Postado em 25 de Março às 09h26

Sicoob MaxiCrédito: assembleia aprova balanço de 2018 e destinação de R$ 71 milhões de resultado

• ACIC CHAPECÓ -

O Sicoob MaxiCrédito realizou no dia 15 de março, na sede da Associação Atlética e Recreativa Alfa, em Chapecó, a Assembleia Geral Ordinária e a Assembleia Geral Extraordinária. O evento contou com a presença de 295 pessoas, dentre associados delegados, Conselhos de Administração e Fiscal e a Diretoria Executiva.

Na primeira hora da manhã os associados analisaram o balanço da cooperativa referente ao exercício de 2018 e aprovaram por unanimidade a destinação das sobras de mais de R$ 71 milhões, o maior resultado alcançado na história da instituição. Deste valor, deduzidos os fundos obrigatórios, a assembleia aprovou a distribuição de R$ 25,41 milhões aos associados, conforme a movimentação que cada um fez durante o ano. Além disso, já foram distribuídos em dezembro de 2018, o valor de R$ 4,09 milhões referente a remuneração ao capital.

Na oportunidade também foi eleito o novo Conselho Fiscal, com mandato para 2019-2020, que ficou assim composto: como efetivos Rafael Mucelini, Milto Toldo e Argemiro Angelo Alberici; como suplentes os associados Altair Boselo, Felix Eugenio Tadiotto e Valmor Pasinatto. Logo após, foram tratadas algumas alterações no Estatuto Social da cooperativa, as quais foram examinadas pelos associados delegados e aprovadas.

Para o Presidente, Ivair Chiella, a assembleia é um momento de consolidação do ano anterior e de apresentar os pilares da gestão econômico-financeira da instituição. “Mais uma vez frisamos a importância de mostrarmos os números de forma clara e transparente, reafirmando a solidez de uma instituição com mais de três décadas de atuação, que busca o desenvolvimento econômico e social de seus associados e das comunidades onde está inserida”, disse Chiella.

Na opinião do associado delegado Deoclécio Morás, de Xaxim, a assembleia foi muito produtiva: “esse é um momento de tirar as dúvidas, para que todos os associados delegados ouçam e possam saber como está a cooperativa, o resultado deste ano, que foi ótimo, e esperamos que cada vez cresça mais”, frisou Morás. Para o associado delegado de Luiz Alves, Irineu Torezan, os assuntos abordados na reunião foram explicados de forma clara aos presentes: “a assembleia transmite bem o que a cooperativa é, com muita transparência, valorizando os cooperados”, afirmou Irineu.

Principais números

O Sicoob MaxiCrédito encerrou 2018 com um total de 160.185 associados, que respondem por um capital social de R$ 186,61 milhões. Nos recursos investidos através de empréstimos e financiamentos, a cooperativa encerrou o ano com o montante de R$ 1,385 bilhão, sendo que deste valor, R$ 223,53 milhões são destinados ao crédito rural.

Outro número a ser destacado é o valor das aplicações financeiras dos cooperados, as quais contemplam o Recibo Depósito Cooperativo (RDC) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), que no ano de 2018 somaram R$ 1,345 bilhão. Além disso, os associados também acumularam mais de R$ 39,35 milhões em poupança.

“Esses números representam a credibilidade da instituição no mercado financeiro, com uma atuação embasada em valores e princípios sólidos, que guiam todas as ações e projetos, sempre pensando no nosso bem maior, que são nossos cooperados”, afirmou o Vice-Presidente, Ari José Roman.

Atualmente, o Sicoob MaxiCrédito possui 72 agências físicas nas regiões Oeste, Litoral catarinense e Vale do Itajaí, e uma agência digital, que disponibilizam diversas soluções financeiras aos cooperados.