NOTÍCIAS

Postado em 20 de Abril às 16h16

Núcleo de Assessorias e Consultorias da ACIC

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Valorização da marca é tema de workshop para empreendedores

Oportunidade para valorizar a marca e cuidados para não perder a história da empresa foram temas abordados no workshop “Refletindo oportunidades: como vender a sua marca”, promovido nessa semana pelo Núcleo de Assessorias e Consultorias (NAC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Os instrutores, Eliane Duz e Emmanoel José Lourenço, falaram sobre proteção, posicionamento e segmentação de marcas.

Eliane explicou como funciona o processo de registro de marca e porque é importante essa proteção. “É feita uma análise para evitar intempéries no decorrer do processo que demora, em média, três anos. São várias etapas, com monitoramento constante. O registro é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”, explanou.

A vantagem de registrar é a proteção de que ninguém possa impedir o uso da marca e evitar que outros a usem sem autorização. De acordo com Eliane, só uma marca registrada pode gerar receita por meio de licenciamento, franquia ou venda do registro. O registro também é utilizado como garantia bancária para empréstimos, financiamentos, operações internacionais etc.

“Se você não fizer o registro, mas alguém tomar essa iniciativa com uma marca igual, sua empresa pode ser processada por uso indevido de marca e o autor do processo poderá solicitar indenização. Também terá prejuízos em tudo que foi investido, como fachada, plotagem de carros, papelaria e uniformes, além do transtorno de avisar clientes, fornecedores e o mercado em geral que sua empresa mudou de nome”, explicou Eliane.

A importância de desenvolver estratégias para consolidar a marca foi abordada por Emmanoel. De acordo com ele, o posicionamento da marca influencia na sua consolidação e, para ter posicionamento, é necessário entender o comportamento do consumidor. “Quando se consegue isso, é possível trabalhar com segmentação de mercado e, então, as pessoas criam identificação com a empresa”.

Quando há gestão de marca eficiente é possível minimizar custos e maximizar oportunidades e investimentos. “A marca carrega a história da empresa e, ao contar uma boa história por meio do marketing, surgem vendas, gestão de pessoas e a marca passa a ser respeitada e admirada. Além disso, quando a marca está consolidada no mercado diminui o esforço de venda”, finalizou Emmanoel.

Veja também

Empreender com humildade, comprometimento e zelo24/09/15 Referência em transporte de cargas fracionadas no Sul do Brasil, com uma frota superior a 900 veículos, mais de 4.000 colaboradores e mais de 100 pontos de coletas e entregas. Esses números conferem à Expresso São Miguel a credibilidade de um serviço realizado com eficiência. A empresa foi apresentada a cerca de 150 pessoas que prestigiaram o Programa Almoço......
Palestra esclarece sobre serviços online oferecidos pelo governo09/05 Desburocratizar processos, tirando o peso do Estado da vida dos cidadãos brasileiros. Esse é um dos objetivos do projeto Brasil Eficiente (Conselho Nacional para Desburocratização), que foi apresentado para empresários nessa......
Núcleos da ACIC e Sebrae promovem sessão de negócios23/11/16 Nessa sexta-feira (25), às 14 horas, será realizada, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), uma Sessão de Negócios promovida pela entidade por meio do Setor de Núcleos e pelo SEBRAE/SC.......

Voltar para Notícias