NOTÍCIAS

Postado em 27 de Novembro às 16h30

Núcleo de Sustentabilidade promove palestra sobre compliance empresarial

Núcleos (50)Eventos (99)
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Com o objetivo de oferecer informação sobre o tema e sempre trazendo profissionais gabaritados, o Núcleo de Sustentabilidade da Associação Comercial Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nesta semana, a palestra Compliance Empresarial, ministrada pelo Dr. Francisco Carlos Fernandes. Com mais de 20 anos de atuação na área de compliance e gestão de risco, o professor destacou que esse é um assunto que merece a atenção das empresas.

“Perenidade é a palavra-chave”, afirmou Fernandes. “Para uma empresa que almeja o sucesso contínuo, esse é o caminho”, reforçou. Segundo ele, este é um assunto importante, por isso buscou apresentar exemplos voltados para a prática, com a intenção de que os empresários presentes possam desenvolver abordagens e encontrar soluções em suas organizações.

“Esse tema estava no planejamento do núcleo para este ano, pois vem ao encontro da proposta de sustentabilidade do negócio, sendo que aborda também a questão do comportamento empresarial, não somente as normas legislativas”, explicou a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Eliana Cansian. “É um assunto que está em voga, queremos que todos tenham acesso e compreendam com clareza o assunto, por isso trouxemos o professor Fernandes”, destacou acrescentando que é necessário os empresários ter conhecimento sobre lei anticorrupção, fraudes, códigos de ética/condutas, contratos, tratados e toda a parte de legislação, não só trabalhista e tributária, mas que compõe toda a gestão empresarial.

Em sua fala, o palestrante frisou que não param de surgir novas regras. Por isso os empresários, contadores, advogados e outros profissionais precisam encontrar formas de estar sempre atentos a essas novidades. “Não importa o tamanho da empresa, nem o local em que estão atuando. Todas precisam agir corretamente”, reforçou. Ele apontou como solução delegar responsabilidades e indicar pessoas para cumprir com essas obrigações, sempre estabelecendo prazos.

Entre os requisitos de conformidade apresentados por Fernandes, estão: autoridades fiscais; leis e regulamentos trabalhistas e previdenciários; órgãos supervisores (BC, Susep, CVM etc); regulamentação da atividade (ANS, Aneel, ANA, Anatel etc); conformidade voluntária (ISO 9001, 14001, 37001, acreditação de hospitais etc); e acordos e contratos. “Há diversos elementos que formam o conceito de compliance, entre eles destaco a necessidade, a ameaça e o objetivo”, elucidou.

Para ele, a solução está na empresa se organizar para garantir a conformidade, por meio de pessoas e responsabilidades, processos e ferramentas. “A atividade de compliance deve ser entendida como um objetivo permanente da organização, o que está alinhado com os propósitos de perenidade e sucesso. Na prática, será necessário preparar a organização para a garantia da conformidade”, concluiu Fernandes.

Veja também

ACIC Open alerta sobre cuidados com a terceirização22/05Evento direcionado para micro e pequenas empresas teve participação de advogados que esclareceram dúvidas sobre a legislação Até entrar em vigor a lei 13.429 de 2017, era lícito terceirizar apenas as atividades-meio das empresas, além das clássicas atividades que já possuíam regulamentação para serem terceirizadas: conservação e limpeza, vigilância e transporte. A partir da nova legislação, permite-se terceirizar a atividade-fim, ou seja, a principal......
Feirão do Imposto reforça necessidade de reforma tributária29/10Ação promovida no fim de semana, em Chapecó, pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIC, mostrou incidência de impostos em produtos de uso popular Você já parou para pensar no quanto paga de imposto em cada produto e serviço que consome? Sabia que, atualmente, o brasileiro trabalha cerca de 150 dias ao ano somente para pagar seus tributos? Para contribuir na reflexão sobre o......
ACIC oportuniza geração de negócios para seus associados07/07/17 Uma oportunidade de fortalecer parcerias, ampliar e iniciar novos negócios. Esse foi o objetivo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e da Unochapecó ao promover, na última semana, um painel de......

Voltar para Notícias