Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 02 de Outubro de 2013 às 16h53

    Reitor da Unochapecó fala no Conselho Deliberativo da ACIC

    O Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) esteve reunido, nesta semana, sob a coordenação do vice-presidente Gelson Dalla Costa. Na pauta, palestra do reitor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), professor Odilon Luiz Poli. Acompanharam a reunião os presidentes da Diretoria Executiva (Maurício Zolet) e do Conselho Consultivo (Cláudio De Marco).

    O reitor lamentou que, entre 128 nações pesquisadas pela Unesco, o Brasil figura em 88o lugar no quesito qualidade educacional. A agência Economist, por outro lado, avaliou que no ranking de 40 países, o Brasil ficou em 38a posição, ou seja, o “segundo pior” nessa avaliação internacional. Observou que, no ritmo atual, daqui a 50 anos o Brasil terá a educação que necessita hoje.

    O educador prelecionou a respeito das modernas tendências da educação no mundo, em face da revolução de conceitos e de comportamento decorrentes do impacto das novas tecnologias na sociedade. Discorreu a respeito da “Educação 3.0”, caracterizada pelo emprego de todos os recursos de comunicação digital e na mudança radical do ambiente escolar com a chamada “sala de aula invertida”. O acadêmico irá estudar em casa, de acordo com suas preferências e potencialidades, e exercitar na escola.

    O professor Odilon Poli expôs que, inspirado nessas tendências, iniciou-se um processo de mudanças e transformações na Universidade. Uma das principais mudanças é a reorganização dos currículos dos mais de 40 cursos superiores e sua estruturação sobre os grandes eixos de cada profissão. A orientação é reduzir o número de disciplinas e aumentar o foco nas disciplinas centrais. Outra inovação é o alongamento do semestre que passa de 18 para 20 semanas.

    Observou que essas mudanças estão sintonizadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), normas obrigatórias para a educação que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino e são fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

    Outro tema da reunião do Conselho Deliberativo foi a recente aprovação dos projetos de leis complementares 181, 182 e 183 que alteraram a cobrança de tributos municipais. Além disso, os presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo da ACIC apresentaram um balanço das ações desenvolvidas pela entidade.

    Veja também

    Palestra estimula empresas a investir em projetos sociais11/10/19Encontro foi uma iniciativa do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Existem no Brasil mais de 800 mil organizações sociais e 35 mil pessoas trabalhando com captação de recursos. Setenta e sete por centro dos brasileiros faz doação para projetos com fins sociais, seja por meio da destinação de parte do Imposto de Renda, adesão como sócio contribuinte, voluntário ou para bazares, feiras e festas......

    Voltar para Notícias