NOTÍCIAS

Postado em 16 de Abril de 2018 às 15h46

Palestra sobre cooperativismo de crédito reúne lideranças empresariais

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Lideranças empresariais participaram, nesta semana, na sala de reuniões da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) da palestra “Empreendedorismo cooperativo – cooperativismo de crédito”, promovida pela entidade com apoio do Sebrae/SC. A apresentação foi conduzida pelo consultor e especialista em cooperativas de crédito, PhD em Economia, especialista em gestão empresarial, sistema financeiro e políticas públicas, Carlos Alberto dos Santos.

Com mais de 26 anos de experiência em projetos de desenvolvimento na América Latina e África com foco em pequenas empresas, instituições financeiras e desenvolvimento local, Carlos Alberto apresentou um panorama do segmento e destacou a importância do associativismo e cooperativismo empresarial. “O cooperativismo de crédito empresarial é um poderoso instrumento para diminuir as dificuldades de acessar o crédito”.

Segundo ele, o associativismo empresarial possibilita organização da classe e serve como um grande instrumento de acesso ao sistema financeiro nacional por meio do cooperativismo de crédito. “Essa situação está acontecendo em vários locais do País com bons resultados, redução de custos e é algo que evoluiu muito nos últimos anos porque há um incentivo por parte do banco central, há uma regulamentação forte em relação ao segmento que, ao ser bem trabalhado, traz resultados concretos”.

Carlos Alberto destacou, ainda, que no Brasil todo há muitas críticas aos bancos convencionais principalmente em relação a custos, tarifas, taxas, mas também ao atendimento e relacionamento. Ao mesmo tempo, há um avanço grande no cooperativismo de crédito na pessoa jurídica. Conversamos sobre isso porque, ao aglutinar um grande número de empresas, o associativismo pode ser um poderoso instrumento para fortalecer o cooperativismo de crédito na região.

Chapecó e região são reconhecidas como referência no setor, mas segundo Carlos Alberto é possível avançar ainda mais. “A Sociedade de Garantia de Crédito (Garanteoeste), por exemplo, é um modelo associativo consolidado e que deve crescer muito nos próximos anos. Isso mostra que é possível, pois a partir do protagonismo e da liderança empresarial foi criado um instrumento que possibilitou reduzir o custo do acesso ao crédito e facilitar para muitas empresas que não teriam condições caso não existisse esta alternativa”.

O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, realçou a importância de buscar conhecimento para fomentar ainda mais o associativismo ao mencionar que a palestra de Carlos Alberto, viabilizada por meio do Sebrae/SC, trouxe contribuições importantes à respeito do cooperativismo de crédito. “A Acic é uma fomentadora de boas ideias e, por isso, busca constantemente estratégias que viabilizem inovação e investimentos em novos projetos sempre com o propósito de defender os interesses da classe empresarial e assegurar os direitos de cidadania”. 

Veja também

ACIC renova o Conselho Deliberativo03/02/17 A apresentação do relatório de atividades, aprovação das contas de 2016 e eleição do novo quadro diretivo constituíram a pauta da assembleia geral anual e da reunião do Conselho Deliberativo da ACIC nesta semana. Por aclamação, foi eleito presidente para o mandato de um ano, até janeiro de 2018, o empresário Marcos Moschetta......
Santa Catarina segue com saldo positivo nas exportações de carnes11/03/19 O balanço das exportações catarinenses de carne suína e de frango segue com resultados positivos em fevereiro. O Estado faturou mais de US$ 206,6 milhões com o embarque de 86,1 mil toneladas de carne de frango e de 27,9 mil......
Gestão de equipes eficazes garante melhores resultados07/07/17 Melhorar e atualizar conhecimentos sobre gestão de equipes foi o que levou a assistente administrativa Fernanda Vicocal Simon da Unochapecó e mais quatro colegas a participar do curso “Gestão e Supervisão de Equipes”,......

Voltar para Notícias