NOTÍCIAS

Postado em 18 de Junho de 2014 às 09h04

NJE debate as oportunidades do empreendedorismo

O perfil do empreendedor de sucesso, a arte de ser empreendedor, os desafios de conduzir um negócio próprio, as mudanças e oportunidades de mercado, a liderança, a inovação e os exemplos do Vale do Silício (EUA) foram os temas abordados na palestra “As Oportunidades do Empreendedorismo”. O evento, promovido pelo Núcleo Jovem Empreendedor da Acic, reuniu nucleados de diversos setores em busca de aprendizado e atualização. “Nosso objetivo é fomentar o empreendedorismo e a liderança, agregar, compartilhar experiências, por isso realizamos eventos que ajudem neste desenvolvimento”, explica o coordenador do setor de palestras e eventos do NJE, Vinícius Pacheco.

A palestra foi proferida pela Mestre em Administração, Neidi Krewer Cassol, que focou na importância da postura individual para o crescimento pessoal e profissional. “Empreender é atitude, é percepção, é identificar oportunidades, é dar o seu melhor, é se preparar”, aponta. A professora de graduação e pós-graduação busca estimular as pessoas a perceberem que o futuro é desenhado por cada um. “É a partir das escolhas de hoje que se define o amanhã. A vida é uma aventura individual que deve ser vista como a oportunidade de construir uma obra”.

O Plano de Negócios também foi destaque na exposição. “O mercado de hoje não tolera amadores. Você erra pouco e cada erro custa muito caro”, afirma, reforçando a importância do planejamento. Para Neidi, o conhecimento é fundamental para gerir negócios, já que muitas empresas são abertas anualmente no Brasil, mas o índice de fechamento também é muito grande. “A cada 10 empresas que abrem, em torno de sete fecham até o terceiro ano. Precisamos estar atento a este quadro. É muita quebra. O mercado é dinâmico, instável, precisamos estar preparados para empreender”, diz a palestrante, que apesar das dificuldades, considera o empreendedorismo um caminho para a liberdade pessoal. “Acredito que as pessoas devam apostar na carreira solo, tomar iniciativa, criar soluções”.

Vale do Silício

Neidi Krewer Cassol esteve em missão técnica no Vale do Silício (Califórnia/EUA) duas vezes. Do pólo mundial do empreendedorismo, trouxe as lições vencedoras e os principais aspectos da cultura empreendedora. “O Vale é o berço do empreendedorismo e da inovação no mundo. É um pólo que se fortalece cada vez mais, pois tem as melhores empresas e atrai os melhores profissionais do mundo para lá”, conta. Segundo ela, o grande segredo do Vale são os talentos humanos. “Estamos na era do conhecimento, da informação e as melhores empresas são as que têm os melhores profissionais. É isto que precisamos trazer para o Brasil”, finaliza.

Núcleo Jovem Empreendedor

O NJE tem como missão desenvolver o espírito do empreendedor, a liderança e a sabedoria. “Ações como esta possibilitam aos nucleados a oportunidade de qualificação, de ouvir experiência de empreendedores de sucesso e que servem como exemplo, inspiração”, destaca o coordenador do Núcleo, Heber Mantovani. Segundo ele, em 2013, o NJE realizou mais 100 ações e a expectativa para 2014 é superar este número. O Núcleo, que é multissetorial, conta com 40 nucleados das mais diversas áreas do empreendedorismo.

As ações do NJE têm apoio das empresas Codecal, Contaseg, Dalla Microcervejaria, Orbenk e Unochapecó

Veja também

Chapecó: uma cidade de oportunidades22/08/17 Ao completar 100 anos, Chapecó apresenta um cenário que mostra plena sintonia entre o desenvolvimento econômico e social, oferecendo melhor qualidade de vida às pessoas. Em sua trajetória, o município se consolidou como centro econômico, político e cultural de uma extensa região formada pelo oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e noroeste do......
Inicia nesta terça-feira em Chapecó a Mercoagro 201612/09/16 Pavilhões abrem às 14 horas. Solenidade oficial está prevista para as 16 horas desta terça-feira (13) na entrada do Pavilhão 4 Um dos maiores eventos da indústria mundial da carne, a Mercoagro 2016 (Feira......

Voltar para Notícias