Um compromisso que vai além das urnas
ACIC apresenta demandas, preocupações e as reivindicações da classe empresarial aos candidatos a vereador de Chapecó
A Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) tem um compromisso com os mais de 275 mil habitantes do município, os mais de 100.600 empregos formais e as mais de 46.000 empresas ativas que movimentam a economia diariamente. A cartilha do Voz Única foi apresentada aos candidatos a vereador de Chapecó, nesta semana, na sede da entidade, com o objetivo de transmitir as prioridades, as preocupações e as reivindicações da classe empresarial.
Estiveram presentes e se manifestaram o presidente da ACIC, Helon Rebelatto, diretor adjunto de capacitação da FACISC, Crenilson Correa, o presidente do Observatório Social Brasil de Chapecó, Vilmar Mattiello, e os diretores Mario Miranda e André João Telöcken.
DEMANDAS
Rebelatto explicou que a Cartilha do Voz Única reúne as principais demandas do setor empresarial e foi elaborada pela ACIC com base na metodologia criada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
Para a Infraestrutura e Mobilidade Urbana, de forma concisa, aumentar a rede de tratamento de esgoto, realizar obras no Lago do Lajeado São José e melhorar a sinalização viária. Priorizam o transporte público, com a atenção especial na busca de um transporte adicional e alternativo da região do bairro Efapi para o centro, que o contorno viário leste tenha importância no planejamento da cidade o que potencializará o desenvolvimento daquela região. Consta ainda o estudo e implantação de um sistema de trânsito que traga maior fluidez à área central da cidade.
Em consideração a Política e Gestão Pública, em síntese, criar incentivos como o IPTU Verde e IPTU Inovação, e aperfeiçoar o portal de transparência das contas públicas. Busca-se o aperfeiçoamento do portal de transparência das contas públicas e dos processos licitatórios, com a inclusão de gráficos comparativos, tabelas e históricos das finanças públicas em um formato simples e de fácil compreensão para a população.
Com relação a Educação e Inovação é proposta a inclusão de temas de empreendedorismo no currículo, com a participação de empresários e mentores, além da capacitação de gestores e professores para promover o desenvolvimento escolar. Destaca-se o fortalecimento dos cursos técnicos e profissionalizantes, e a participação ativa dos pais em temas de desenvolvimento infantil. A infraestrutura escolar deve ser aprimorada, e sugere-se a aproximação entre escolas públicas e privadas para troca de experiências.
Também um projeto federal que vincule o Bolsa Família à qualificação profissional, visando à independência financeira dos beneficiários.
No relativo à saúde, a ampliação das especialidades de alta complexidade, como a cardiologia, para atendimento via SUS em Chapecó. Além disso, sugere-se a ampliação dos horários de atendimento nas unidades básicas de saúde, com investimentos em postos mais estruturados para atender de forma estratégica as áreas com recursos de média e baixa complexidade. Também é proposta a implementação de um sistema de agendamento de consultas via aplicativo, permitindo aos cidadãos confirmar, cancelar ou remarcar suas consultas de maneira mais eficiente.
ENTIDADE
Atualmente, a ACIC Chapecó conta com 1588 associados. Uma análise da entidade sobre a distribuição dos associados por classes aponta que o setor de prestação de serviços representa 45,59% do total de empresas cadastradas. O comércio também desempenha um papel expressivo com 40,29%, reforçando a importância desse segmento para a economia municipal.
04/10 • 13h22