NOTÍCIAS

Postado em 13 de Agosto às 16h04

Núcleos da ACIC: oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional

Núcleos (36)
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Desenvolver-se pessoal e profissionalmente. É isso o que proporcionam os núcleos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A afirmação é do nucleado Robert Otto, que há um ano participa do Núcleo de Jovens Empresários (NJE) e, atualmente, é o coordenador do grupo. Ele relatou sua trajetória para empreendedores que participaram de evento de apresentação dos núcleos, fazendo um resumo sobre a contribuição que teve ao integrar o grupo empresarial.

Para Otto, desde que está participando do núcleo, expandiu sua visão, o que ajudou a resolver vários problemas do dia a dia. “Eu parei de dar justificativas e desculpas, melhorei a gestão do tempo, aprendi a trabalhar em equipe, pois sempre fui muito controlador, aprimorei minha comunicação, a liderança e passei a ser pró-ativo”, relatou. Para o empresário, o núcleo também ampliou suas redes de relacionamento, é uma inspiração para fazer diferente e proporcionou novos amigos.

No âmbito profissional, a participação no núcleo contribuiu para a inovação de processos, ampliou o network, as parcerias e as oportunidades. Além disso, proporcionou uma rede de apoio e mentoria, favoreceu para a expansão da empresa, a empreender e a realizar novas vendas. “Mas isso não vem ao acaso. É preciso se envolver. O resultado é proporcional à entrega. O núcleo contribui para que possamos nos desenvolver como pessoas e entender que não somos uma ilha. Quando saímos da bolha, olhamos para o negócio diferente e passamos a ter outra visão, a resolver os problemas de maneira diferente e é isso que traz melhorias”, enfatizou Otto.

A palestra de apresentação dos núcleos foi realizada na ACIC, na última semana. O evento foi aberto e direcionado aos empresários e gestores dos segmentos de academias, assessoria e consultoria empresarial, automecânicas, centros de formação de condutores, comércio exterior e logística internacional, excelência, gestores de pessoas, indústria gráfica, jovem empresário, multissetorial, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação.

SOBRE OS NÚCLEOS

Os núcleos são grupos que discutem problemas do setor, dificuldades, trocam experiências e, a partir disso, melhoram a gestão, desenvolvendo as empresas e, consequentemente, o segmento. Atualmente, a ACIC possui 13 núcleos. As organizações que participam dos grupos empresariais integram uma rede com mais de 250 empresas. “Quando conhecemos o nosso setor de atuação, percebemos que as empresas possuem as mesmas necessidades. Nos grupos empresariais, debatemos e desenvolvemos soluções em conjunto. O trabalho é colaborativo e beneficia a todos”, exemplificou a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella.

Os benefícios são alcançados por meio de ações coletivas, constituindo-se em alternativas que viabilizam as atividades econômicas e um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência. Além disso, a ACIC oferece capacitações específicas para os núcleos. Um exemplo é o Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA) que promove diversos cursos durante o ano.

De acordo com Cleunice, as empresas que participam dos grupos representam o associativismo na prática. “Promovem ambientes de diálogo para a troca de informações e para pensar o negócio. Com a efetiva participação de todos os envolvidos, fortalecem o setor e estimulam o desenvolvimento de lideranças”.

Mais informações sobre os núcleos pelos e-mails nucleos2@acichapeco.com.br e nucleos3@acichapeco.com.br e pelo telefone (49) 3321-2800.

 

Veja também

Gincana estimula jovens a estudar e se preparar para o mundo do trabalho16/08/17 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação O emprego da tecnologia no dia a dia, mercado de trabalho e assuntos gerais integraram os temas da gincana de conhecimento promovida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) com adolescentes do Verde......
NTIC aproxima estudantes do setor de tecnologia da informação18/10/16 O mercado de tecnologia da informação e da comunicação é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Por outro lado, há falta de profissionais qualificados em diversos segmentos dentro do setor. Para despertar o......

Voltar para Notícias