Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 09 de Setembro às 10h49

    "Somos um polo de prestadores de serviços especializados", avalia Klaus

    Chapecó é um dos principais municípios de Santa Catarina. É a quinta maior cidade catarinense em população, com aproximadamente 220 mil habitantes e possui o sexto maior PIB do Estado, de R$ 7,7 bilhões. Nas últimas décadas, os serviços especializados ganharam destaque no município, que é um dos principais polos de empresas de tecnologia do Estado e é reconhecido como um dos maiores polos do Brasil de startups por média populacional. Daqui saem soluções de ponta que atendem as mais distintas áreas em todo o Brasil. O setor movimenta universidades, empresas e o empreendedorismo com a criação de diversas novas empresas. O diretor de Desenvolvimento de Serviços da ACIC, Carlos Roberto Klaus, avalia o setor de serviços.

    Chapecó tornou-se um grande polo de serviços nos últimos anos. A que se deve isso?

    Lembro-me que há cerca de 25 anos, quando comecei a idealizar um hotel em Chapecó, tínhamos aproximadamente 70 a 80 mil habitantes. Naquela época a cidade já chamava a atenção pela pujança da agroindústria, pelos empresários unidos em prol dos objetivos coletivos, pelo seu povo trabalhador. Rapidamente fui recebido com muita cordialidade e respeito. Isso tudo cativou-me de tal forma que minha opção não poderia ser outra. Naturalmente, com seu crescimento exponencial, outros serviços tem a necessidade de acompanhar a evolução populacional. As novas tecnologias, sendo cada vez mais necessárias em nossos dias, trazem a certeza que Chapecó está no caminho certo do desenvolvimento e do bem-estar de seu povo.

    Os serviços na área de tecnologia dispararam, tornando Chapecó um centro nacional de empresas de base tecnológica. Como o senhor avalia isso?

    A agroindústria continua sendo nosso carro chefe, mas temos observado o crescimento acelerado de empresas na área de base da tecnológica. Se imaginarmos um aviário a 20 anos atrás e fizermos uma comparação com os dos dias de hoje, vamos entender esse avanço tecnológico na produção de proteína animal. O mundo todo possui necessidade de rastreabilidade, acompanhamento de processos produtivos industrializados e outros serviços, e aí entra o nosso polo tecnológico, setor em franco crescimento.

    Centro de saúde, centro de ensino profissionalizante, centro comercial, centro de ensino superior... A vocação de Chapecó é prestar serviços especializados?

    Com o crescimento da população, hoje estimada em 220 mil habitantes, é natural que a área de saúde e educação acompanhem nossa evolução, estamos com mais médicos, mais especialidades, novos equipamentos de última geração, novos hospitais, oferecendo serviços diferenciados e de referência a toda a população oestina. Duas faculdades de Medicina e outros tantos cursos vieram trazer o conhecimento e a possibilidade de crescimento cultural e científico da nossa região, melhorando e capacitando todos que buscam as áreas do conhecimento. Sem dúvida alguma, já somos um polo de prestadores de serviços especializados.

    Esse crescimento explosivo do setor hoteleiro vai prosseguir ou será barrado pela pandemia? Quais suas previsões e projeções sobre o setor no período pós-pandemia?

    Há cinco anos, através de um estudo do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó (Sihrbasc), foi diagnosticado que teríamos um crescimento muito forte da hotelaria. Na época tínhamos 1.000HUs (unidade habitacional), este estudo indicava que nos anos seguintes, com o implemento de novos hotéis, chegaríamos 2000 UHs. Pasmem: hoje com alguns novos hotéis em funcionamento e outros ainda em obras já contamos com aproximadamente 3.000 UHs, um número exagerado, inflado pelo mercado imobiliário. Acredito que em função da pandemia, alguns novos hotéis irão postergar seu início de funcionamento. O mercado hoteleiro na cidade de Chapecó atingiu seu ápice.

    Veja também

    Comece a vida acadêmica no imóvel ideal06/08/19 Mudar de cidade para iniciar os estudos é uma escolha que traz muitos desafios. Nessa nova fase da vida, é muito importante estar bem estabelecido. Para isso, é preciso se organizar antecipadamente, calcular os gastos, visualizar a nova rotina, se localizar na cidade e analisar as opções. Na Fênix, você encontra várias opções para escolher o......
    Comex em Pauta incentiva a internacionalização de empresas14/06/18 Desenvolver o comércio internacional de Chapecó e região, com a promoção de eventos gratuitos mensais. Esse é o objetivo do projeto Comex em Pauta, promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior e......

    Voltar para Notícias