NOTÍCIAS

Postado em 12 de Agosto às 15h15

ACIC no Legislativo Vereadores aprovam lei que permite ligação de luz e água em imóveis irregulares

Representatividade e Ações (46)
  • ACIC CHAPECÓ -

Projeto de origem do Executivo foi aprovado em segunda votação na sexta-feira (9)

Objeto de diversas discussões nos últimos meses, a ligação de energia elétrica e água em edificações que não tenham Alvará de Licença para Construção ou Habite-se será legalizada por meio de lei aprovada na sexta-feira (9) na Câmara de Vereadores de Chapecó.

A proibição de novas ligações em imóveis irregulares foi imposta pelo Ministério Público (MP) em outubro do ano passado. Após audiência pública e reivindicações de moradores, a Câmara criou, em fevereiro, uma Comissão Especial para estudar a solução para o caso, baseando em brecha na lei municipal.

Com a aprovação da Lei 122/19, imóveis construídos antes de 22 de dezembro de 2014, quando entrou em vigor o Plano Diretor do município, terão autorização para a ligação, a partir da emissão de declaração de área consolidada.

Cleiton Fossá (MDB) frisou que a regularização aconteceu por meio da mobilização da população, a partir da liminar do MP. “A construção do projeto teve a participação desta Casa, dos 21 vereadores e da Comissão formada para debater a situação”, afirmou.

O líder do governo na Câmara, João Rosa (PSB), ressaltou a importância da contribuição de todos os envolvidos no processo que culminou na aprovação da proposta. “É um projeto de alcance social de muita importância. Aguardamos agora que todos os poderes se unam para consolidar as áreas e essas famílias possam receber a ligação”, comentou.

O vereador Cleber Ceccon (PT) demonstrou preocupação com as futuras edificações. “É necessário que tenha um processo de fiscalização para as novas edificações, para que seja feito um acompanhamento e dado o despacho ágil para haver ligação de água e luz”, destacou.

O vereador Valmor Scolari (PSD) enfatizou a aprovação, ocorrida no mesmo dia, de lei nacional que dispensa a necessidade do habite-se, desde que família seja de baixa renda e a casa tenha um só pavimento, tendo sido construída há mais de cinco anos. “Vai ser um alívio para o cidadão, principalmente o mais humilde. Cria um marco temporal e a gente fica muito feliz com isso”, ressaltou. O texto da lei, publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (9), diz que a regra valerá inclusive para o fim de registro ou averbação decorrente de financiamento imobiliário. A medida foi aprovada há um mês pelo Senado e de acordo com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, mais de 7 milhões de famílias serão beneficiadas com a medida.

Também foi aprovado em segunda votação projeto que altera a idade mínima obrigatória para matrícula na educação infantil.

PROPOSIÇÕES

Aprovados durante a sessão, requerimento do vereador Cleiton Fossá que solicita à prefeitura informações sobre infraestrutura de mobilidade nas proximidades do Residencial Boulevard das Acácias. Outra proposição aprovada foi do vereador Cleber Ceccon, propondo entrega da Medalha Dom José Gomes ao líder comunitário Oldemar Zanuzzo.

Uma moção proposta pelo vereador Neuri Mantelli (sem partido) também foi aprovada e deverá ser enviada ao diretor da Penitenciária Agrícola de Chapecó Alecsandro Zani e ao diretor do Presídio Regional, Humberto Morazzi Vieira, extensivo a todos os agentes penitenciários pelos elogios e reconhecimento prestado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro em sua visita a Chapecó.

Aprovadas ainda 24 indicações protocoladas pelos vereadores.

ACIC E OBSERVATÓRIO

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Observatório Social têm participado, juntos, das sessões da Câmara de Chapecó. O objetivo das entidades é estar a par da atuação do Legislativo e contribuir com os debates. As sessões deste mês retornam entre os dias 19 e 23.


 

Veja também

ACIC no Legislativo Secretaria de Esporte apresenta ações e projetos aos vereadores17/06Secretário Ivan Carlos Agnoletto esteve presente na sessão de sexta-feira (14) A sessão de sexta-feira (14) contou com a participação do secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Ivan Carlos Agnoletto, que apresentou aos vereadores as ações da pasta e quais projetos estão em andamento. A fala do secretário se estendeu por todo o tempo do expediente. Agnoletto ressaltou a importante economia feita pela pasta com a......
ACIC no Legislativo Vereadores discutem sobre denúncia do Ministério Público13/05Ação civil pública foi instaurada contra 16 vereadores da Câmara de Chapecó por improbidade administrativa Na sessão de sexta-feira (10) da Câmara de Vereadores de Chapecó, alguns parlamentares usaram a palavra livre para polemizar a denúncia do Ministério Público (MP), contra 16 vereadores e dois ex-funcionários por......

Voltar para Notícias