Trilha de Desenvolvimento Empresarial é aplicada na ACIC+Efapi
Programa ofereceu temas estratégicos como planejamento, gestão de clientes, processos, inovação, recursos humanos, marketing e vendas para empreendedores locais
Mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/202097851@N05/albums/72177720323490139/
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o bairro Efapi, promover o crescimento econômico, social e empresarial a Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) promoveu a Trilha de Desenvolvimento Empresarial do programa ACIC+EFAPI, nos meses de outubro e novembro de 2024, em sete encontros. Na terça-feira (28), no Pollen Parque Científico Tecnológico, ocorreu o encerramento da primeira turma com rodada de negócios e a participação de associados da entidade.
“Esse é um projeto da nossa gestão que implantamos no ano passado. Foi nesse contexto que realizamos a abertura dessa trilha de conhecimento, trabalhamos toda a gestão das empresas do bairro Efapi que puderam participar da programação”, explicou o presidente da ACIC, Helon Rebelatto. Destacou também que a iniciativa foi desenvolvida para atender os associados da região, a presença da entidade no bairro reduz a distância física e as dificuldades impostas pelo trânsito, que antes exigiam o deslocamento até a sede da ACIC, no centro. Ressaltou que o bairro apresenta um alto índice de crescimento, tornando a proximidade ainda mais necessária.
Rebelatto enfatizou que a região conta com diversos negócios, alguns semelhantes aos do centro, mas que atendem a uma população cada vez mais concentrada. “Nós gostamos de reforçar que todo o município está unido, mas, ao mesmo tempo, reconhecemos que a Efapi tem uma vida própria. O crescimento populacional tem sido expressivo e, com a implantação do novo distrito industrial pela prefeitura, a tendência é que esse desenvolvimento continue acelerado.”
A Trilha de Desenvolvimento de Negócios da ACIC+ EFAPI reuniu uma série de encontros voltados ao aprimoramento empresarial. A iniciativa abordou temas estratégicos como planejamento, gestão de clientes, processos, inovação, recursos humanos, marketing e vendas, além de finanças. Os instrutores foram Branca Rubas, Carine Vanelli, Caroline Dallacorte, Franciele Pastre, Franciele Pastre, Robert Otto e Sidimar Sagaz. Também foram realizados diagnósticos iniciais e finais para avaliar o desenvolvimento das empresas participantes ao longo do programa.
EMPREENDEDORES
A empreendedora Fabíula da Silva possui a empresa Harmonia Serviços de Limpeza e salientou que participar da Trilha de Desenvolvimento de Negócios foi além do que esperava, ampliou a visão tanto no lado profissional como pessoal. “A experiência nos ajudou a identificar erros que estávamos cometendo e proporcionou uma troca de conhecimentos muito rica. Mesmo que as empresas participantes fossem de áreas diferentes, conseguimos absorver aprendizados de cada uma e aplicar na nossa realidade. Também tivemos a oportunidade de contribuir com outros, o que foi muito gratificante.”
Fabíula afirmou que ainda há muita informação para colocar em prática, “mas, com o tempo, vamos assimilando e implementando as mudanças necessárias”.
A noite de encerramento do programa também contou com uma rodada de negócios com os participantes da Trilha de Desenvolvimento de Negócios da ACIC+ EFAPI e associados de outros locais do município.
30/01 • 09h12