Postado em 03 de Outubro de 2016 às 16h20

Missão empresarial Profissionais compartilham experiências e aprimoram conhecimentos

Núcleos (18)

Profissionais e empresários ligados ao setor de tecnologia participaram, neste mês, de uma missão técnica ao Porto Digital – Parque Tecnológico, em Recife-Pernambuco, promovida pela Agência Nova Turismo, com apoio do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e da Comunicação (NTIC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec).
Foram realizadas imersões em empresas de tecnologia, startups, aceleradoras, ao Porto Digital e ao Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R). O objetivo foi entender como formatar e replicar o ecossistema de inovação para a região oeste de Santa Catarina, aprender como é a participação de cada um na tríplice hélice (governo, universidades e empresas), além de compreender como foi o início do Porto Digital, o caminho percorrido, obrigações e desafios.
Conforme o nucleado Gustavo Damschi, que participou da missão, o compartilhamento de experiências e conhecimento foram muito importantes para entender que a união entre governo, universidades e empresas é primordial para desenvolver uma cadeia produtiva focada em inovação. Ao ter um ecossistema inovador, a economia, a cidade, as empresas e as pessoas se desenvolvem e crescem. “O ambiente respira inovação e as oportunidades estão por todos os lados. Nas empresas que foram visitadas, percebemos que a importância de ter um ambiente organizado que fornece todas as condições, seja de recursos, conhecimento e infraestrutura, faz com que se formem mais pessoas empreendedoras e criativas, gerando, assim, mais negócios, mais empregos, desenvolvendo a economia”.
Ações como essa são incentivadas e disponibilizadas pelo NTIC, com objetivo de proporcionar desenvolvimento e crescimento às empresas nucleadas. “Por meio do associativismo, é possível viabilizar missões empresariais, cursos e demais atividades que atendam as necessidades das empresas nucleadas, que não seriam viáveis se fossem feitas de forma isolada”, frisa Damschi.