Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 30 de Setembro às 17h43

    "O resultado não vem de uma ação, é um somatório", afirma Clóvis Spohr

    Buscar conhecimentos e novas experiências, estar com as pessoas certas, inovar e construir uma trajetória de confiança e boa reputação. Esses foram alguns dos ensinamentos do empresário Clóvis Spohr durante sua explanação no Programa Vida Empresarial nesta semana. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), o evento on-line teve participação de acadêmicos, egressos, professores e empresários.

    Proprietário da construtora Dimensão e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Spohr falou sobre o início da empresa, carreira, dificuldades, aprendizados, associativismo, entre outros temas. Natural de Alecrim, no Rio Grande do Sul, o empreendedor integra uma família de seis irmãos. "A família é a minha fonte de inspiração", frisou. Da infância e adolescência, lembrou que na cidade havia uma escola onde se construíam amizades, se buscava conhecimento e também onde havia lazer e diversão. "A amizade é muito importante. Fui fazer faculdade em Santa Maria e até hoje mantenho os amigos da infância", relatou.

    Ao se formar engenheiro civil, Spohr já estava trabalhando em uma empresa. "Achei que com o diploma estaria pronto, mas fiquei pouco tempo na empresa e a saída foi o primeiro baque na minha vida. O que eu iria fazer? Fiquei muito restrito ao conceito da formação. Durante a faculdade é importante buscar outras experiências", orientou. Surgiu, então, a oportunidade de mudar para Chapecó, onde conhecia três pessoas, amigos da infância. Trabalhou em uma construtora na elaboração de projetos, deu aula de física para o ensino médio e foi responsável técnico da antiga Lorasche. "O proprietário sofreu um acidente e a mulher dele não quis assumir o negócio. Então, surgiu a oportunidade de alugar a empresa e nesse momento nasceu a Dimensão Artefatos de Cimento".

    Spohr fundou a empresa em janeiro de 1993, junto com Eliseu Gardini, seu sócio até hoje, e Antônio Baccarin Rodrigues. "Um detalhe importante: não tínhamos R$ 1,00 e fizemos uma troca: a antiga proprietária tinha alguns compromissos a serem cumpridos, que assumimos, e em troca ficamos com o estoque da fábrica. Foi bastante simplificada, mas foi uma oportunidade", lembrou. Porém, surgiram novos desafios: Spohr não tinha experiência e nem conhecimento da vida empresarial. Começou, então, uma jornada em busca de informações, fazendo cursos, especializações e participando de atividades relacionadas ao segmento. "Me dei conta que sabia muito pouco. Fiz todos os cursos possíveis e tive que aprender de maneira rápida", expôs.

    Em 1997, junto com Gardini, fundou a Dimensão Engenharia e Construções, mas as empresas ainda não eram suficientes para se manter financeiramente. Então, de 1998 a 2004 foi gerente de uma imobiliária. "Essa experiência mudou novamente a maneira de ver as coisas. Aprendi muito". Em 2005 os sócios fundaram a Dimencor Tintas e Revestimentos e, em 2007, a Dimensão Incorporações, cujo trabalho focalizado em sustentabilidade rendeu o Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade, em 2019.

    Paralelamente à atuação nas empresas, Spohr manteve atuação na comunidade, integrando diversas entidades, entre elas o Sindicato da Indústria da Construção e Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon), Verde Vida, Rotary Club, ACIC, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Conselho Superior da Fundeste, Conselho da Cidade de Chapecó, Conselho Estadual do SPC/SC e Centro Empresarial de Chapecó (CEC).

    NOVOS TEMPOS

    Atualmente, diante dos desafios da pandemia, Spohr enfatiza a necessidade de estar preparado. "Quanto mais preparado estiver, mais fácil será superar as dificuldades", salientou ao acrescentar também que é fundamental se reinventar e inovar. "O resultado não vem de uma ação, mas de todo um contexto, é um somatório", reforçou.

    Como lições, realçou a importância da formação familiar e escolar, os relacionamentos e amizades, sorte, oportunidade, responsabilidade, coragem, liderança, confiança e reputação. "Quando entrei na Dimensão não sabia direito o que faríamos, mas estava com a pessoa certa. Você deve começar com quem e não com o que. Se você tem as pessoas certas, o problema de motivar quase não existe, elas são capazes de automotivação e de produzir excelentes resultados", destacou, acrescentando que paixão não se fabrica. "Você precisa descobrir o que desperta paixão em você", concluiu Spohr.

    O Vida Empresarial integra a Semana do Administrador do curso de Administração da universidade. Teve patrocínio do Sicredi, Unimed, Grupo GV/Inviolável e Grupo Bugio, com apoio do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, Aurora, Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Conselho Regional de Administração (CRA-SC), BRDE, Sicoob e ABP Gestão Contábil e Empresarial.

    PROGRAMA VIDA EMPRESARIAL

    O Vida Empresarial foi criado pela ACIC em 1991 para registrar e destacar o espírito empreendedor de pessoas que ajudam na construção e no desenvolvimento econômico de Chapecó e região. O programa apresenta a trajetória pessoal e profissional do Empresário do Ano eleito pelos associados da ACIC no ano anterior. "Na escola de nossa vida não inventamos, é preciso caprichar desde o início. Por isso, gosto de ouvir histórias e a do Clóvis Spohr é uma fonte de inspiração", assinalou o presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto.

    O reitor da Unochapecó, Claudio Jascoski, frisou que conhecer a trajetória de profissionais motiva os estudantes a acreditarem que é possível ter sua empresa e ser um empreendedor de sucesso. "A história do Clóvis Spohr merece nosso reconhecimento e inspira os jovens a buscar sempre mais e a entenderem a importância de inovar".

    Para o presidente da Fundeste, Vincenzo Mastrogiacomo, a trajetória inspira não só os acadêmicos, mas a todos. "O relato do início dos negócios, das dificuldades e das vitórias traz para dentro da universidade a realidade do mercado. Neste ano, a Fundeste/Unochapecó completa 50 anos e continuamos buscando ser um modelo de ensino, empreendedorismo e inovação".

    Veja também

    A esmagadora carga tributária brasileira26/08 Ao longo de sua história, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) sempre defendeu um sistema tributário justo e simplificado. Essa postulação é sustentada em face da constatação de que a carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo e consome um terço das riquezas nacionais. A sociedade reclama......
    Intercambistas da Argentina conhecem estrutura e ações da ACIC12/11/18 Aproximadamente 30 intercambistas de Posadas, Argentina, visitaram Chapecó nesse fim de semana e conheceram a Associação Empresarial e Industrial de Chapecó (ACIC) e as ações da entidade que atua em diversas......
    Inova Jovem31/10/17Projeto capacita jovens e estimula a pensar na carreira profissional Com objetivo de capacitar adolescentes vinculados às empresas associadas e comunidade em geral, desenvolvendo competências pessoais, habilidades e postura ideal para o mercado de trabalho, a Associação Comercial e Industrial de......

    Voltar para Notícias