Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 07 de Julho de 2017 às 16h27

    Transportes Marvel: meta é ampliar frota em 10% até 2022

    Eventos (109)

    Há mais de quatro décadas no mercado, a Transportes Marvel construiu sua trajetória com muita dedicação, persistência frente aos desafios e baseada na busca da qualidade. A história da empresa foi relatada nessa quinta-feira (22) pelo empresário Lodovino Costella durante o Programa Almoço Empresarial, da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O evento teve apoio institucional do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), do Sicredi e do Sicoob.

    Costella morava com a família no campo, mas desde cedo sabia que queria trabalhar com transportes. Aos 17 anos iniciou um negócio no comércio no qual trabalhava durante o dia e, à noite, transportava suínos e milho. “Trabalhamos nisso durante três anos”, contou. Porém, a empresa não prosperou e ele começou a atuar na agricultura e no transporte, com um caminhão.

    Aos poucos e em meio a crises, as oportunidades foram surgindo e ele conseguiu comprar os primeiros caminhões e a primeira carreta. “Na terceira viagem a carreta tombou, mas levantamos a cabeça e continuamos trabalhando”, frisou. Em 1994 surgiu a oportunidade, por meio da então Sadia, de atender países do Mercosul. “Compramos oito caminhões, pois para dar conta da demanda eram necessários 15 veículos. Isso impulsionou a empresa”, relatou.

    Em 1998 a empresa se mudou para a sede e, atualmente, além da matriz em Chapecó, possui filiais no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Argentina e Chile. Atua no Brasil e Mercosul com uma frota de mais de 350 conjuntos frigorificados, além dos terceirizados, que transportam 100 mil toneladas por ano, e com 480 colaboradores diretos.

    Apesar da recessão econômica, a empresa apresentou números positivos nos últimos anos, com crescimento da frota em 16% em 2013, 5% em 2017, 18% em 2015 e em 2016. A idade média da frota é de 3,1 anos para cavalos e 5,4 anos para os semirreboques. A projeção de crescimento até 2022 é de 12,5% na renovação da frota ao ano e 10% na ampliação da frota ao ano. A meta para 2017 é faturamento de R$ 160 milhões.

    Os desafios do negócio, de acordo com Costella, são as precárias rodovias catarinenses e do País, a alta carga tributária, falta de mão de obra qualificada, a crise econômica e a legislação trabalhista.

    A Marvel se consolidou como uma das maiores empresas de transporte do Brasil, com monitoramento da frota 24 horas por dia, sempre em busca de novas tecnologias e da modernização do setor. Para alcançar os resultados, também realiza um amplo trabalho de gestão de pessoas.

    A empresa possui dois sócios – Lodovino Costella e o seu irmão, Leovir Costella – ambos com participação ativa na empresa, além de contar com suas filhas na gestão. “Elas chegaram com outra visão. Daqui alguns anos pretendo me aposentar e elas continuarão fazendo um excelente trabalho”, salientou Lodovino Costella.

    O presidente da ACIC, Josias Mascarello, enfatizou que o Almoço Empresarial proporciona troca de conhecimento e contribui para a implementação de atitudes na busca de melhores resultados.

    Veja também

    Otimismo e previsão de bons negócios marcam lançamento da Mercoagro 202002/08/19 Há 380 dias da realização da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro 2020), o evento traz novidades e apresenta otimismo e previsão de bons negócios. Os números da expo-feira foram apresentados na quinta-feira (01), no lançamento em Chapecó, que reuniu empresários, expositores,......
    Núcleo de Academias da ACIC07/07/17 Manutenção de equipamentos retém alunos e diminui custos Prevenir acidentes e economizar recursos são os benefícios da correta manutenção de equipamentos nas academias. “Uma academia mal cuidada perde......
    Feirão do Imposto reforça necessidade de reforma tributária29/10/19Ação promovida no fim de semana, em Chapecó, pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIC, mostrou incidência de impostos em produtos de uso popular Você já parou para pensar no quanto paga de imposto em cada produto e serviço que consome? Sabia que, atualmente, o brasileiro trabalha cerca de 150 dias ao ano somente para pagar seus tributos? Para contribuir na reflexão sobre o......

    Voltar para Notícias