Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 21 de Outubro às 17h22

    Núcleos da ACIC fortalecem profissionais e empresas de Chapecó

    Crescer e desenvolver-se pessoal e profissionalmente. Esse é o objetivo dos núcleos empresariais da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) que, nesta quarta-feira (21), promoveram evento on-line para apresentação dos grupos empresariais aos profissionais interessados em fazer parte. A ACIC possui aproximadamente 1.500 associados e 12 núcleos setoriais, multissetoriais e multitemáticos que envolvem mais de 250 empresas.

    A diretora de desenvolvimento de núcleos empresariais da ACIC, Cleunice Zanella, explicou os objetivos e a funcionalidade dos grupos. Os núcleos são grupos de trabalho formados por empresas associadas, os quais oportunizam o aumento da competitividade, promoção do setor e desenvolvimento das organizações com a troca de conhecimento, auxiliando na criação de novas estratégias. Também incentivam a busca de novos mercados, tecnologia, inovação e desenvolvem lideranças.

    O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, reforçou que é o conjunto de ações que promove o crescimento. "A sinergia faz o movimento ocorrer. Então sintam-se parte da ACIC, tragam ideias e participem. Pensem grande, em conquistar o mundo, e se inspirem nos exemplos que estão ao nosso lado, na entidade".

    Cleunice frisou que a principal intenção é fortalecer as pessoas. "Com isso, desenvolvemos as empresas e, consequentemente, o município e a região", assinalou. O princípio dos núcleos, acrescentou a diretora, é a união e o trabalho conjunto. "É preciso estar aberto para discussão de assuntos de interesse comum. Os núcleos oportunizam viver o associativismo na prática. É uma maneira de estar mais presente na ACIC, contribuindo para o desenvolvimento empresarial e dos setores que atuam", sublinhou, ao acrescentar que cada grupo tem um planejamento estratégico. "São muito atuantes, promovem diversos eventos durante o ano e proporcionam muito aprendizado".

    A consultora regional oeste do Programa Empreender Sebrae/Facisc, ao qual os núcleos são vinculados, Lenir Peres Pavan, relatou que em todo o Estado 56 segmentos são trabalhados nos núcleos. "Em Santa Catarina, temos 11.238 empresários que integram 599 núcleos, envolvendo 8.763 empresas". Lenir destacou a atuação dos núcleos da ACIC que ficaram em primeiro lugar em número de ações realizadas na Semana dos Núcleos, promovida em agosto passado. "A ACIC também é a única Associação Empresarial do Estado que tem dois projetos inscritos no Programa de Aceleração de Núcleos (PAN), um do Núcleo de Automecânicas e outro do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação", comentou.

    SOBRE OS NÚCLEOS

    Os núcleos são grupos que discutem problemas do setor, dificuldades, trocam experiências e, a partir disso, melhoram a gestão, desenvolvendo as empresas e, consequentemente, o segmento. "Quando conhecemos o nosso setor de atuação, percebemos que as empresas possuem as mesmas necessidades. Nos grupos empresariais, debatemos e desenvolvemos soluções em conjunto. O trabalho é colaborativo e beneficia a todos", exemplificou Cleunice. Os benefícios são alcançados por meio de ações coletivas, constituindo-se em alternativas que viabilizam as atividades econômicas e um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência.

    A estrutura de gestão dos núcleos possui um coordenador, um vice-coordenador e um tesoureiro que conduzem os trabalhos realizados durante o ano, definidos no planejamento estratégico de cada grupo. No encontro desta semana, os coordenadores apresentaram cada grupo e explicaram sobre as atividades que desenvolvem.

    Os nucleados recebem apoio da entidade em todas as atividades, tendo à disposição infraestrutura e equipe de colaboradores. Os núcleos abrangem os segmentos: academias, automecânicas, centros de formação de condutores, comércio exterior e logística internacional, excelência, gestores de pessoas, indústrias gráficas, multissetorial, assessorias e consultorias, jovens empresários, tecnologia da informação e comunicação e sustentabilidade.

    Mais informações pelo telefone (49) 3321-2800, com o setor de núcleos da ACIC, ou pelo e-mail nucleos@acichapeco.com.br.

    Veja também

    Núcleo da Saúde e Bem Estar - Olhe pelas suas costas28/04/17 Muitas pessoas e muitos pacientes queixam-se todos os dias de dor nas costas. Alguns começam contando aquela velha história de que ao abaixar-se não se ergueram mais ou ainda que ao acordar simplesmente estava com o pescoço duro. A verdade é que a maior parte das dores nas costas que sentimos é uma resposta há anos de má postura. Tanto em casa, quanto no......
    Acic na Câmara Legislativo aprova obrigatoriedade de cardápios em Braille em estabelecimentos de Chapecó15/03/19Bares, hotéis, restaurantes e similares devem disponibilizar até dois cardápios aos clientes Os vereadores de Chapecó aprovaram na sessão desta quinta (14) o projeto de lei 271/18 que obriga a disponibilidade de cardápios em Braille em bares, hotéis, restaurantes e estabelecimentos similares no município. A proposta......
    ACIC apresenta resultados da Mercoagro 201610/11/16 Resgatar a confiança dos expositores e do público da Mercoagro 2016 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) era o principal objetivo da Associação Comercial e Industrial de......

    Voltar para Notícias