Postado em 23 de Junho de 2014 às 15h50

NTIC mobiliza para a doação de sangue

Com o slogan “Nucleado Sangue Bom”, o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC), da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), mobilizou cerca de 40 empresários, familiares e colaboradores de empresas nucleadas para a doação de sangue. A iniciativa foi da comissão de ações sociais do Núcleo e contou com apoio do Hemocentro de Chapecó – Hemosc.

De acordo com o responsável pelo projeto e diretor da ACIC, Francis Marcel Post, a intenção foi despertar os nucleados para um gesto simples, mas que resulta em uma causa nobre. “Conseguimos mobilizar um bom número de pessoas. Embora alguns não tenham passado pela triagem, a disposição em doar já foi um objetivo alcançado. Todos estão de parabéns”, disse.

Post ressaltou que a partir da doação voluntária, as empresas foram inscritas no programa Empresa Solidária do Hemosc e passarão a receber informações sobre campanhas futuras da entidade. “É importante que quem doou pela primeira vez passe a ser doador permanente”, comentou.

Para doar sangue é necessário ter idade entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias; estar em boas condições de saúde; sem feridas ou machucados no corpo; pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas); ter repousado bem na noite antes da doação; evitar o jejum; fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação; evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; e apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

O coordenador do núcleo, Renato Poser, destaca que o Hemosc passa, atualmente, por um período de baixa coleta em função dos jogos da copa e, principalmente, por causa do frio, por isso, o núcleo estudará a possibilidade de tornar esta uma ação permanente, incluindo-a no calendário anual de atividades do NTIC.

Integram a comissão de ações sociais do Núcleo, as empresas Top System, Vision System, Gamatec, Tecsystem e Inova Informática.