NOTÍCIAS

Postado em 07 de Julho de 2017 às 17h11

Planejamento e controle da produção otimizam resultados da empresa

Capacitações (16)

Propiciar uma visão estratégica para a compreensão do planejamento e controle da produção (PCP) conceituando as principais técnicas e ferramentas para elaboração de plano de produção e administração dos gargalos produtivos. Esse foi o objetivo foi curso “PCP Avançado: Planejamento e Controle da Produção” promovido na última semana pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), com apoio institucional do Sicredi e do Sicoob MaxiCrédito.

O facilitador, Anselmo Rocha Neto, abordou aspectos administrativos dos gargalos e otimização do sistema produtivo. De acordo com ele, a dificuldade geralmente é com relação à organização produtiva. “A proposta do curso foi apresentar técnicas para minimizar ou eliminar problemas causados pela falta de planejamento e auxiliar no entendimento da gestão desses gargalos, pois muitas vezes sabe-se da sua existência, mas não se dá a devida atenção”, expôs.

A encarregada de PCP da Escal Requinnte, Déborah Cristina Araujo da Silva, participou do treinamento. “Eu sempre trabalhei nessa área e não tinha feito nenhum curso específico. Apesar de ser curta, a capacitação agregou conhecimentos que poderei aplicar na empresa”, comentou.

Segundo Neto, é importante fazer o planejamento e controle da produção independente do porte da organização. Entre os possíveis problemas de não ter esse planejamento, estão a redução da capacidade produtiva, aumento de custos, atrasos e perdas. “O diferencial de uma empresa que mantém o planejamento é a organização, redução de custos, aumento da capacidade produtiva sem investimentos e, consequentemente, melhor atendimento ao cliente e melhoria do resultado financeiro”, enfatizou.

A pouca oferta de capacitações na área motivou o auxiliar de PCP da Fibratec Engenharia, Mário Rubens Amaral, a participar da capacitação. “Não poderia perder a oportunidade. O facilitador abordou o conteúdo de maneira clara e objetiva, sendo possível atualizar conhecimentos que vão contribuir para a melhoria dos processos na empresa”, finalizou.

Veja também

Homenagens e posses marcam o encerramento das atividades 2015 dos Núcleos da ACIC14/12/15 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) realizou, na última semana, o encontro de confraternização dos Núcleos da entidade. Durante o evento, foram homenageados os coordenadores que dedicaram horas de trabalho voluntário à frente dos núcleos durante o ano de 2015 e empossados os novos coordenadores para o ano de 2016. Durante......
O cenário está pronto24/10/13 Força e vontade política, conhecimento acadêmico-científico e iniciativa empresarial. A união destas três hélices garante o desenvolvimento econômico sustentável, a partir da geração de......
Bumerangue de Ideias do NJE09/08/13 O valor está no saber Bumerangue Brasil no Bumerangue de Ideias. O programa promovido pelo Núcleo do Jovem Empreendedor (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) recebeu, nessa semana, o médico......

Voltar para Notícias