Postado em 23 de Abril de 2014 às 15h39

Usuport.SC é apresentada na ACIC

Representação e defesa do que tange o Comércio Exterior estão entre as bandeiras da Associação dos Usuários dos Portos de Santa Catarina Usuport. SC, criada recentemente e apresentada a empresários do setor, no fim do mês de abril, durante o eveno “Redução de Custos portuários na importação e exportação”.

O encontro foi organizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional, e pela Associação Comercial e Agroindustrial de Barracão – Paraná e Dionísio Cerqueira – Santa Catarina (Ascoagrin).

O vice-presidente de Comércio Exterior, Ido José Steiner, e o vice-presidente de relações internacionais, Milvo Zancanaro, falaram sobre a atuação e os serviços prestados pela Facisc em relação ao setor. Na segunda parte do encontro, o consultor jurídico da Usuport.SC, Osvaldo Agripino de Castro Júnior, falou sobre o papel da entidade e seus benefícios para os importadores e exportadores do Estado.

A Usuport.SC tem por finalidade a representação e a defesa dos interesses dos associados, em particular, bem como de toda a coletividade que opera no comércio exterior e no transporte nacional e regional, em geral, como usuários dos portos e das suas vias públicas de acesso; importadores e exportadores; pessoas físicas e jurídicas estabelecidas em cidades que possuem portos, molhados e secos; e atuação como órgão técnico e consultivo do poder público nos assuntos relacionados a portos, controle aduaneiro e modais de transportes.

De acordo com o presidente da Usuport.SC, Jacob Paulo Kunzler, a união e o fortalecimento dos exportadores e importadores é fundamental para que se possa pleitear as melhorias necessárias na cadeia de serviços de logística integrada internacional, bem como, o amplo acesso a informações e à assessoria técnica e jurídica.

Segundo Kunzler, a criação da Usuport.SC justifica-se pela identificação de diversos problemas como a perda gradual de competitividade das empresas exportadoras e importadoras; a redução do número de exportadores; insegurança jurídica diante das lacunas na legislação e das decisões arbitrárias do poder judiciário; falta de regulação ampla de infraestrutura como sistema de serviços de logística integrada; ausência de fiscalização, entre outras.

“O objetivo do encontro é sensibilizar os usuários dos portos do nosso Estado para que percebam que a soma de esforços é fundamental para as demandas coletivas ganharem força por meio do associativismo”, disse.

Também prestigiaram o evento, a coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional e diretora da ACIC, Simaia Paludo Zonta, e o presidente da entidade, Bento Zanoni.

Informações sobre como se associar e esclarecer outras dúvidas sobre a atuação da Usuport.SC podem ser obtidas por meio do site www.usuportsc.org.br