Postado em 09 de Agosto de 2013 às 13h34

Vai viajar? E como está sua saúde?

Viagem de férias, a trabalho, de estudos. Não importa o motivo, passar dias fora de casa requer planejamento e organização. A lista de itens que devem ser observados pode variar de viajante para viajante e de viagem para viagem. No entanto, arrumar as malas, pensar no transporte, hospedagem, alimentação e documentação são coisas básicas. Porém, existe um item que muitas vezes é deixado de lado: a saúde do viajante, que pode trazer problemas antes, durante ou depois da viagem.

Pensando nisso, o Núcleo das Agências de Viagens da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu a palestra sobre “Medicina do Viajante”, ministrada pela médica infectologista, Carolina Cipriani Ponzi, e pela executiva da Clínica Prevenção Vacinas, Fabiana Funk. Participaram da atividade os empresários e colaboradores das empresas nucleadas.

Carolina explica que o viajante está exposto a riscos que vão desde problemas relacionados às suas próprias condições prévias de saúde (problemas cardíacos, por exemplo), até doenças infecciosas graves, acidentes, altitude e contato com insetos e animais, entre outros. “É interessante que a pessoa planeje cuidadosamente a viagem e isso inclui fazer uma consulta com bastante antecedência ao médico que pratica a medicina do viajante”, recomenda.

A coordenadora do Núcleo, Carla Borba, destaca que as agências nucleadas da ACIC já fazem o trabalho orientativo sobre as questões de saúde aos clientes, porém a partir de agora, se orientará com foco preventivo, uma vez que se tornou conhecido o serviço de medicina do viajante.
Carla ressalta que as agências nucleadas buscam qualificar os serviços oferecidos aos clientes para garantir uma viagem tranquila e sem surpresas desagradáveis. “Ao procurar uma agência nucleada, o cliente tem segurança de que vai encontrar quem trabalha de forma idônea e que está em constante busca de novos conhecimentos”, observa.