Parceria entre ACIC e Unochapecó promove integração entre acadêmicos e empresas
A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o curso de Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) são parceiros na disciplina de Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx). Depois de um semestre mais perto da realidade das atividades práticas das empresas, os resultados foram apresentados, na quinta-feira (27), para os empresários e nucleados da entidade.
A coordenadora do curso de Administração e professora ABEx V, Gilseli Molozzi, explicou que a parceria entre o curso superior e a ACIC ocorre desde 2015 e se encaixou na disciplina ABEx. "Fazemos um alinhamento inicial com a empresa, apresentamos o projeto e as etapas, além de discutir as informações que serão necessárias. Alinhamos as expectativas para que o empresário saiba quais serão os passos até a entrega dos resultados."
Gilseli descreveu que as etapas do projeto incluem um contato inicial com o empresário, seguido de um diagnóstico. Os alunos vão até a empresa, realizam entrevistas e levantam pontos positivos e negativos para compor o diagnóstico mercadológico. Na universidade, as informações são tratadas e os acadêmicos pesquisam concorrentes para entender o cenário do setor.
"Trabalhamos com a Matriz SWOT aplicando-a em colaboração com os empresários para validar o cenário mercadológico. Organizamos essas informações, desenvolvemos um mapa estratégico e um plano de ações. Também utilizamos o NPS (Net Promoter Score), métrica para mensurar a satisfação dos clientes das empresas. Acreditamos que isso contribui para o aprendizado dos alunos, que saem capacitados para o mercado. Eles vivenciam problemas reais de empresas reais, o que é mais valioso do que estudar apenas a teoria”, enfatizou Gilseli.
O empresário associado a ACIC, Evandro Tolotti, da Mecânica Irmãos Tolotti, realçou a relevância da experiência para receber um retorno de quem está de fora do seu negócio. "Foi uma experiência muito enriquecedora trazer acadêmicos para essa troca com a empresa. É uma perspectiva diferente, pois permite que vejamos nossa empresa de fora para dentro, trazendo novas ideias e identificando situações que talvez não estivéssemos percebendo. Isso tem sido um dos pontos mais positivos.” Além disso, o empresário destacou o interesse dos estudantes em conhecer o dia a dia, entender as necessidades e dificuldades enfrentadas. “É algo que nos alegra bastante, pois no passado não tínhamos essa oportunidade.”
A acadêmica de Administração, Maria Eduarda Monteiro da Silva, frisou que as empresas não são escolhidas pelos estudantes e todas são vistas em sala, compreendendo o mercado, o ramo e a localização, para aplicar o trabalho. "Foi uma experiência muito boa, porque tivemos a oportunidade de conhecer e nos aprofundar mais nas empresas, aplicando a teoria na prática. Isso nos permite entender o dia a dia do que faremos no futuro, do que aprenderemos estando na empresa. Sair da sala de aula e conhecer diferentes aspectos da prática profissional é essencial. A disciplina nos prepara para a realidade do mercado”, concluiu.
03/07 • 14h33