Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 08 de Abril de 2014 às 14h43

    Siscoserv é tema de curso promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior da ACIC

    De acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o comércio exterior de serviços no Brasil tem apresentado, historicamente, déficits crescentes na conta de serviços do balanço de pagamentos. Entre 2007 e 2011, o déficit brasileiro cresceu 202%, e diferentemente do comércio exterior de bens e mercadorias, caracteriza-se pela carência de informações detalhadas, o que compromete as negociações internacionais em serviços, a viabilidade econômica do setor, e a disponibilidade de inteligência mercadológica para os empreendedores.

    Para esclarecer esse assunto, o Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, no fim do mês de março, o curso “Siscoserv – Importação e Exportação de Serviços”.

    O curso foi ministrado pelo gerente de negócios internacionais do Banco do Brasil, Jairo Max Koller, que abordou conteúdos como o cenário do comércio exterior de serviços, categorias das operações (tangível, intangível e outras que produzam variações no patrimônio); obrigatoriedade do registro, objetivos do Siscoserv, diferenças entre siscomex e siscoserv, estrutura do sistema, premissas básicas, cronograma de implantação, NBS e NEBS, acesso ao sistema, operacionalização, legislação, multas e penalidades.

    A coordenadora do núcleo e diretora de Comércio Exterior e Logística Internacional da ACIC, Simaia Paludo Zonta, ressalta que o curso foi fundamental para que as empresas que operam no mercado internacional, sejam elas importadoras, exportadoras, agentes de carga, despachantes aduaneiros, contadores e prestadores de serviços, tenham entendimento deste novo sistema da Receita Federal desenvolvido em parceria com o MDIC, já que existe a obrigatoriedade do lançamento das informações de compra e venda e automaticamente, o recebimento e envio de moeda estrangeira ao exterior.

    Veja também

    Demandas do Oeste são apresentadas à Câmara de Tecnologia e Inovação da FIESC24/05/18Núcleo de Tecnologia de Informação e Comunicação da ACIC, Deatec e Simec expuseram importância do setor de TI e as necessidades para continuar se desenvolvendo O setor de tecnologia está em fase de expansão no mundo todo e no Oeste catarinense não é diferente. As demandas do setor foram discutidas nessa semana em reunião da Câmara de Tecnologia e Inovação da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Chapecó. Participaram a Associação Comercial e......
    Programa Tamo Junto: Cuidado Integral e Arte06/08/20 O QUE É? O Programa Tamo Junto: Cuidado Integral e Arte surge como plano de resposta à pandemia da Covid-19, provocada pelo novo Coronavírus. É uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Chapecó, através das......

    Voltar para Notícias