Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 21 de Maio de 2019 às 15h48

    ACIC na Câmara Projeto para reduzir número de vereadores será votado nesta terça-feira

    Representatividade e Ações (74)
    • ACIC CHAPECÓ -

    Proposta que entra na pauta desta terça-feira prevê a diminuição do número de vereadores da Câmara de Chapecó de 21 para 17

    Deve ir à votação nesta terça-feira (21) o Projeto de Lei 33/2019, que reduz de 21 para 17 o número de vereadores da Câmara de Chapecó. A proposta, de autoria do vereador Neuri Mantelli (sem partido) entrou no debate da sessão dessa segunda-feira (20) e só teve a votação adiada para hoje pela falta de consenso entre as bancadas.

    Mantelli prevê que a medida irá uma gerar economia de mais de R$ 1 milhão por ano e argumentou que a mudança não afetará a representatividade das comunidades. Ele já conta com o apoio dos vereadores Aderbal Pedroso (PSD), Astrit Tozzo (PSD), Célio Portela (PSD), João Rosa (PSB), Luiz Cararo (PSD) e Valmor Scolari (PSD), que subscreveram o documento.

    A proposta é defendida por organizações empresariais como a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), que tem acompanhado todas as sessões do Legislativo e incentivado a sociedade a participar dos debates para acompanhar a atuação da Câmara.

    MOTORISTAS DE APLICATIVOS

    Motoristas de aplicativos assistiram a sessão na expectativa de respostas sobre o Projeto de Lei 01/2019, que regulamenta em Chapecó o transporte individual e remunerado de passageiros com o uso de aplicativos. O líder do governo, João Rosa, disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os municípios não podem contrariar a lei federal sobre a atuação de motoristas de aplicativo, por isso pediu que o projeto permaneça na Casa. Segundo ele, Santa Catarina ainda está recebendo as orientações por parte do STF e é importante que os municípios tenham total entendimento sobre a resolução federal. “Os motoristas de aplicativo estão liberados, segundo a lei federal, para trabalharem como vêm trabalhando. Enquanto isso o município de Chapecó vai aguardar orientações”.

    PROPOSIÇÕES

    Na sessão foram aprovados dois requerimentos. O de autoria da vereadora Marcilei Vignatti (PT) é pautado por um abaixo-assinado entregue pelos moradores das ruas João Tormem, Bem Te Vi e Inambu, do Loteamento Dona Rita, bairro Efapi. Eles se queixam que as ruas ficaram num estado crítico depois de o local ter passado por obras de tratamento de esgoto. A proposição solicita a entrega de ofício à prefeitura e à Casan para que tomem as medidas necessárias de reparo e manutenção dessas vias.

    Já o requerimento do vereador Diego Alves (PP) convida o presidente da JCI Chapecó, Eduardo Chiamolera, para participar de uma sessão da Câmara e expor as atividades da entidade.

    A primeira moção aprovada no dia, do vereador Claimar de Conto (PP), foi de apoio a Projeto de Lei 0113.9/2019, de autoria do deputado Altair Silva, que institui o Fundo de Manutenção e Conservação das Rodovias Estaduais. A segunda, do vereador João Siqueira (PP), pede ao presidente Jair Bolsonaro, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a redução no valor dos combustíveis. Siqueira citou que o Brasil é o 9º maior produtor de petróleo do mundo e que a instabilidade nos preços tem penalizado especialmente a classe trabalhadora.

    As indicações aprovadas no dia pedem a instalação de iluminação e sinalização temporárias nas obras do elevado; patrolamento, cascalhamento e limpeza de tubulações em estradas do interior; melhorias gerais em infraestrutura e mobilidade; além da implantação do Programa “Saúde na Hora” nas unidades de saúde da família, que visa a ampliação do horário de atendimento.

    SUPLENTE ASSUME

    O suplente de vereador, Orides Antunes (PSD), tomou posse no último dia 17 e participou da sessão dessa segunda-feira. Ele assume no lugar de Luiz Cararo (PSD), que está licenciado enquanto assume a Superintendência do bairro Efapi.

    ACIC E OBSERVATÓRIO

    A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Observatório Social têm estado presentes em todas as sessões da Câmara para acompanhar e fiscalizar a atuação do Legislativo. A iniciativa convida toda a comunidade para participar dos debates. As sessões deste mês vão até sexta-feira (24) e acontecem a partir das 16h.

    Veja também

    Movimento Inovação promove encontro com empresários e pesquisadores01/11/19Iniciativa tem como parceiros a ACIC Chapecó, a Unochapecó, a Facisc e o Sebrae/SC Conceitos e metodologias de inovação foram apresentados durante encontro do projeto em Organização, Capacitação e Motivação de Ações de Inovação para o Oeste Catarinense – Movimento Inovação, nesta semana, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O objetivo foi a......
    ACIC acompanha Legislativo Vereadores vão eleger nesta terça-feira novo vice-presidente da Câmara07/05/19Cargo está vago desde o afastamento do vereador Arestide Fidelis, que deixou a presidência no último dia 30 A Câmara de Vereadores de Chapecó começa a sessões de maio com uma importante mudança na composição da mesa diretora. Após a renúncia do vereador e ex-presidente Arestide Fidelis (PSB), a Casa......
    Exposição fotográfica promove reflexão sobre a imigração de haitianos30/01/20"A Casa é um mar cheio de portos" traz um olhar sensível sobre profissões e permanece na ACIC durante o mês de fevereiro com entrada gratuita Mais de 4 mil imigrantes haitianos vivem em Chapecó. Eles vieram em busca de melhores condições de vida e, muitos, deixaram suas profissões de lado para trabalhar em outros setores ou buscar uma nova formação no......

    Voltar para Notícias