NOTÍCIAS

Postado em 23 de Abril de 2014 às 15h39

Usuport.SC é apresentada na ACIC

Representação e defesa do que tange o Comércio Exterior estão entre as bandeiras da Associação dos Usuários dos Portos de Santa Catarina Usuport. SC, criada recentemente e apresentada a empresários do setor, no fim do mês de abril, durante o eveno “Redução de Custos portuários na importação e exportação”.

O encontro foi organizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional, e pela Associação Comercial e Agroindustrial de Barracão – Paraná e Dionísio Cerqueira – Santa Catarina (Ascoagrin).

O vice-presidente de Comércio Exterior, Ido José Steiner, e o vice-presidente de relações internacionais, Milvo Zancanaro, falaram sobre a atuação e os serviços prestados pela Facisc em relação ao setor. Na segunda parte do encontro, o consultor jurídico da Usuport.SC, Osvaldo Agripino de Castro Júnior, falou sobre o papel da entidade e seus benefícios para os importadores e exportadores do Estado.

A Usuport.SC tem por finalidade a representação e a defesa dos interesses dos associados, em particular, bem como de toda a coletividade que opera no comércio exterior e no transporte nacional e regional, em geral, como usuários dos portos e das suas vias públicas de acesso; importadores e exportadores; pessoas físicas e jurídicas estabelecidas em cidades que possuem portos, molhados e secos; e atuação como órgão técnico e consultivo do poder público nos assuntos relacionados a portos, controle aduaneiro e modais de transportes.

De acordo com o presidente da Usuport.SC, Jacob Paulo Kunzler, a união e o fortalecimento dos exportadores e importadores é fundamental para que se possa pleitear as melhorias necessárias na cadeia de serviços de logística integrada internacional, bem como, o amplo acesso a informações e à assessoria técnica e jurídica.

Segundo Kunzler, a criação da Usuport.SC justifica-se pela identificação de diversos problemas como a perda gradual de competitividade das empresas exportadoras e importadoras; a redução do número de exportadores; insegurança jurídica diante das lacunas na legislação e das decisões arbitrárias do poder judiciário; falta de regulação ampla de infraestrutura como sistema de serviços de logística integrada; ausência de fiscalização, entre outras.

“O objetivo do encontro é sensibilizar os usuários dos portos do nosso Estado para que percebam que a soma de esforços é fundamental para as demandas coletivas ganharem força por meio do associativismo”, disse.

Também prestigiaram o evento, a coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional e diretora da ACIC, Simaia Paludo Zonta, e o presidente da entidade, Bento Zanoni.

Informações sobre como se associar e esclarecer outras dúvidas sobre a atuação da Usuport.SC podem ser obtidas por meio do site www.usuportsc.org.br 

Veja também

NJE promove primeira Visita Empresarial de 201404/04/14 Edege recebe jovens empreendedores da ACIC em visita empresarial “Não há males que não venham para o bem”. Acreditando neste ditado popular, o empresário Bento Zanoni, enfrentou os percalços que surgiram no decorrer na sua trajetória profissional. Técnico agrícola por formação, ele ingressou no mercado de trabalho como empacotador......
RODRIGO PIMENTEL ENSINA COMO CONSTRUIR UMA VERDADEIRA TROPA DE ELITE25/03/14 Segredo do sucesso está em uma equipe liderada por valores fundamentais em busca de soluções rápidas, devastadoras e eficazes O autor e criador de Tropa de Elite e Tropa de Elite II, Rodrigo Pimentel, prendeu a......
Empreendedorismo, inspiração e atitude27/03/15 ACIC e Prefeitura Municipal de Chapecó promovem 7º workshop da mulher Consolidado como um dos principais eventos realizados em Chapecó com foco nas mulheres, o 7º Workshop da Mulher abordará o tema......

Voltar para Notícias