Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 30 de Setembro de 2020 às 17h43

    "O resultado não vem de uma ação, é um somatório", afirma Clóvis Spohr

    Buscar conhecimentos e novas experiências, estar com as pessoas certas, inovar e construir uma trajetória de confiança e boa reputação. Esses foram alguns dos ensinamentos do empresário Clóvis Spohr durante sua explanação no Programa Vida Empresarial nesta semana. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), o evento on-line teve participação de acadêmicos, egressos, professores e empresários.

    Proprietário da construtora Dimensão e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Spohr falou sobre o início da empresa, carreira, dificuldades, aprendizados, associativismo, entre outros temas. Natural de Alecrim, no Rio Grande do Sul, o empreendedor integra uma família de seis irmãos. "A família é a minha fonte de inspiração", frisou. Da infância e adolescência, lembrou que na cidade havia uma escola onde se construíam amizades, se buscava conhecimento e também onde havia lazer e diversão. "A amizade é muito importante. Fui fazer faculdade em Santa Maria e até hoje mantenho os amigos da infância", relatou.

    Ao se formar engenheiro civil, Spohr já estava trabalhando em uma empresa. "Achei que com o diploma estaria pronto, mas fiquei pouco tempo na empresa e a saída foi o primeiro baque na minha vida. O que eu iria fazer? Fiquei muito restrito ao conceito da formação. Durante a faculdade é importante buscar outras experiências", orientou. Surgiu, então, a oportunidade de mudar para Chapecó, onde conhecia três pessoas, amigos da infância. Trabalhou em uma construtora na elaboração de projetos, deu aula de física para o ensino médio e foi responsável técnico da antiga Lorasche. "O proprietário sofreu um acidente e a mulher dele não quis assumir o negócio. Então, surgiu a oportunidade de alugar a empresa e nesse momento nasceu a Dimensão Artefatos de Cimento".

    Spohr fundou a empresa em janeiro de 1993, junto com Eliseu Gardini, seu sócio até hoje, e Antônio Baccarin Rodrigues. "Um detalhe importante: não tínhamos R$ 1,00 e fizemos uma troca: a antiga proprietária tinha alguns compromissos a serem cumpridos, que assumimos, e em troca ficamos com o estoque da fábrica. Foi bastante simplificada, mas foi uma oportunidade", lembrou. Porém, surgiram novos desafios: Spohr não tinha experiência e nem conhecimento da vida empresarial. Começou, então, uma jornada em busca de informações, fazendo cursos, especializações e participando de atividades relacionadas ao segmento. "Me dei conta que sabia muito pouco. Fiz todos os cursos possíveis e tive que aprender de maneira rápida", expôs.

    Em 1997, junto com Gardini, fundou a Dimensão Engenharia e Construções, mas as empresas ainda não eram suficientes para se manter financeiramente. Então, de 1998 a 2004 foi gerente de uma imobiliária. "Essa experiência mudou novamente a maneira de ver as coisas. Aprendi muito". Em 2005 os sócios fundaram a Dimencor Tintas e Revestimentos e, em 2007, a Dimensão Incorporações, cujo trabalho focalizado em sustentabilidade rendeu o Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade, em 2019.

    Paralelamente à atuação nas empresas, Spohr manteve atuação na comunidade, integrando diversas entidades, entre elas o Sindicato da Indústria da Construção e Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon), Verde Vida, Rotary Club, ACIC, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Conselho Superior da Fundeste, Conselho da Cidade de Chapecó, Conselho Estadual do SPC/SC e Centro Empresarial de Chapecó (CEC).

    NOVOS TEMPOS

    Atualmente, diante dos desafios da pandemia, Spohr enfatiza a necessidade de estar preparado. "Quanto mais preparado estiver, mais fácil será superar as dificuldades", salientou ao acrescentar também que é fundamental se reinventar e inovar. "O resultado não vem de uma ação, mas de todo um contexto, é um somatório", reforçou.

    Como lições, realçou a importância da formação familiar e escolar, os relacionamentos e amizades, sorte, oportunidade, responsabilidade, coragem, liderança, confiança e reputação. "Quando entrei na Dimensão não sabia direito o que faríamos, mas estava com a pessoa certa. Você deve começar com quem e não com o que. Se você tem as pessoas certas, o problema de motivar quase não existe, elas são capazes de automotivação e de produzir excelentes resultados", destacou, acrescentando que paixão não se fabrica. "Você precisa descobrir o que desperta paixão em você", concluiu Spohr.

    O Vida Empresarial integra a Semana do Administrador do curso de Administração da universidade. Teve patrocínio do Sicredi, Unimed, Grupo GV/Inviolável e Grupo Bugio, com apoio do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, Aurora, Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Conselho Regional de Administração (CRA-SC), BRDE, Sicoob e ABP Gestão Contábil e Empresarial.

    PROGRAMA VIDA EMPRESARIAL

    O Vida Empresarial foi criado pela ACIC em 1991 para registrar e destacar o espírito empreendedor de pessoas que ajudam na construção e no desenvolvimento econômico de Chapecó e região. O programa apresenta a trajetória pessoal e profissional do Empresário do Ano eleito pelos associados da ACIC no ano anterior. "Na escola de nossa vida não inventamos, é preciso caprichar desde o início. Por isso, gosto de ouvir histórias e a do Clóvis Spohr é uma fonte de inspiração", assinalou o presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto.

    O reitor da Unochapecó, Claudio Jascoski, frisou que conhecer a trajetória de profissionais motiva os estudantes a acreditarem que é possível ter sua empresa e ser um empreendedor de sucesso. "A história do Clóvis Spohr merece nosso reconhecimento e inspira os jovens a buscar sempre mais e a entenderem a importância de inovar".

    Para o presidente da Fundeste, Vincenzo Mastrogiacomo, a trajetória inspira não só os acadêmicos, mas a todos. "O relato do início dos negócios, das dificuldades e das vitórias traz para dentro da universidade a realidade do mercado. Neste ano, a Fundeste/Unochapecó completa 50 anos e continuamos buscando ser um modelo de ensino, empreendedorismo e inovação".

    Veja também

    ACIC atinge a meta e arrecada R$ 1 milhão na campanha Salve Vidas20/07/20 A arrojada meta de arrecadar 1 milhão de reais e doar esses recursos financeiros para o Hospital Regional do Oeste (HRO) adquirir equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi alcançada. A proclamação da conquista foi feita pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Nelson Eiji Akimoto no fim da semana. Em março a......
    Diretores da ACIC visitam presidente da Câmara de Vereadores18/04/16 Os diretores da Associação Comercial e Industrial (ACIC) realizaram, nessa semana, uma visita ao presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, João Marques da Rosa. No encontro, trataram sobre pautas de interesse comum para......

    Voltar para Notícias