ACIC promoveu e participou de mais de 900 ações em 2022
O ano de 2022 foi marcado por muitas ações que contemplaram a classe empresarial e toda a comunidade chapecoense e regional. Até o fim de novembro, a ACIC promoveu mais de 45 reuniões semanais de diretoria, mais de 480 telereuniões e reuniões, mais de 120 entrevistas, 108 reuniões externas, 5 reuniões do Conselho Deliberativo e teve 127 representações em eventos. “Ao todo foram mais de 900 oportunidades em que a ACIC se fazer presente”, destaca o presidente Lenoir Broch.
“Entendemos que a ACIC é a entidade de maior força tanto do ponto de vista econômico, quanto político em Chapecó. Temos projetos que estão em andamento, como, por exemplo, o projeto pró-ferrovia. Também começamos este ano a falar do pró-gás, que é uma outra preocupação que temos com a energia da região, e em 2023 seguiremos com grandes cobranças como a duplicação da BR-282. Desejo a todos um grande e feliz Ano Novo, um Natal espetacular, e que tenhamos um 2023 ainda melhor, ajudando a ACIC cada vez mais”, realça Broch.
Com 75 anos de história, a ACIC desempenha relevante função representativa da sociedade civil chapecoense, em especial das classes produtoras do comércio, indústria, prestação de serviços e agropecuária. A pró-atividade e a inovação da entidade em relação a diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento da classe empresarial, do município e da região Oeste culminou, neste ano, na conquista do Prêmio Inova +, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). A ACIC ficou em 1º lugar na categoria de associações empresariais com mais de 601 associados.
Broch salienta que durante mais de sete décadas, a ACIC fortaleceu o associativismo e buscou contribuir com a classe empresarial e toda a comunidade. “As grandes bandeiras da entidade, nos últimos anos, focalizam questões de infraestrutura regional, como rodovias, ferrovias e aeroporto, segurança pública, educação, saúde, sustentabilidade e incentivo para as reformas tributária e administrativa”. No envolvimento com a comunidade, mantém representantes em 40 conselhos municipais, participando ativamente das decisões e encaminhamentos em vários setores do município.
Neste ano, a principal ação foi pela construção de uma ferrovia, uma luta de real interesse dos catarinenses encampada pela ACIC há mais de 30 anos. A iniciativa privada custeou um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental de um ramal da Ferroeste entre Cascavel e Chapecó. A ação contou com a participação de importantes entidades: ACIC, ABPA, CEC, Facisc, Faesc, Fiesc, Ocesc e Sindicarne. “O estudo demonstrou que o ramal é viável. Em julho, o Governo do Estado do Paraná lançou a consulta ao edital de leilão da Nova Ferroeste e, agora, estamos aguardando a obtenção da licença ambiental prévia, que acreditamos não haver dificuldades, mas será necessário para lançar o edital de leilão. Espero sinceramente que ocorra até o fim do primeiro trimestre de 2023”, relata Broch. A iniciativa contou também com a colaboração do Núcleo de Cooperativas, que contribuiu para custear o estudo.
A ACIC promove diversos cursos, missões empresariais e outras ações que contribuem para o crescimento pessoal, profissional e, consequentemente, dos negócios, além de disponibilizar várias soluções empresariais para fortalecer as empresas associadas. Também realiza diversos eventos que integram a classe empresarial e a comunidade. Entre eles estão a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Internacionalização da Carne (Mercoagro), o Empresário do Ano, o Almoço Empresarial, o Vida Empresarial, a Inspeção Veicular Gratuita (IVG) e o 20 Minutos.
06/12 • 08h28