NOTÍCIAS

Postado em 09 de Agosto de 2013 às 13h54

Para onde vai seu dinheiro?

Algumas pessoas não sabem ou precisam pensar muito antes de responder no que o seu dinheiro está sendo aplicado. De acordo com o instrutor Airton Luiz Rigotto, que ministrou o curso “Fluxo de caixa – ferramenta para tomada de decisão”, oferecido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), isso acontece por falta de controle e de registro das informações. “Mais do que ter um livro caixa, no qual se registram as despesas já efetuadas, ou seja, o passado. É necessário fazer o fluxo de caixa, que trabalha, inclusive com o futuro, fazendo a projeção dos aspectos financeiros da empresa”, explica.

Por isso, Rigotto recomenda que os empresários mantenham rigorosos controles de contas a pagar e receber e dos gastos efetivos, além de rever as informações periodicamente. “O empresário só pode tomar decisões corretas se estiver munidos de informações”, avalia.

Os objetivos do curso foram conscientizar os participantes da importância do Fluxo de Caixa como ferramenta para o gerenciamento, orientá-los sobre a origem dos dados e como elaborar e utilizar esses dados, além de apontar quais as decisões que podem ser tomadas com base nas informações que o Fluxo de Caixa apresenta. A partir de materiais simples e exercícios que reproduzem situações práticas, os participantes aprenderão a fazer e interpretar o Fluxo de Caixa, e entender a origem dos dados necessários para o seu preenchimento.

Foram abordados assuntos como a origem das informações necessárias para o Fluxo de caixa; controlando e organizando corretamente as contas a receber e as contas a pagar; a importância do contas a receber e a pagar para o desempenho da empresa; identificando as despesas fixas previsíveis; a estrutura do Fluxo de Caixa; os direitos e obrigações; como calcular o valor de cada imposto a pagar; os investimentos e Fluxo de Caixa; analisando as informações dispostas no Fluxo de Caixa; e o Fluxo de Caixa e as decisões operacionais e estratégicas da empresa.

Airton Luiz Rigotto é formado em Ciências Contábeis, especialista em gestão estratégica de negócios, gestão financeira e engenharia da produção, Máster Practitioner em Programação Neurolinguística; instrutor de treinamentos nas áreas financeira e organizacional contábil, produção, empreendedorismo, gestão estratégica e inovação.

Veja também

Desafios das vendas em indústrias gráficas são abordados em treinamento29/05/18Iniciativa foi do Núcleo das Indústrias Gráficas da ACIC Chapecó “A venda é consequência de um bom atendimento”, afirmou o facilitador do curso “Como vender mais e superar as dificuldades do mercado em transformação”, Marcos Biaggio, durante treinamento promovido na última semana. A iniciativa do Núcleo das Indústrias Gráficas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC)......
Indústria 4.0 e repercussões jurídicas27/09/18 Jonas Elias Pizzinato Piccoli, OAB/SC 13.448, assessor jurídico da ACIC   Estamos experimentando os efeitos da Indústria 4.0 nas nossas vidas. Até agora houve a indústria 1.0 com os impactos das máquinas a......

Voltar para Notícias