Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 08 de Setembro às 16h19

    Projeto contribui para aumentar eficiência e produtividade do setor de automecânicas

    Aumentar a eficiência e a produtividade das empresas do Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Esse é o objetivo dos empreendedores ao participarem do Programa de Aceleração de Núcleos (PAN). A iniciativa é da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Sebrae/SC, e tem como público-alvo microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), empresas de pequeno porte e produtores rurais integrantes dos núcleos setoriais do Programa Empreender.

    O Núcleo de Automecânicas da ACIC foi criado em 1998. Das empresas nucleadas, 22 participam do PAN. A programação contempla uma qualificação em gestão financeira com foco em composição de custos e formação de preços. O coordenador do Núcleo, Éderson Terhorst, assinala que está sendo feita uma consultoria com a intenção de aumentar em 5% a lucratividade das empresas e implementar uma ação de melhoria voltada à gestão financeira. "Iniciou em agosto e encerra neste mês de setembro. O programa é importante porque possibilita o acesso à uma capacitação de qualidade e que contribuirá neste momento de crise para empresas. Fazer esse projeto por meio do Núcleo e do PAN é importante porque, talvez, sozinhas, as empresas não conseguiriam acessar uma consultoria neste nível", frisa Terhorst. As empresas que participam custeiam 50% do valor e os outros 50% são disponibilizados ao projeto pelo Sebrae/SC.

    A coordenadora de Núcleos da ACIC, Daniela Gonçalves da Rosa, enfatiza que o programa auxilia o desenvolvimento das empresas por meio do associativismo. "Os integrantes do Núcleo construíram o projeto a partir das necessidades das empresas. Com a parceria entre o Sebrae/SC, a Facisc e a ACIC conseguimos atender às demandas, com um projeto adaptado para o atual momento, mas sem deixar de levar conhecimento e desenvolvimento com qualidade aos nucleados".

    "O processo de inovação gerencial deve ser constante nas empresas e a área financeira tem um papel crucial para dar seguridade, estabilidade, controle e indicadores para a tomada de decisão. Nesta parceria com a ACIC Chapecó - por meio do Programa Empreender -, oportunizamos às automecânicas associadas condições necessárias para aprimorar a gestão, com uma contrapartida de investimento de 50% do Sebrae/SC por meio do programa PAN, levando conhecimento e estruturação dos pequenos negócios", destaca o analista técnico do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla.

    PROGRAMA

    O PAN é desenvolvido em todo o Estado pelos projetos que contemplam em suas propostas: produtividade, gestão empresarial e acesso a mercado. Também devem contemplar no mínimo um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Terhorst acrescenta que o projeto do Núcleo integra o ODS 8 - Trabalho Descente e Crescimento Econômico, e o ODS 12 - Assegurar Padrões de Produção e de Consumo Sustentáveis. "A consultoria está ocorrendo em um momento importante, em que todos são atingidos pela crise provocada pelo novo coronavírus, e contribui para o fortalecimento das empresas e para que superem esse período com mais tranquilidade".

    O edital do PAN conta com aporte de recursos de investimento aos projetos contemplados no total de R$ 3 milhões, somadas as contrapartidas dos núcleos empresariais das associações empresariais do Estado e os recursos Sebrae/SC.

    Veja também

    Terceirização, um tema sempre em debate17/06/19 O tema "terceirização" é sempre objeto de dúvidas e equívocos no momento de sua aplicação. Tanto que já se tratou do tema em artigo publicado nesta Revista em maio/2015, quando em tramitação o Projeto de Lei do qual resultou na efetiva alteração legislativa. Mais do que nunca, a terceirização tem sido......
    Qualidade e eficiência nos produtos e serviços locais14/09 Consumir produtos e serviços locais é fundamental para movimentar a economia e fortalecer as empresas da cidade e da região. Para estimular esse consumo, a ACIC criou o selo "Produzido em Chapecó", que as empresas podem......

    Voltar para Notícias