Postado em 26 de Junho de 2019 às 16h51

Oficina apresenta ferramentas para resolver problemas nas empresas

Núcleos (52)
    • ACIC CHAPECÓ -

Iniciativa integra atividades do Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA) da ACIC Chapecó

Desenvolver um modelo de negócio, repensar um já existente e promover melhorias na empresa. Tudo isso é possível utilizando a metodologia de negócios Canvas. Trata-se de uma ferramenta que permite visualizar todos os aspectos fundamentais do negócio e construir diferenciais competitivos por meio de participação das pessoas e compartilhamento de ideias.

Empreendedores participaram nessa semana de uma oficina de canvas promovida pelo Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A facilitadora, coordenadora da Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech), Franciele Pastre, ressaltou que a finalidade da ferramenta é resolver problemas. “Pode ser usada por empresas de todos os portes e segmentos, para criar uma startup ou para alinhamento de estratégias”, expôs.

Com o canvas, é possível avaliar a proposta de valor da empresa, segmento de cliente que atende, quais canais são utilizados para chegar ao cliente, como criar relacionamento, importância de parceiros, quais atividades e recursos são necessários para o negócio, quais são os custos e como monetizar. “Ao final do processo, o empreendedor terá todo o delineamento, possibilitando ter um raio-X da empresa. Porém, é preciso observar que o canvas não substitui o plano de negócios. A ferramenta é uma modelagem que permite alinhar e aprofundar aspectos necessários para o crescimento”, ressaltou Franciele.

O canvas também contribui para sair da rotina e pensar o negócio de maneira rápida e em equipe. De acordo com Franciele, isso é essencial. “Com esse alinhamento os gestores conseguirão tomar decisões e criar um plano de ação mais assertivo”.

PROJETO CENA

A diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella, frisou que o CENA é uma oportunidade para as empresas nucleadas conhecerem cases de sucesso e compartilharem experiências. “Durante este ano serão realizadas sete atividades com objetivo de proporcionar conhecimentos e ações práticas. Pensamos numa programação que contribua para aprimorar os processos e a gestão das empresas”.

A programação iniciou em abril com a palestra “Transformação nos Negócios” e neste mês com a Oficina de Canvas. As próximas atividades serão Oficina de Design Thinking, no dia 23 de julho, das 08h às 12h, na ACIC, com Valéria Feijó; Oficina de Scrum e Kamban, no dia 20 de agosto, das 08h às 12h, na ACIC, com Graziela Tonin; programa Vida Empresarial, no dia 10 de setembro, com o empresário Flávio Pasquali, às 19h30, na Unochapecó; a terceira edição do Conecta Núcleos, no dia 19 de outubro, das 08h às 12h e das 14h às 18h, e no dia 20 de outubro, das 08h às 12h, na Unochapecó; e o Painel de Conhecimento com Eko7 e Ogochi “Mercado e Vendas”, com Paulo de Souza, da Eko7, e Sidney Ogochi, da Ogochi. A data será informada em breve.

O Programa Capacitação para Empresas Nucleadas foi criado em 2017 a partir de demandas que surgiram no planejamento dos núcleos. As empresas nucleadas interessadas em participar podem entrar em contato com a ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 ou e-mail nucleos3@acichapeco.com.br. “Reforçamos o convite para que as empresas nucleadas participem e aproveitem essa oportunidade para crescer e se desenvolver, mantendo-se competitivas no mercado”, realça Cleunice.