NOTÍCIAS

Postado em 23 de Outubro de 2019 às 16h21

Palestra orienta sobre mecânica básica e cuidados com o carro

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Evento, promovido pelo Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), foi direcionado para mulheres

Quem disse que nível do óleo, calibragem dos pneus, alinhamento das rodas, freios, bateria e filtros não são assuntos para mulheres? Ocupando cada vez mais espaço, elas estão mostrando que são capazes de resolver situações que até pouco tempo estavam sob o domínio exclusivo dos homens. Pensando nisso, o Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Sesc promoveram, nesta semana, no Sesc, mais uma edição da palestra de Mecânica Básica para Mulheres.

O curso foi ministrado pelas nucleadas Cíntia Cristina Rosa e Daiana Flavia da Fonseca. O objetivo foi esclarecer dúvidas, ensinar a detectar alguns sintomas de problemas que o carro possa vir a apresentar e mostrar cuidados necessários para garantir as boas condições do veículo. Na palestra, as mulheres aprenderam como agir para diminuir o consumo de combustível, provocar menos desgaste nas peças, como utilizar corretamente, por exemplo, o freio e a embreagem e como dirigir com segurança.

A técnica de atividades do Sesc, Angela Aparecida Gabriel, participou do curso. “Nunca tinha participado de uma palestra nesse sentido e tenho curiosidade em conhecer mais sobre o veículo. Aprendemos sobre as luzes do painel, quando precisamos ficar em alerta, questões de segurança, como economizar combustível, a importância da manutenção preventiva e de ter um mecânico de confiança”, relatou.

Angela destacou, ainda, ações simples como trocar um pneu. “É básico, mas quantas mulheres já passaram por essa experiência? No fim da palestra trocamos um pneu e recebemos dicas também sobre componentes que podemos usar ao furar um pneu para poder andar mais alguns quilômetros até encontrar um lugar seguro para a troca”, acrescentou.

A ação fez parte das atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Sesc e integra o Qualivida, um programa interno de qualidade de vida dos colaboradores. “Participou uma equipe que usa o carro da entidade e também seus veículos particulares. Na palestra, conhecemos mais sobre mecânica para evitar situações complicadas. Buscamos trazer ações para os colaboradores que contribuam para a qualidade de vida e segurança e essa foi uma delas”, salientou a gerente do Sesc Chapecó, Vanderléa Luiza da Silva.

Daiana e Cíntia ressaltaram que uma das intenções foi reforçar a importância da manutenção preventiva dos veículos. “O planejamento e a manutenção preventiva ajudam a economizar tempo e dinheiro e são importantes para evitar problemas em momentos inesperados. Além de cuidar do veículo, o motorista também estará zelando pela sua segurança”, enfatizaram.

 

Veja também

Desfile de moda e atrações de lazer marcam o Natal do Projeto Multi Centro27/11/13 Um dia de lazer e diversão em família com atrações que atenderão o público de todas as idades. Com esta proposta, o Projeto Multi Centro Chapecó promove, neste domingo, 1º de dezembro, a partir das 15 horas, na Avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Marechal Deodoro e Marechal Bormann, o “Natal no Centro”. A programação inclui......
Flávio Pasquali é eleito Empresário do Ano 201826/11/18 O diretor da empresa Plásticos Pasquali, Flávio Pasquali, foi eleito Empresário do Ano 2018 em solenidade na noite desta quinta-feira (22), em Chapecó. O evento, promovido pela Associação Comercial e Industrial de......

Voltar para Notícias