Mulheres aprendem mecânica básica em workshop
Promovida pelo Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), iniciativa esclareceu dúvidas das participantes sobre manutenção preventiva e outros cuidados com o carro
Você sabe o significado de todas as luzes do painel do seu veículo? Sabe identificar sinais de problemas, quando é hora de levar o carro para uma manutenção ou como dirigir para economizar combustível? Esses e outros temas foram abordados nesta semana, no workshop Mecânica Básica para Mulheres. A iniciativa foi do Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), que promove o curso todos os anos, ministrado por mulheres mecânicas.
As nucleadas Daiana Flavia da Fonseca, Fabiana Pasin e Brenda Toniazzo ministraram o workshop. “A maioria das mulheres têm carro e precisam ter consciência sobre os cuidados com o veículo. Isso é importante tanto para a segurança quanto para a economia com gastos que podem ser evitados”, destacou Fabiana.
No workshop, as participantes aprenderam, de maneira teórica e depois na prática, com uso de um veículo, sobre manutenção preventiva, troca de óleo, troca de pneu, luzes indicadoras do painel, temperatura, freios e geometria. Foram abordadas, também, dicas para economizar combustível e itens de segurança, entre outros temas.
A assistente administrativa da Auto Pratense, Kemily Maikeli Camargo, participou do curso e avaliou positivamente. “Agradeço às meninas do núcleo e os colaboradores da ACIC por disponibilizarem o tempo, o espaço e a inteligência delas. Com certeza todas nós saímos nos sentindo acolhidas por todo aprendizado que elas nos passaram. Esse momento foi de grande importância também para o meu lado profissional, me abriu muito a mente para trilhar novos caminhos, espero muito termos a oportunidade de participar de mais cursos como esse! Como muitas participantes falaram é tão confortante estar em uma mecânica que tenha mulher. As palestrantes foram nota 10”, analisou.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Automecânicas, Evandro Tolotti, o workshop teve o objetivo de esclarecer dúvidas, ensinar a detectar alguns sintomas de problemas que o carro possa vir a apresentar e expor cuidados necessários para garantir as boas condições do veículo. “As mulheres aprenderam como agir para diminuir o consumo de combustível, provocar menos desgaste nas peças, como utilizar corretamente, por exemplo, o freio e a embreagem e como dirigir com segurança”, frisou.
Outra intenção do evento foi reforçar a importância da manutenção preventiva dos veículos. “O planejamento e a manutenção preventiva ajudam a economizar tempo e dinheiro e são importantes para evitar problemas em momentos inesperados. Além de cuidar do veículo, o motorista também estará zelando pela sua segurança”, reforçou Daiana. A orientação é fazer manutenção preventiva a cada seis meses ou a cada 10 mil km, mas tudo dependerá das situações nas quais o carro é exposto.
O ingresso foi um quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Programa Viver, de Chapecó.
29/03 • 16h51