NOTÍCIAS

Postado em 08 de Abril de 2014 às 14h43

Siscoserv é tema de curso promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior da ACIC

De acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o comércio exterior de serviços no Brasil tem apresentado, historicamente, déficits crescentes na conta de serviços do balanço de pagamentos. Entre 2007 e 2011, o déficit brasileiro cresceu 202%, e diferentemente do comércio exterior de bens e mercadorias, caracteriza-se pela carência de informações detalhadas, o que compromete as negociações internacionais em serviços, a viabilidade econômica do setor, e a disponibilidade de inteligência mercadológica para os empreendedores.

Para esclarecer esse assunto, o Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, no fim do mês de março, o curso “Siscoserv – Importação e Exportação de Serviços”.

O curso foi ministrado pelo gerente de negócios internacionais do Banco do Brasil, Jairo Max Koller, que abordou conteúdos como o cenário do comércio exterior de serviços, categorias das operações (tangível, intangível e outras que produzam variações no patrimônio); obrigatoriedade do registro, objetivos do Siscoserv, diferenças entre siscomex e siscoserv, estrutura do sistema, premissas básicas, cronograma de implantação, NBS e NEBS, acesso ao sistema, operacionalização, legislação, multas e penalidades.

A coordenadora do núcleo e diretora de Comércio Exterior e Logística Internacional da ACIC, Simaia Paludo Zonta, ressalta que o curso foi fundamental para que as empresas que operam no mercado internacional, sejam elas importadoras, exportadoras, agentes de carga, despachantes aduaneiros, contadores e prestadores de serviços, tenham entendimento deste novo sistema da Receita Federal desenvolvido em parceria com o MDIC, já que existe a obrigatoriedade do lançamento das informações de compra e venda e automaticamente, o recebimento e envio de moeda estrangeira ao exterior.

Veja também

1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física02/09/14 Núcleo das Academias da ACIC comemora com ação no centro de Chapecó Praticar uma atividade física, por mais simples que seja, pode ser saudável ao organismo, mas, se má orientada pode causar vários prejuízos. Para alertar a população a respeito deste assunto e marcar as comemorações do dia do profissional de......
Respeito, transparência e disciplina: valores destacados por Lanznaster 08/07/14 Entusiasta do cooperativismo, Mario Lanznaster disse que durante toda sua trajetória pessoal e profissional, prezou pelos valores recebidos dos pais, como respeito, transparência e disciplina, os quais também repassa aos filhos e estimula......

Voltar para Notícias