NOTÍCIAS

Postado em 27 de Fevereiro às 16h06

Participação no Legislativo ACIC avalia como positivo primeiro mês de sessões da Câmara

  • ACIC CHAPECÓ -

Entidade tem acompanhado as reuniões para se inteirar sobre debates do Legislativo e incentiva a participação de toda a comunidade

A Câmara de Vereadores encerrou nessa terça-feira (26) o primeiro ciclo de sessões do ano. As reuniões serão retomadas em março, no dia 11. Na última plenária do mês foram aprovados quatro requerimentos, nove moções e 17 indicações que envolvem demandas como segurança, pedidos de informação, infraestrutura e mobilidade urbana.

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) esteve presente em cada uma das sessões realizadas até agora e convida toda a sociedade para acompanhar o trabalho da Câmara. Além de estimular essa participação, a iniciativa da entidade quer contribuir para fortalecer os debates na Casa. Ao final das reuniões legislativas também são produzidos resumos do que foi deliberado para conhecimento da comunidade.

O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, ressaltou que o programa é uma maneira de exercer a cidadania. “Estamos vivendo um momento muito importante para o País, buscando transparência nos órgãos públicos, competência e resultados. A intenção ao acompanhar os trabalhos da Câmara é compreender como funciona todo seu contexto. Além disso, temos pautas convergentes entre o setor produtivo e o Legislativo e precisamos avançar nesses debates, por isso essa participação também cumpre um papel fundamental, incentivando uma Câmara ativa e que coloque a comunidade como prioridade”, afirmou.

PROPOSIÇÕES

Na sessão dessa terça-feira, os vereadores deram parecer favorável para requerimentos que pedem informações sobre as áreas atingidas por temporais do início do ano até agora e o número de atendimentos feitos pela Defesa Civil de Chapecó; a relação de loteamentos, desmembramentos, unificações, fracionamentos ou condomínios pendentes de aprovação junto à municipalidade; o envio de ofício convidando autoridades do município para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, que trata da Reforma da Previdência; além de um estudo para reconstrução de toda a extensão do cercado de tela do Parque Palmital.

As moções do dia aprovadas pela maioria dos vereadores pedem a atuação de vigias no centro de educação infantil, na unidade básica de saúde e no centro social que atendem os bairros Jardim Itália/Saic e agilidade no processo de regularização fundiária do Distrito de Marechal Bormann. Também foram aprovadas moções de parabenização à Associação Chapecoense de Taekwondo, pelo prêmio recebido com o Projeto Atleta do Futuro; ao técnico Adilio Alves, pelo prêmio de Melhor Técnico Sub-21 e Melhor Mestre Formador; à Cristiane de Oliveira, pelo reconhecimento como Melhor Atleta na categoria adulto de Taekwondo (campeã dos JASC e medalha de Bronze no Campeonato Brasileiro Adulto), à Amanda Kerkoven, pelo prêmio de Melhor Atleta da modalidade na categoria sub-21 (campeã brasileira e campeã dos JASC em 2018); à direção da Unimed Chapecó por seus 27 anos de fundação; e à Secretaria de Assistência Social, bem como a toda a equipe do Programa Abrigo Domiciliar - Modalidade Família Acolhedora para Idosos pelo trabalho acolhedor e exemplar.

As indicações que tiveram unanimidade da Câmara solicitam: um projeto de iluminação pública para o superposte do trevo próximo ao Centro de Eventos Tabajara; pois a comunidade e a Polícia Militar firmaram convênio para instalar uma câmera de monitoramento no local e não há rede elétrica na tubulação; instalação de rótula no cruzamento entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Independência; reparos e manutenção em trecho da rua Marquês de Olinda, próximo à Epagri, no bairro São Cristóvão; estudo para ampliação da coleta de lixo orgânico e lixo reciclável na comunidade de Rodeio Bonito; instalação de um grande espelho convexo no cruzamento das ruas Sete de Setembro, Mato Grosso e Adolfo Konder, no bairro São Cristóvão, pois as mesmas têm pontos cegos para os motoristas; patrolamento e cascalhamento nas estradas da Linha Vailon; plantio de rosas nos canteiros da cidade; limpeza na gruta de Santa Lúcia, na comunidade Monte Belo, acesso a Paial; fechamento de buraco em trecho da rua Frei Bruno, no bairro Efapi; instalação de lombada física ou outro redutor de velocidade na avenida Atílio Fontana, nas proximidades do número 820 E, no bairro Efapi; instalação de mais saídas no Centro de Educação Infantil Municipal Cristo Rei, como medida de segurança preventiva; manutenção do asfalto e das fossas da rua Beloni Trombeta Zanin, no bairro Santo Antônio, providenciar paradas de transporte coletivo próximo à escola Sereno Soprana; melhorar o acesso à comunidade Barra da Chalana, no distrito de Marechal Bormann; solução para problemas de escoamento da rua Julio Antonio Gasparetto, no bairro Paraíso; além de reforço à sinalização das faixas de pedestre em pontos da rua Uruguai, no bairro Santa Maria, e na saída para a BR-283.

PARTICIPE DAS SESSÕES

A proposta da ACIC é para que cada sessão da Câmara de Vereadores tenha a participação da sociedade e todos estão convidados a acompanhar. Para mais informações entre em contato pelo e-mail executivo@acichapeco.com.br ou pelo telefone (49) 3321-2800.

Veja também

Nesta sexta-feira Núcleos empresariais da ACIC abrem oportunidade para novos integrantes15/03/18 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) disponibiliza o Projeto Empreender, uma estratégia que estimula o desenvolvimento por meio dos núcleos empresariais. Nesta sexta-feira (16), haverá uma oportunidade de ingresso nos núcleos, em evento às 7h30, na ACIC, quando o programa será apresentado, com explicação do seu......
Neste sábado, dia 22 Núcleo de Academias da ACIC promove o Dia “D” Saúde21/09/18Ação será realizada no Complexo Esportivo Verdão, das 14 às 17 horas A importância da prática de exercícios físicos para a saúde e qualidade de vida não é novidade. Porém, precisa ser reforçada, pois muitas pessoas ainda não têm o hábito de fazer......
Indústria 4.0 e repercussões jurídicas27/09/18 Jonas Elias Pizzinato Piccoli, OAB/SC 13.448, assessor jurídico da ACIC   Estamos experimentando os efeitos da Indústria 4.0 nas nossas vidas. Até agora houve a indústria 1.0 com os impactos das máquinas a......

Voltar para Notícias