Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 18 de Junho de 2018 às 14h26

    Workshop demonstra como alinhar e engajar a equipe com comunicação e feedback

    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    “Comunicação e feedback: como alinhar e engajar sua equipe” foi o foco do workshop promovido na última semana pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Destinada a profissionais que exercem funções de liderança, a iniciativa aprofundou os seguintes aspectos: feedback como ferramenta para o gerenciamento eficaz, por que treinar para dar e receber feedback, a estrutura organizacional e a prática do feedback, o talento de ouvir, entre outros.

    O instrutor, jornalista e especialista em Comunicação Integrada e Marketing e em Comportamento e Gestão de Pessoas, Emmanoel José Lourenço, destacou que o objetivo foi trabalhar a comunicação e feedback, refletindo a importância da ferramenta não somente para a manutenção de talentos, como para a promoção de um relacionamento saudável nas organizações. “Serve, inclusive, como instrumento para aplicar na vida pessoal. Além disso, possibilita a reflexão sobre formas de potencializar melhor, diminuir e aceitar as diferenças. As organizações ganham na agregação de valor e na descoberta das principais características de cada talento para promover oportunidades e fazer com que as pessoas cresçam profissionalmente”.

    Lourenço ressaltou, ainda, que as empresas contratam com rapidez e demoram para demitir. Segundo ele, muitas organizações, principalmente as pequenas, fazem um processo incipiente, sem uma análise de perfil, avaliação psicológica para enquadramento e para descobrir comportamentos que possam ser agregadores ou nocivos, bem como para desenvolver qualidades e minimizar os problemas relacionados ao comportamento.

    “Percebermos que as empresas vivem a correria do dia a dia. Tudo é número, é meta, é resultado. Podemos trabalhar também promovendo relacionamentos. Muitas vezes, o gestor apenas chama o colaborador para dar um feedback quando tem um plano de carreira ou quando é motivado a uma crítica”, enfatizou Lourenço. O feedback, conforme o instrutor, é necessário para momentos de alinhamento do comportamento, do processo, da técnica, mas principalmente para reconhecer o potencial para que o colaborador perceba que está na direção certa.

    WORKSHOP FINANCEIRO

    Também ocorreu, na última semana, o segundo módulo do Workshop Financeiro com o tema “Demonstrativos de Resultados – DRE”. O objetivo foi oferecer visão e controle sobre a lucratividade da empresa, de forma prática. O facilitador Roberto Kemper, apresentou metodologia de análise, comparação e projeção de cenários.

    Kemper comentou que é comum confundir a demonstração de resultado econômico (DRE) com fluxo de caixa. “A DRE vai além do resultado financeiro, prevê outras despesas que não aparecem como, por exemplo, depreciação do imobilizado que é um custo de reposição, ou a taxa de banco que pode ser pouco por boleto, mas somado no ano é um valor significativo”.

    De acordo com o facilitador, aumentar preço é quase impossível devido à concorrência e o atual cenário econômico. “O caminho é vender mais ou reduzir custos e, se a empresa ainda não está otimizando os resultados, já está ficando para trás”, alertou. Kemper exemplificou que se ampliar as vendas em 1% e reduzir os custos em 2%, o lucro aumentará em mais de 5%. Porém, esse resultado varia conforme cada empresa. “É preciso sentar e analisar. De regra geral, sempre se consegue otimizar os resultados”, concluiu.

    PROGRAMA WORKSHOP FINANCEIRO

    A capacitação integrou a agenda do Programa Workshop Financeiro da ACIC que terá cinco módulos. Os próximos encontros serão sobre formação do preço de vendas, dia 11 de julho; fluxo de caixa, dia 15 de agosto; e balanço patrimonial e indicadores, dia 19 de setembro.

    Mais informações sobre as capacitações podem ser adquiridas no site www.acichapeco.com.br/capacitacoes, e-mail treinamentos@acichapeco.com.br ou telefone (49) 3321-2800.


     

    Veja também

    Empresas recebem o Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade30/08/19Em solenidade nesta semana, oito empresas de pequeno, médio e grande portes receberam o reconhecimento Oito empresas receberam, nesta semana, o troféu da primeira edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade. A iniciativa foi da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do Núcleo de Sustentabilidade, e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), com apoio da Prefeitura do......
    ACIC apresenta resultados da Mercoagro 201610/11/16 Resgatar a confiança dos expositores e do público da Mercoagro 2016 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) era o principal objetivo da Associação Comercial e Industrial de......

    Voltar para Notícias