NOTÍCIAS

Postado em 28 de Maio às 13h59

Sicoob MaxiCrédito: 47 ações na Semana Nacional da Educação Financeira

Associados (7)
  • ACIC CHAPECÓ -

Cooperativa atuou em diferentes programas e ações para disseminar a informação para seus públicos de relacionamento

Durante a 6ª Edição da Semana Nacional da Educação Financeira, realizada de 20 a 26 de maio, o Sicoob MaxiCrédito intensificou a agenda de ações e projetos sobre a temática. No total foram 47 iniciativas cadastradas, incluindo a realização de palestras, entrevistas em rádio, publicações em jornais e mídias digitais. A semana dedicada à educação financeira é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), instância que abrange diversos órgãos governamentais e representantes da sociedade civil.

O Sicoob MaxiCrédito, por ser uma instituição financeira cooperativa, tem como um dos princípios norteadores o interesse pela comunidade. Com isso, realiza diversos programas que visam contribuir com o desenvolvimento local e a formação do cidadão, a exemplo do Maxi Poupe, iniciativa voltada a educação financeira que existe desde 2013. Através desse programa mais de 27 mil alunos do 1º ao 5º ano já receberam dicas que ajudam a entender o que é poupar e como é possível aprender a lidar com o dinheiro desde cedo.
Na opinião da professora Simone Cleide da Silva Veter, da Escola de Educação Básica Victor Hering, em Blumenau, é importante ensinar as crianças a poupar, para que elas aprendam desde cedo a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. “Fiquei encantada com o projeto, por ter em uma linguagem acessível, que de uma forma lúdica as crianças conseguem assimilar e levar para casa”, conta Simone. “A gente tem que poupar para realizar os nossos sonhos, desde poupança para faculdade, como para passeios, parque, cinema, juntando de grãozinho em grãozinho, e nós precisamos resgatar essa questão com as crianças”, afirma a professora.
Outra frente de trabalho do Sicoob MaxiCrédito pela educação financeira é o Programa Conte Conosco, palestra de gestão de finanças pessoais e familiar, que tem como objetivo conscientizar jovens e adultos sobre a importância do orçamento, do controle de receitas e despesas e como isso pode auxiliar na realização de sonhos e projetos. A ação é realizada de forma  gratuita e a equipe da cooperativa vai até as empresas e escolas, para que, através de uma palestra, todos possam fazer essa reflexão.

Para Rafaela Brancaleone, aluna do 3º ano do Ensino Médio Regular da Escola de Educação Básica Profª. Jurema Savi Milanez, em Quilombo, a palestra teve uma fala clara que fez entender muito bem sobre o básico da educação financeira e seus quatro pilares. “Foram expostas dicas que levaremos para a vida inteira, de como economizar e nos organizar financeiramente, como reservar dinheiro para imprevistos e separar a razão da emoção na hora de comprar, pensando se precisamos daquilo naquele momento”, afirma Rafaela.

Programas permanentes
Os dois programas de educação financeira do Sicoob MaxiCrédito são gratuitos e realizados durante o ano todo. As escolas podem solicitar o Maxi Poupe para o ensino básico e o Conte Conosco, além de atender os funcionários de empresas associadas, pode também ser aplicado no ensino médio. Se você ficou interessado, pode fazer contato com uma de nossas agências e solicitar uma data para a realização.

“Nosso intuito é que a educação financeira seja levada para milhares de pessoas, que todos possam ter a oportunidade de refletir sobre o uso do dinheiro, sobre consumo consciente e de como o dinheiro pode ser nosso aliado na realização de nossos projetos. Precisamos falar sobre essa importante questão”, destacou Jucelita Almeida Neves, gerente de comunicação e coordenadora dos programas.

Veja também

Empresários conhecem ecossistema de inovação de Florianópolis09/05/17 Conhecer o ecossistema de inovação de Florianópolis e como a região do litoral está organizada para gerar integração entre empresas, universidades e setor público para desenvolver tecnologias e métodos inovadores, tornando-se uma das regiões mais inovadoras do Brasil, onde a matriz econômica de tecnologia ultrapassa o turismo. Esse foi o......
1º Startup Day Chapecó está com inscrições abertas05/03/14 Ideias inovadoras terão oportunidade para buscar investidores e gerar novos negócios Empresas jovens ou em fase de desenvolvimento, inovadoras e criativas, com a capacidade de estabelecer um modelo de negócio que seja......
Connect Women fortalece mulheres no mundo dos negócios27/11/18 Fortalecer e empoderar as mulheres para que empreendam cada vez mais. Esse é o objetivo do Connect Women – 1º Encontro de Mulheres de Negócios do Mercosul, promovido nesta terça-feira (27), em Chapecó. A......

Voltar para Notícias