TROCA DE EXPERIÊNCIAS FORTALECE CLASSE EMPRESARIAL
Núcleo Multissetorial da ACIC Chapecó promove projeto Roda Viva, com palestras de empresários do município. Primeira edição contou com a participação do presidente da entidade, Lenoir Broch
Trocar experiências e conhecimentos é objetivo do Núcleo Multissetorial da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) com o projeto Roda Vida. A primeira edição ocorreu nesta terça-feira (22), com participação do presidente Lenoir Broch. O empresário explanou sobre sua trajetória profissional e sobre os desafios de estar à frente de uma das principais entidades de Santa Catarina.
Broch é natural de Quilombo. Durante o curso de direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, precisou assumir a empresa da família, uma serraria. "Comecei atuar em uma área que não era a minha com o desafio de, em seis anos, fechar a empresa e iniciar um novo negócio. Tínhamos 30 funcionários com experiência em serraria e outro desafio era capacitá-los para uma nova atividade", relatou. Nessa jornada, tentou atuar com fábrica de facas e posto de combustível, até chegar na construção civil e fundar a Broch Empreendimentos, em 1992. Atualmente, a empresa atua com incorporação e administração de obras. Também possui atividade de silvicultura no interior do Paraná.
Broch ressaltou a importância da qualidade e que isso é uma obrigação de qualquer negócio. Além disso, é fundamental inovar. "Desde criança aprendemos a ser empreendedores, com pequenas ações, como inciativas na escola e auxílio aos pais. O meio em que vivemos influencia muito. Para os empresários, é essencial estar disposto todos os dias a enfrentar os desafios, pois o negócio depende do que fizemos diariamente para prosperar", frisou.
O presidente da ACIC também falou dos desafios de estar à frente da entidade. "O maior deles é representar a Associação, que é gigante, forte e respeitada no Brasil. É preciso estar à altura de tudo o que ela representa". Broch falou ainda de pautas que a ACIC defende, como a construção de ferrovias, melhorias para a região (fornecimento de água, energia elétrica, infraestrutura de transporte) e da importância do Manifesto pelo Oeste, lançado pela ACIC em janeiro, para impulsionar e dar voz às demandas da região.
Comentou também sobre sucessão nas empresas e sobre a influência do ano eleitoral e do conflito entre a Rússia e a Ucrânia para os negócios.
O projeto Roda Viva terá cinco edições durante o ano. O coordenador do Núcleo Multissetorial, Leonardo Ribeiro da Silva, realçou que o objetivo é aproximar as empresas e trazer cases principalmente na área de prestação de serviços, que é o setor de atuação do Núcleo. "Com isso, queremos agregar forças e ter uma única voz na busca de melhorias para a classe empresarial. Além disso, com essa troca crescemos como pessoas e como profissionais e, com isso, desenvolvemos e expandimos nossas atividades empresariais".
Broch sublinhou que a iniciativa do Núcleo fortalece o associativismo. "É a essência dos núcleos, ou seja, trabalhar de maneira conjunta para buscar soluções, facilidades, promoção do setor e crescimento das empresas com a troca de conhecimento. Quanto mais os profissionais participam, mais a sinergia faz o movimento ocorrer, com resultados promissores", finalizou.
22/03 • 15h00