NOTÍCIAS

Postado em 08 de Abril de 2014 às 14h43

Siscoserv é tema de curso promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior da ACIC

De acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o comércio exterior de serviços no Brasil tem apresentado, historicamente, déficits crescentes na conta de serviços do balanço de pagamentos. Entre 2007 e 2011, o déficit brasileiro cresceu 202%, e diferentemente do comércio exterior de bens e mercadorias, caracteriza-se pela carência de informações detalhadas, o que compromete as negociações internacionais em serviços, a viabilidade econômica do setor, e a disponibilidade de inteligência mercadológica para os empreendedores.

Para esclarecer esse assunto, o Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, no fim do mês de março, o curso “Siscoserv – Importação e Exportação de Serviços”.

O curso foi ministrado pelo gerente de negócios internacionais do Banco do Brasil, Jairo Max Koller, que abordou conteúdos como o cenário do comércio exterior de serviços, categorias das operações (tangível, intangível e outras que produzam variações no patrimônio); obrigatoriedade do registro, objetivos do Siscoserv, diferenças entre siscomex e siscoserv, estrutura do sistema, premissas básicas, cronograma de implantação, NBS e NEBS, acesso ao sistema, operacionalização, legislação, multas e penalidades.

A coordenadora do núcleo e diretora de Comércio Exterior e Logística Internacional da ACIC, Simaia Paludo Zonta, ressalta que o curso foi fundamental para que as empresas que operam no mercado internacional, sejam elas importadoras, exportadoras, agentes de carga, despachantes aduaneiros, contadores e prestadores de serviços, tenham entendimento deste novo sistema da Receita Federal desenvolvido em parceria com o MDIC, já que existe a obrigatoriedade do lançamento das informações de compra e venda e automaticamente, o recebimento e envio de moeda estrangeira ao exterior.

Veja também

Curso capacita profissionais de departamento pessoal16/08/16 Com o objetivo de proporcionar transmissão de conhecimentos básicos e essenciais para o desempenho diário nas atividades vinculadas as departamento de pessoal das empresas, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, na última semana, o curso “Departamento Pessoal Básico”. O facilitador foi o mestrando em......
Workshop do CENA discute liderança e inteligência emocional22/08/18 Em um mercado cada vez mais competitivo, profissionais que possuem habilidades além da técnica são cada vez mais requisitados pelas empresas. Pessoas que têm facilidade de trabalhar em equipe, conseguem resolver......

Voltar para Notícias