Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 26 de Junho de 2019 às 16h51

    Oficina apresenta ferramentas para resolver problemas nas empresas

    Núcleos (52)
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Iniciativa integra atividades do Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA) da ACIC Chapecó

    Desenvolver um modelo de negócio, repensar um já existente e promover melhorias na empresa. Tudo isso é possível utilizando a metodologia de negócios Canvas. Trata-se de uma ferramenta que permite visualizar todos os aspectos fundamentais do negócio e construir diferenciais competitivos por meio de participação das pessoas e compartilhamento de ideias.

    Empreendedores participaram nessa semana de uma oficina de canvas promovida pelo Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A facilitadora, coordenadora da Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech), Franciele Pastre, ressaltou que a finalidade da ferramenta é resolver problemas. “Pode ser usada por empresas de todos os portes e segmentos, para criar uma startup ou para alinhamento de estratégias”, expôs.

    Com o canvas, é possível avaliar a proposta de valor da empresa, segmento de cliente que atende, quais canais são utilizados para chegar ao cliente, como criar relacionamento, importância de parceiros, quais atividades e recursos são necessários para o negócio, quais são os custos e como monetizar. “Ao final do processo, o empreendedor terá todo o delineamento, possibilitando ter um raio-X da empresa. Porém, é preciso observar que o canvas não substitui o plano de negócios. A ferramenta é uma modelagem que permite alinhar e aprofundar aspectos necessários para o crescimento”, ressaltou Franciele.

    O canvas também contribui para sair da rotina e pensar o negócio de maneira rápida e em equipe. De acordo com Franciele, isso é essencial. “Com esse alinhamento os gestores conseguirão tomar decisões e criar um plano de ação mais assertivo”.

    PROJETO CENA

    A diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella, frisou que o CENA é uma oportunidade para as empresas nucleadas conhecerem cases de sucesso e compartilharem experiências. “Durante este ano serão realizadas sete atividades com objetivo de proporcionar conhecimentos e ações práticas. Pensamos numa programação que contribua para aprimorar os processos e a gestão das empresas”.

    A programação iniciou em abril com a palestra “Transformação nos Negócios” e neste mês com a Oficina de Canvas. As próximas atividades serão Oficina de Design Thinking, no dia 23 de julho, das 08h às 12h, na ACIC, com Valéria Feijó; Oficina de Scrum e Kamban, no dia 20 de agosto, das 08h às 12h, na ACIC, com Graziela Tonin; programa Vida Empresarial, no dia 10 de setembro, com o empresário Flávio Pasquali, às 19h30, na Unochapecó; a terceira edição do Conecta Núcleos, no dia 19 de outubro, das 08h às 12h e das 14h às 18h, e no dia 20 de outubro, das 08h às 12h, na Unochapecó; e o Painel de Conhecimento com Eko7 e Ogochi “Mercado e Vendas”, com Paulo de Souza, da Eko7, e Sidney Ogochi, da Ogochi. A data será informada em breve.

    O Programa Capacitação para Empresas Nucleadas foi criado em 2017 a partir de demandas que surgiram no planejamento dos núcleos. As empresas nucleadas interessadas em participar podem entrar em contato com a ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 ou e-mail nucleos3@acichapeco.com.br. “Reforçamos o convite para que as empresas nucleadas participem e aproveitem essa oportunidade para crescer e se desenvolver, mantendo-se competitivas no mercado”, realça Cleunice.

    Veja também

    Feirão do Imposto reforça necessidade de reforma tributária29/10/19Ação promovida no fim de semana, em Chapecó, pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIC, mostrou incidência de impostos em produtos de uso popular Você já parou para pensar no quanto paga de imposto em cada produto e serviço que consome? Sabia que, atualmente, o brasileiro trabalha cerca de 150 dias ao ano somente para pagar seus tributos? Para contribuir na reflexão sobre o tema, o Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Empresarial e Comercial de Chapecó (ACIC) promoveu, no fim de semana,......

    Voltar para Notícias