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    Postado em 12 de Agosto de 2020 às 15h09

    WhatsApp Business: o cliente na palma da sua mão

    Autora: Denise Gasparetto, especialista em marketing com ênfase em vendas e em administração de empresas. Possui vasta experiência no setor comercial em treinamentos nas áreas de vendas, negociação, atendimento ao cliente e liderança

    Os acontecimentos dos últimos meses têm ocasionado o fechamento de inúmeras empresas de produtos e serviços, trazendo à tona a necessidade de transformação. Graças às novas tecnologias, muitos negócios estão conseguindo sobreviver. O maior desafio no momento é encontrar o melhor canal, com baixo custo, que seja rápido e fácil para interagir com o cliente.

    Uma opção é o WhatsApp Business, a ferramenta mais utilizada no Brasil e no mundo, desenvolvida pensando na necessidade das pequenas e médias empresas. E a boa notícia é que ele é totalmente gratuito. Segundo uma pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares do País e 76% dos usuários do app se comunicam com marcas usando o aplicativo. Essa mesma pesquisa constatou que quando comparado com outros apps de mensagens, o uso do WhatsApp é disparado o maior.

    Com apenas um ano de existência, o WhatsApp Business já alcançou a marca de 5 milhões de usuários - vale destacar que o Brasil é o segundo maior mercado, perdendo apenas para a Índia. De acordo com dados coletados pelo Sebrae, o app para negócios é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas. 

    Desenvolvido para auxiliar empresas de pequeno e médio porte, disponibiliza diversos recursos, os quais otimizam o atendimento e a interação com o cliente. Dentre as funcionalidades estão respostas automáticas (de ausência e de boas-vindas), barras de atalhos, etiquetas e filtros. 

    O aplicativo também lançou o recurso de "catálogos", essencial para lojas/empresas que querem exibir seus produtos de maneira interativa na plataforma, propiciando ao cliente o acesso aos itens sem precisar abrir um link externo (o que torna o processo de compra mais simples). Em junho o Brasil foi o país escolhido para o lançamento de mais um recurso: o WhatsApp Pay, que permite pagamentos e transações financeiras sem sair do aplicativo. Infelizmente não foi possível aproveitar a novidade por muito tempo, pois o Banco Central suspendeu a operação, justificando a necessidade de "avaliar eventuais riscos"?. Em contrapartida, as operadoras e cartões de crédito parceiras do WhatsApp Pay estão se movimentando para liberar a nova modalidade de pagamento no Brasil. Certamente, logo, logo as empresas terão essa opção de pagamento que facilitará a vida do cliente.

    O WhatsApp Business é a ferramenta certa para a transformação digital em que vivemos, pois concilia dois ativos importantes para o novo consumidor: o tempo e a escolha de falar quando e como quiser. As estratégias de atendimento e vendas pelo aplicativo são muito mais do que fazer "spam" ou disparar uma "superoferta" para a sua lista de contatos, que geralmente não pediram para receber informações. Se ilude quem pensa que é algo muito simples. E é aí que surge a necessidade de conhecer com profundidade a ferramenta para evitar problemas com o mau uso e resultados inesperados. 

    É preciso trabalhar com o WhatsApp Business de forma correta e planejada para obter resultados efetivos de vendas. Tudo o que você precisa saber é tirar o máximo proveito dessa ferramenta para potencializar seu negócio.

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