Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 20 de Abril de 2018 às 16h16

    Núcleo de Assessorias e Consultorias da ACIC

    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Valorização da marca é tema de workshop para empreendedores

    Oportunidade para valorizar a marca e cuidados para não perder a história da empresa foram temas abordados no workshop “Refletindo oportunidades: como vender a sua marca”, promovido nessa semana pelo Núcleo de Assessorias e Consultorias (NAC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Os instrutores, Eliane Duz e Emmanoel José Lourenço, falaram sobre proteção, posicionamento e segmentação de marcas.

    Eliane explicou como funciona o processo de registro de marca e porque é importante essa proteção. “É feita uma análise para evitar intempéries no decorrer do processo que demora, em média, três anos. São várias etapas, com monitoramento constante. O registro é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”, explanou.

    A vantagem de registrar é a proteção de que ninguém possa impedir o uso da marca e evitar que outros a usem sem autorização. De acordo com Eliane, só uma marca registrada pode gerar receita por meio de licenciamento, franquia ou venda do registro. O registro também é utilizado como garantia bancária para empréstimos, financiamentos, operações internacionais etc.

    “Se você não fizer o registro, mas alguém tomar essa iniciativa com uma marca igual, sua empresa pode ser processada por uso indevido de marca e o autor do processo poderá solicitar indenização. Também terá prejuízos em tudo que foi investido, como fachada, plotagem de carros, papelaria e uniformes, além do transtorno de avisar clientes, fornecedores e o mercado em geral que sua empresa mudou de nome”, explicou Eliane.

    A importância de desenvolver estratégias para consolidar a marca foi abordada por Emmanoel. De acordo com ele, o posicionamento da marca influencia na sua consolidação e, para ter posicionamento, é necessário entender o comportamento do consumidor. “Quando se consegue isso, é possível trabalhar com segmentação de mercado e, então, as pessoas criam identificação com a empresa”.

    Quando há gestão de marca eficiente é possível minimizar custos e maximizar oportunidades e investimentos. “A marca carrega a história da empresa e, ao contar uma boa história por meio do marketing, surgem vendas, gestão de pessoas e a marca passa a ser respeitada e admirada. Além disso, quando a marca está consolidada no mercado diminui o esforço de venda”, finalizou Emmanoel.

    Veja também

    Autoridade em Business Model Canvas estará na EXPEN 2014 11/03/14 O Business Model Canvas (BMC) teve origem na tese de doutorado de Alexander Osterwalder, defendido na Universidade de Lausanne, na Suíça, em 2004. Posteriormente, em 2009, com a ajuda de Yves Pigneur e de mais de 450 colaboradores ao redor do mundo, Osterwalder publicou o livro Business Model Generation. Nele, o autor apresenta o resultado de sua tese de forma visual, como uma ferramenta para que......
    Intercambistas da Argentina conhecem estrutura e ações da ACIC12/11/18 Aproximadamente 30 intercambistas de Posadas, Argentina, visitaram Chapecó nesse fim de semana e conheceram a Associação Empresarial e Industrial de Chapecó (ACIC) e as ações da entidade que atua em diversas......

    Voltar para Notícias