Postado em 07 de Julho de 2017 às 16h27

Transportes Marvel: meta é ampliar frota em 10% até 2022

Eventos (63)

Há mais de quatro décadas no mercado, a Transportes Marvel construiu sua trajetória com muita dedicação, persistência frente aos desafios e baseada na busca da qualidade. A história da empresa foi relatada nessa quinta-feira (22) pelo empresário Lodovino Costella durante o Programa Almoço Empresarial, da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O evento teve apoio institucional do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), do Sicredi e do Sicoob.

Costella morava com a família no campo, mas desde cedo sabia que queria trabalhar com transportes. Aos 17 anos iniciou um negócio no comércio no qual trabalhava durante o dia e, à noite, transportava suínos e milho. “Trabalhamos nisso durante três anos”, contou. Porém, a empresa não prosperou e ele começou a atuar na agricultura e no transporte, com um caminhão.

Aos poucos e em meio a crises, as oportunidades foram surgindo e ele conseguiu comprar os primeiros caminhões e a primeira carreta. “Na terceira viagem a carreta tombou, mas levantamos a cabeça e continuamos trabalhando”, frisou. Em 1994 surgiu a oportunidade, por meio da então Sadia, de atender países do Mercosul. “Compramos oito caminhões, pois para dar conta da demanda eram necessários 15 veículos. Isso impulsionou a empresa”, relatou.

Em 1998 a empresa se mudou para a sede e, atualmente, além da matriz em Chapecó, possui filiais no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Argentina e Chile. Atua no Brasil e Mercosul com uma frota de mais de 350 conjuntos frigorificados, além dos terceirizados, que transportam 100 mil toneladas por ano, e com 480 colaboradores diretos.

Apesar da recessão econômica, a empresa apresentou números positivos nos últimos anos, com crescimento da frota em 16% em 2013, 5% em 2017, 18% em 2015 e em 2016. A idade média da frota é de 3,1 anos para cavalos e 5,4 anos para os semirreboques. A projeção de crescimento até 2022 é de 12,5% na renovação da frota ao ano e 10% na ampliação da frota ao ano. A meta para 2017 é faturamento de R$ 160 milhões.

Os desafios do negócio, de acordo com Costella, são as precárias rodovias catarinenses e do País, a alta carga tributária, falta de mão de obra qualificada, a crise econômica e a legislação trabalhista.

A Marvel se consolidou como uma das maiores empresas de transporte do Brasil, com monitoramento da frota 24 horas por dia, sempre em busca de novas tecnologias e da modernização do setor. Para alcançar os resultados, também realiza um amplo trabalho de gestão de pessoas.

A empresa possui dois sócios – Lodovino Costella e o seu irmão, Leovir Costella – ambos com participação ativa na empresa, além de contar com suas filhas na gestão. “Elas chegaram com outra visão. Daqui alguns anos pretendo me aposentar e elas continuarão fazendo um excelente trabalho”, salientou Lodovino Costella.

O presidente da ACIC, Josias Mascarello, enfatizou que o Almoço Empresarial proporciona troca de conhecimento e contribui para a implementação de atitudes na busca de melhores resultados.