com a responsabilidade de crescimento do município e da região”, ressaltou a gerente administrativa da Unoesc Chapecó Ana Marcia.

O professor Augusto Fischer destacou que a região é influenciada pelo crescimento de Chapecó. Salientou que 89 municípios da área de abrangência têm até 10 mil habitantes, 26 municípios têm entre 10 e 54 mil habitantes e Chapecó é exceção com 220 mil habitantes. “Precisamos encontrar uma forma de reter a população no Oeste. Somos cidade polo, temos várias matrizes econômicas, como agronegócio, educação, saúde, tecnologia e construção civil. É importante acompanharmos as discussões, projetos e ações promovidas pelas entidades, universidades, poder público e iniciativa privada, pois precisamos de uma boa logística, uma infraestrutura adequada para trafegarmos com segurança”, afirmou o presidente da ACIC, Cidnei Barozzi.

O estudo ainda apresentou dados que incorporam a área da educação. As matrículas nas creches, de crianças de zero a três anos, evoluiu 53,02% de 2011 a 2018. Na pré-escola, de quatro a cinco anos, representou um desenvolvimento de 22,46%. No ensino fundamental, 1º ao 5º ano, as matrículas diminuíram 8,34%. O mesmo ocorreu do 6º ao 9º ano, que teve declínio de 8,86%. O ensino médio reduziu 9,25%. Já no ensino superior, o índice dos ingressantes em cursos de graduação a procura da modalidade a distância foi maior do que a presencial. De 2010 a 2018, a busca pelo ensino a distância aumentou 349,56%, enquanto que o ensino presencial obteve 48,98%.

“Chapecó tem crescimento e desenvolvimento acima da média por conta da oportunidade que tem se ofertado aqui em termos de educação. Hoje nós temos no Oeste mais de 700 cursos e 25 mil inscritos de forma presencial e a distância. Ambas as modalidade possuem qualidade e são fundamentais para o desenvolvimento, pois suscitam perspectiva de criar e gerar grandes oportunidades no que diz respeito à inovação e à criatividade. É fundamental um município ter essas possibilidades. Chapecó tem e aproveita”, concluiu o presidente da CDL Clóvis Afonso Spohr.

Veja também

Núcleo de Academias da ACIC 1ª Corrida Rústica será neste domingo, no Complexo Esportivo Verdão29/08Atletas podem retirar os kits neste sábado, das 13h30 às 17h, no local do evento Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física e os 102 anos de Chapecó, o Núcleo de Academias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove, neste domingo (01), a 1ª Corrida Rústica. A largada será às 8 horas, no Complexo Esportivo Verdão. O evento tem apoio da Prefeitura do município. As......
Feirão do Imposto reforça necessidade de reforma tributária29/10Ação promovida no fim de semana, em Chapecó, pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIC, mostrou incidência de impostos em produtos de uso popular Você já parou para pensar no quanto paga de imposto em cada produto e serviço que consome? Sabia que, atualmente, o brasileiro trabalha cerca de 150 dias ao ano somente para pagar seus tributos? Para contribuir na reflexão sobre o......

Voltar para Notícias