NOTÍCIAS

Postado em 02 de Outubro de 2013 às 16h53

Reitor da Unochapecó fala no Conselho Deliberativo da ACIC

O Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) esteve reunido, nesta semana, sob a coordenação do vice-presidente Gelson Dalla Costa. Na pauta, palestra do reitor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), professor Odilon Luiz Poli. Acompanharam a reunião os presidentes da Diretoria Executiva (Maurício Zolet) e do Conselho Consultivo (Cláudio De Marco).

O reitor lamentou que, entre 128 nações pesquisadas pela Unesco, o Brasil figura em 88o lugar no quesito qualidade educacional. A agência Economist, por outro lado, avaliou que no ranking de 40 países, o Brasil ficou em 38a posição, ou seja, o “segundo pior” nessa avaliação internacional. Observou que, no ritmo atual, daqui a 50 anos o Brasil terá a educação que necessita hoje.

O educador prelecionou a respeito das modernas tendências da educação no mundo, em face da revolução de conceitos e de comportamento decorrentes do impacto das novas tecnologias na sociedade. Discorreu a respeito da “Educação 3.0”, caracterizada pelo emprego de todos os recursos de comunicação digital e na mudança radical do ambiente escolar com a chamada “sala de aula invertida”. O acadêmico irá estudar em casa, de acordo com suas preferências e potencialidades, e exercitar na escola.

O professor Odilon Poli expôs que, inspirado nessas tendências, iniciou-se um processo de mudanças e transformações na Universidade. Uma das principais mudanças é a reorganização dos currículos dos mais de 40 cursos superiores e sua estruturação sobre os grandes eixos de cada profissão. A orientação é reduzir o número de disciplinas e aumentar o foco nas disciplinas centrais. Outra inovação é o alongamento do semestre que passa de 18 para 20 semanas.

Observou que essas mudanças estão sintonizadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), normas obrigatórias para a educação que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino e são fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Outro tema da reunião do Conselho Deliberativo foi a recente aprovação dos projetos de leis complementares 181, 182 e 183 que alteraram a cobrança de tributos municipais. Além disso, os presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo da ACIC apresentaram um balanço das ações desenvolvidas pela entidade.

Veja também

Novo golpe do boleto preocupa empresários chapecoenses14/01/16 Imagine a seguinte situação: Você faz uma compra com seu habitual fornecedor. Junto com os produtos vêm a nota e os boletos para pagamento. Dias depois, antes do vencimento, você recebe um e-mail informando que houve um erro no cálculo da tributação e, por isso, deve desconsiderar aquele boleto anterior e substituí-lo por este, de menor valor, anexado ao......
Itacyr Centenaro comandará o Conselho Deliberativo da ACIC23/01 O empresário Itacyr Centenaro foi eleito presidente do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) para o mandato de um ano, até janeiro de 2019. Neivor Canton ocupará a......
FIESC reúne empresários em Chapecó para apresentar Fundo Social12/04Projeto da FIESC busca promover a cultura do uso dos incentivos fiscais em Santa Catarina A Federação das Indústrias de Santa Catarina, por meio do SESI e em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), promove na próxima terça-feira (17) um café da manhã......

Voltar para Notícias