NOTÍCIAS

Postado em 14 de Janeiro de 2016 às 15h49

Novo golpe do boleto preocupa empresários chapecoenses


Imagine a seguinte situação: Você faz uma compra com seu habitual fornecedor. Junto com os produtos vêm a nota e os boletos para pagamento. Dias depois, antes do vencimento, você recebe um e-mail informando que houve um erro no cálculo da tributação e, por isso, deve desconsiderar aquele boleto anterior e substituí-lo por este, de menor valor, anexado ao e-mail.


Você até fica feliz, pois vai pagar menos. Mas é aí que está o perigo.


O boleto pode ser idêntico em todos os dados, menos em um. O código de barras foi alterado por uma empresa fantasma. E mesmo que você pague um boleto com o nome do cedente correto, ele nunca será creditado do valor.


Empresários em todo o Brasil têm sido vítimas deste novo golpe. Em Chapecó, o caso já foi percebido em diversas empresas, que só identificaram a fraude por terem o cuidado de conferir todos os dados da Nota Fiscal e entrar em contato com o fornecedor. Também procuraram orientação no banco que consta no boleto falso e foram informados que o caso está sendo tratado como um golpe corporativo, investigado pela Polícia Federal.


Diante disso, a ACIC orienta os empresários para que redobrem a atenção. “Já não bastassem os boletos emitidos todos os anos, nesta época, por falsas associações empresariais, agora isso. Percebe-se a ousadia do crime. Por isso, temos que estar vigilantes”, comenta o presidente da entidade, Josias Antonio Mascarello. 

Veja também

ACIC promove palestra para introduzir jovens ao mundo dos negócios24/10/16 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Junior Achievement promovem na próxima quinta-feira (27) uma palestra exclusiva para filhos e familiares de associados e colaboradores de empresas associadas, das 13h30 às 17h30, na sede da entidade. O objetivo é introduzir jovens no mundo dos negócios desde cedo, incentivando para que despertem o interesse......
Chapecó: mercado de trabalho seletivo e competitivo26/11/14 O dinamismo econômico de Chapecó gerou um crescente e competitivo mercado de trabalho, cujas características e singularidades são analisadas pelo diretor financeiro adjunto da ACIC Marcelo Marafon Porciúncula. Natural de......

Voltar para Notícias