Postado em 04 de Abril de 2014 às 15h43

NJE promove primeira Visita Empresarial de 2014

Edege recebe jovens empreendedores da ACIC em visita empresarial

“Não há males que não venham para o bem”. Acreditando neste ditado popular, o empresário Bento Zanoni, enfrentou os percalços que surgiram no decorrer na sua trajetória profissional. Técnico agrícola por formação, ele ingressou no mercado de trabalho como empacotador de um supermercado, trabalhou no segmento de projetos de financiamento para bancos, foi representante comercial até chegar à condução da Edege Equipamentos Avícolas.

Os detalhes dessa história, Zanoni – hoje presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) – compartilhou com os integrantes do Núcleo dos Jovens Empreendedores da entidade, na última terça-feira. O encontro integra o programa de visitas empresariais desenvolvido pelo NJE com objetivo de aproximar os nucleados de empreendedores com experiências bem sucedidas.

Natural de Criciúma, Zanoni identificou-se com o oeste do Estado e decidiu construir sua vida profissional em Chapecó. A abertura da Edege ocorreu em 1979, quando, ainda era representante de outras marcas de equipamentos agrícolas. Em 1982, iniciou a fabricação de alguns produtos, que não concorriam com a empresa representada. Porém, desde 1998, a Edege passou a comercializar, exclusivamente, produtos de fabricação própria, como comedouros, bebedouros, ventiladores, climatizadores, cortinas, acessórios e equipamentos para aves e suínos. “Essa experiência nos permite compreender as necessidades de cada cliente e adequar os equipamentos conforme as orientações da agroindústria, a qual o produtor está vinculado” destaca.

Desde novembro de 2007, a empresa está localizada no bairro Quedas do Palmital em Chapecó. A empresa gera 70 empregos diretos e 200 indiretos.

Sobre o associativismo, Zanoni disse que sempre participou efetivamente de diversas entidades de classe. Atualmente, como presidente da ACIC, disse estar dedicando grande parte do tempo que seria destinado à empresa e às ocupações pessoais, à entidade. “Na empresa, acabo delegando funções e é bom perceber que a equipe consegue caminhar com as próprias pernas, indo adiante sem deixar os negócios pararem”, argumentou.