NOTÍCIAS

Postado em 30 de Março de 2017 às 17h00

“Não gosto de estar na zona de conforto”, afirma Acari Menestrina

Eventos (103)

Ser o melhor no que faz com produtos de alto valor agregado. Essa é a “receita” de sucesso segundo o empresário Acari Luiz Menestrina, da Gran Mestri, que foi o convidado da primeira edição do Programa Almoço Empresarial deste ano. A iniciativa, da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), foi promovida nessa quinta-feira (30). O evento teve apoio institucional do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE) e da Sicredi Região da Produção.

A trajetória de Menestrina é de muito trabalho, dedicação e amor pelo que faz. Natural de Rio dos Cedros, no Vale de Itajaí, filho de pequenos agricultores e descendente de italianos da região de Trento, norte da Itália, o empresário atuou como técnico agrícola e extencionista rural da Acaresc, atual Epagri. Chegou ao Oeste em 1976 e iniciou a profissionalização do campo. “Apaixonei-me pela região e fiz muitos projetos inovadores”, relatou. Realizou cerca de mil reuniões em mais de 150 municípios do Oeste para formar e concretizar a bacia leiteira da região.

Menestrina trouxe para o Oeste as primeiras vacas das raças Holandesa e Jersey, a primeira pastagem de inverno, o primeiro aparelho de cerca elétrica, o primeiro tanque de coleta granalizada, o primeiro biodigestor, entre outras novidades e tecnologias que tornaram o Oeste a principal região produtora de leite do Estado. “Hoje, 80% das famílias rurais tem o leite como a principal atividade, com uma bacia leiteira que é referência no País”, frisou.

Com o conhecimento adquirido em estudos, no trabalho e em viagens por mais de 30 países, Menestrina fundou a Cedrense, atual Gran Mestri, que produz o queijo mais nobre do mundo, o Grana Padano – Gran Mestri. “Não gosto de estar na zona de conforto. É preciso ter um diferencial e ser o melhor no que se faz. Quem não oferecer produtos de alto valor agregado ficará de fora do mercado. Além disso, é preciso ter excelência na gestão empresarial”, assegurou.

Além dos queijos, o empresário também fundou a Agro Sopramonte, atuando nos ramos de plantio de oliveiras para produção de azeite de oliva extra virgem, de leite de ovelha e está iniciando a produção de mozzarella de búfalo. Menestrina também projetou a atividade de ovinocultura de leite que resultou na produção de queijo pecorino, um produto nobre e com sabor diferenciado.

Sua trajetória lhe rendeu mais de 100 prêmios e menções e, também, a conquista de três edições do Top de Marketing ADVB/SC. Em 2008, lançou o livro “A Cabeça do Empreendedor”, de autoria de Anacleto Ortigara, que relata sua caminhada empreendedora.

O presidente da ACIC, Josias Mascarello, enfatizou que o Almoço Empresarial proporciona troca de conhecimento, que contribui para a implementação de atitudes na busca de melhores resultados.

SOBRE A GRAN MESTRI

Localizada em Guaraciaba, no extremo oeste de Santa Catarina, a Gran Mestri é a maior fábrica de queijos duros da América Latina, com capacidade de estocagem de um milhão e trezentos mil quilos. Com 150 colaboradores, produz, além do queijo mais nobre do mundo, o Gran Mestri, iguarias que mantém a tradição italiana presente em Santa Catarina, Brasil e exterior.

Veja também

Palestra estimula empresas a investir em projetos sociais11/10/19Encontro foi uma iniciativa do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Existem no Brasil mais de 800 mil organizações sociais e 35 mil pessoas trabalhando com captação de recursos. Setenta e sete por centro dos brasileiros faz doação para projetos com fins sociais, seja por meio da destinação de parte do Imposto de Renda, adesão como sócio contribuinte, voluntário ou para bazares, feiras e festas......
Comitiva da ACIC divulga Mercoagro 2018 em feira em Atlanta03/02/17 Uma comitiva da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) está encerrando uma missão empresarial a Atlanta, nos Estados Unidos, onde visita a Feira Internacional Poultry Expo para divulgar a próxima......
MERCOAGRO 2016 Mercoshow oportuniza produtos e serviços inovadores14/09/16 Desenvolvimento do comércio internacional, novas tecnologias de conservação de produtos, como minimizar os impactos ambientais, proteção das mãos e energias renováveis foram temas abordados nas palestras da......

Voltar para Notícias