NOTÍCIAS

Postado em 07 de Julho de 2017 às 17h11

Planejamento e controle da produção otimizam resultados da empresa

Capacitações (16)

Propiciar uma visão estratégica para a compreensão do planejamento e controle da produção (PCP) conceituando as principais técnicas e ferramentas para elaboração de plano de produção e administração dos gargalos produtivos. Esse foi o objetivo foi curso “PCP Avançado: Planejamento e Controle da Produção” promovido na última semana pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), com apoio institucional do Sicredi e do Sicoob MaxiCrédito.

O facilitador, Anselmo Rocha Neto, abordou aspectos administrativos dos gargalos e otimização do sistema produtivo. De acordo com ele, a dificuldade geralmente é com relação à organização produtiva. “A proposta do curso foi apresentar técnicas para minimizar ou eliminar problemas causados pela falta de planejamento e auxiliar no entendimento da gestão desses gargalos, pois muitas vezes sabe-se da sua existência, mas não se dá a devida atenção”, expôs.

A encarregada de PCP da Escal Requinnte, Déborah Cristina Araujo da Silva, participou do treinamento. “Eu sempre trabalhei nessa área e não tinha feito nenhum curso específico. Apesar de ser curta, a capacitação agregou conhecimentos que poderei aplicar na empresa”, comentou.

Segundo Neto, é importante fazer o planejamento e controle da produção independente do porte da organização. Entre os possíveis problemas de não ter esse planejamento, estão a redução da capacidade produtiva, aumento de custos, atrasos e perdas. “O diferencial de uma empresa que mantém o planejamento é a organização, redução de custos, aumento da capacidade produtiva sem investimentos e, consequentemente, melhor atendimento ao cliente e melhoria do resultado financeiro”, enfatizou.

A pouca oferta de capacitações na área motivou o auxiliar de PCP da Fibratec Engenharia, Mário Rubens Amaral, a participar da capacitação. “Não poderia perder a oportunidade. O facilitador abordou o conteúdo de maneira clara e objetiva, sendo possível atualizar conhecimentos que vão contribuir para a melhoria dos processos na empresa”, finalizou.

Veja também

Agronegócio se consolida como alavanca para retomada do crescimento econômico brasileiro01/09/16 A agricultura e o agronegócio constituem um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira, cujos superávits na balança comercial dão, há mais de 20 anos, estabilidade ao País. São sucessivos superávits de 100 bilhões de dólares ao ano que salvam a balança comercial. Em 2015, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu -3,8%......
ACIC protesta contra o abusivo aumento da energia elétrica03/08/15 Energia sobe 95% em um ano e SC paga o MWh entre os mais caros do Brasil Enérgico protesto contra os reiterados e abusivos aumentos no custo da energia elétrica foi apresentado pela Associação Comercial e Industrial de......
ACIC recebe comitiva chinesa05/12/14 A diretoria executiva da ACIC recebeu, no início do mês de dezembro, a visita dos diretores da empresa chinesa Risen Solar Technology. A aproximação é fruto da missão empresarial que a ACIC realizou em abril de 2012......

Voltar para Notícias