Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 20 de Abril de 2018 às 16h16

    Núcleo de Assessorias e Consultorias da ACIC

    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Valorização da marca é tema de workshop para empreendedores

    Oportunidade para valorizar a marca e cuidados para não perder a história da empresa foram temas abordados no workshop “Refletindo oportunidades: como vender a sua marca”, promovido nessa semana pelo Núcleo de Assessorias e Consultorias (NAC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Os instrutores, Eliane Duz e Emmanoel José Lourenço, falaram sobre proteção, posicionamento e segmentação de marcas.

    Eliane explicou como funciona o processo de registro de marca e porque é importante essa proteção. “É feita uma análise para evitar intempéries no decorrer do processo que demora, em média, três anos. São várias etapas, com monitoramento constante. O registro é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”, explanou.

    A vantagem de registrar é a proteção de que ninguém possa impedir o uso da marca e evitar que outros a usem sem autorização. De acordo com Eliane, só uma marca registrada pode gerar receita por meio de licenciamento, franquia ou venda do registro. O registro também é utilizado como garantia bancária para empréstimos, financiamentos, operações internacionais etc.

    “Se você não fizer o registro, mas alguém tomar essa iniciativa com uma marca igual, sua empresa pode ser processada por uso indevido de marca e o autor do processo poderá solicitar indenização. Também terá prejuízos em tudo que foi investido, como fachada, plotagem de carros, papelaria e uniformes, além do transtorno de avisar clientes, fornecedores e o mercado em geral que sua empresa mudou de nome”, explicou Eliane.

    A importância de desenvolver estratégias para consolidar a marca foi abordada por Emmanoel. De acordo com ele, o posicionamento da marca influencia na sua consolidação e, para ter posicionamento, é necessário entender o comportamento do consumidor. “Quando se consegue isso, é possível trabalhar com segmentação de mercado e, então, as pessoas criam identificação com a empresa”.

    Quando há gestão de marca eficiente é possível minimizar custos e maximizar oportunidades e investimentos. “A marca carrega a história da empresa e, ao contar uma boa história por meio do marketing, surgem vendas, gestão de pessoas e a marca passa a ser respeitada e admirada. Além disso, quando a marca está consolidada no mercado diminui o esforço de venda”, finalizou Emmanoel.

    Veja também

    União e compreensão para tornar a crise menos traumática02/06/20 Gelson Dalla Costa, Presidente do Conselho Deliberativo da ACIC   A compreensão da complexidade do momento que vive o Brasil e a união dos empreendedores, trabalhadores e gestores públicos serão fundamentais para superar o período de crise provocado pela pandemia do novo coronavírus. A avaliação é do presidente do Conselho Deliberativo da......
    ACIC oferece soluções que auxiliam no crescimento das empresas08/06/16 Diante do cenário atual de retração econômica, é importante as empresas se precaverem e evitarem situações que possam gerar prejuízos. A consulta do perfil do cliente no banco de dados do Boa Vista SCPC......
    Inspeção Veicular Gratuita ocorre em setembro em Chapecó02/09/20 Com objetivo de conscientizar sobre a importância da manutenção veicular preventiva, o Núcleo de Automecânicas da ACIC promove a Inspeção Veicular Gratuita (IVG). A iniciativa é promovida em parceria com o......

    Voltar para Notícias