Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 13 de Junho de 2014 às 16h38

    Segunda-feira, às 18h30, na ACIC: Primeira Sociedade de Garantia de Crédito de SC entra em atividade

    A recém-criada GARANTEOESTE, primeira Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) do grande oeste catarinense, cumprirá uma etapa decisiva para sua consolidação nesta segunda-feira (16 de junho), às 18h30, na sede da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC): a apresentação do plano de negócios ao Sebrae para obtenção de recursos destinados a formação do Fundo Garantidor. Esse fundo garantirá o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas.

    O evento de segunda-feira reunirá a governança da GARANTEOESTE com parceiros, apoiadores e empresários de 92 municípios do oeste, extremo-oeste e noroeste catarinenses. Estarão presentes o diretor técnico nacional Carlos Alberto dos Santos e os diretores do Sebrae catarinense Carlos Guilherme Zigelli, Anacleto Ortigara e Sérgio Cardoso.

    O Sebrae dará o suporte técnico e financeiro e deve aportar recursos para o início das operações.

    Fundada no último dia 27, a sociedade tem o seguinte quadro diretivo: presidente do Conselho de Administração, diretor financeiro da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Sérgio Perondi; vice-presidente do Conselho de Administração, Jeovany Folle, presidente da Associação Empresarial de Maravilha; presidente do Conselho Fiscal, Vilmar Lima de Souza que é presidente da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste.

    Esses dirigentes trabalham para consolidar o plano de negócios, ajustar o Estatuto Social da SGC GARANTEOESTE, elaborar o plano de trabalho de implantação, além de cuidar dos aspectos legais da instituição e de convênio com o sistema Sebrae e suas respectivas aprovações em assembleia.

    O coordenador regional do Sebrae Enio Albérto Parmeggiani expõe que as SGCs são sociedades de caráter privado, cujo objetivo é complementar as garantias exigidas aos seus associados nas operações de crédito junto do sistema financeiro. Além disso, podem também lhes fornecer aval técnico, comercial e assessoria financeira. São formadas essencialmente por empresas, mas podem também ter a participação de entidades públicas e outros apoiadores. Seu objetivo principal é a promoção da competitividade e desenvolvimento empresarial, por meio do acesso ao crédito e assessoria financeira para as empresas associadas.

    As SGCs não realizam empréstimo ou financiamentos, mas prestam garantias de aval ou fiança nas operações de crédito de suas associadas com as instituições financeiras. As garantias podem também ser dadas aos fornecedores das associadas (aval comercial) ou em processos de licitações (aval técnico).

    A Sociedade Garantia de Crédito analisa os projetos e pedidos de financiamento pleiteados por seus associados e assume o risco de inadimplência e eventuais falências. Nestes casos, a SGC honra a garantia ante o credor e passa a conduzir o processo de recuperação das perdas com a associada inadimplente ou falida. 

    Veja também

    Leis de Incentivo: BRDE abre inscrições para projetos23/06 Referência no financiamento de projetos sociais, esportivos e culturais em Santa Catarina, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) iniciou o recebimento de projetos para o ano de 2021. As inscrições iniciaram no dia 17 e seguem até 30 de setembro. "Esse recurso é aguardado com ansiedade por muitas entidades porque representa um apoio importante para......
    10º Ercoex reúne grandes nomes da classe empresarial da região25/09/13 O 10º Encontro Regional de Comércio Exterior (ERCOEX), transcorrido nesta semana em Chapecó, oportunizou a socialização de histórias de sucesso de duas grandes marcas fundadas e estabilizadas no oeste de Santa Catarina.......

    Voltar para Notícias