Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 18 de Junho de 2018 às 14h26

    Workshop demonstra como alinhar e engajar a equipe com comunicação e feedback

    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    “Comunicação e feedback: como alinhar e engajar sua equipe” foi o foco do workshop promovido na última semana pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Destinada a profissionais que exercem funções de liderança, a iniciativa aprofundou os seguintes aspectos: feedback como ferramenta para o gerenciamento eficaz, por que treinar para dar e receber feedback, a estrutura organizacional e a prática do feedback, o talento de ouvir, entre outros.

    O instrutor, jornalista e especialista em Comunicação Integrada e Marketing e em Comportamento e Gestão de Pessoas, Emmanoel José Lourenço, destacou que o objetivo foi trabalhar a comunicação e feedback, refletindo a importância da ferramenta não somente para a manutenção de talentos, como para a promoção de um relacionamento saudável nas organizações. “Serve, inclusive, como instrumento para aplicar na vida pessoal. Além disso, possibilita a reflexão sobre formas de potencializar melhor, diminuir e aceitar as diferenças. As organizações ganham na agregação de valor e na descoberta das principais características de cada talento para promover oportunidades e fazer com que as pessoas cresçam profissionalmente”.

    Lourenço ressaltou, ainda, que as empresas contratam com rapidez e demoram para demitir. Segundo ele, muitas organizações, principalmente as pequenas, fazem um processo incipiente, sem uma análise de perfil, avaliação psicológica para enquadramento e para descobrir comportamentos que possam ser agregadores ou nocivos, bem como para desenvolver qualidades e minimizar os problemas relacionados ao comportamento.

    “Percebermos que as empresas vivem a correria do dia a dia. Tudo é número, é meta, é resultado. Podemos trabalhar também promovendo relacionamentos. Muitas vezes, o gestor apenas chama o colaborador para dar um feedback quando tem um plano de carreira ou quando é motivado a uma crítica”, enfatizou Lourenço. O feedback, conforme o instrutor, é necessário para momentos de alinhamento do comportamento, do processo, da técnica, mas principalmente para reconhecer o potencial para que o colaborador perceba que está na direção certa.

    WORKSHOP FINANCEIRO

    Também ocorreu, na última semana, o segundo módulo do Workshop Financeiro com o tema “Demonstrativos de Resultados – DRE”. O objetivo foi oferecer visão e controle sobre a lucratividade da empresa, de forma prática. O facilitador Roberto Kemper, apresentou metodologia de análise, comparação e projeção de cenários.

    Kemper comentou que é comum confundir a demonstração de resultado econômico (DRE) com fluxo de caixa. “A DRE vai além do resultado financeiro, prevê outras despesas que não aparecem como, por exemplo, depreciação do imobilizado que é um custo de reposição, ou a taxa de banco que pode ser pouco por boleto, mas somado no ano é um valor significativo”.

    De acordo com o facilitador, aumentar preço é quase impossível devido à concorrência e o atual cenário econômico. “O caminho é vender mais ou reduzir custos e, se a empresa ainda não está otimizando os resultados, já está ficando para trás”, alertou. Kemper exemplificou que se ampliar as vendas em 1% e reduzir os custos em 2%, o lucro aumentará em mais de 5%. Porém, esse resultado varia conforme cada empresa. “É preciso sentar e analisar. De regra geral, sempre se consegue otimizar os resultados”, concluiu.

    PROGRAMA WORKSHOP FINANCEIRO

    A capacitação integrou a agenda do Programa Workshop Financeiro da ACIC que terá cinco módulos. Os próximos encontros serão sobre formação do preço de vendas, dia 11 de julho; fluxo de caixa, dia 15 de agosto; e balanço patrimonial e indicadores, dia 19 de setembro.

    Mais informações sobre as capacitações podem ser adquiridas no site www.acichapeco.com.br/capacitacoes, e-mail treinamentos@acichapeco.com.br ou telefone (49) 3321-2800.


     

    Veja também

    Cidnei Barozzi assume comando da ACIC em 201805/12/17 Comprometido em dar continuidade aos projetos, consciente dos desafios inerentes à função de presidente da maior associação empresarial do oeste catarinense e grato pela confiança, o empresário Cidnei Luiz Barozzi foi eleito para presidir a diretoria executiva da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) na gestão 2018-2019. A......
    6º Boi no Rolete garante manutenção do Programa Viver03/09/13 Quem chegou para participar do 6º Boi no Rolete foi recepcionado pelas crianças atendidas pelo Programa Viver Ações Sociais que recitavam versos de poetas brasileiros. Uma forma singela de agradecer as cerca de 1.000 pessoas que......

    Voltar para Notícias