Postado em 09 de Novembro de 2016 às 17h37

Missão empresarial da ACIC aproxima setor produtivo das universidades

Eventos (63)

Conhecer melhor as instituições de ensino superior de Chapecó foi objetivo da “Missão Empresarial + Chapecó”, promovida nesta terça-feira (08) pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Empresários e colaboradores de organizações associadas à entidade participaram de visitas à Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e à Unidade Central de Educação Faem Faculdade (Uceff).
De acordo com o diretor de Relações Institucionais da ACIC, Nelson Akimoto, a intenção foi de aproximar o setor produtivo das universidades, facilitando a criação de parcerias. “Às vezes conhecemos os projetos de outros lugares e não sabemos de toda a potencialidade da região. Podemos firmar parcerias e desenvolver negócios inovadores na busca de soluções para problemas das empresas, contribuindo para o seu desenvolvimento e crescimento e, por outro lado, aproximar os acadêmicos do mundo do trabalho, aliando a teoria com a prática”, realçou.
Na Unochapecó, o grupo de empresários foi recebido pela reitoria e professores. Após uma apresentação institucional, os integrantes da missão conheceram o projeto do Parque Tecnológico, a Rede de Inovação e a Incubadora Tecnológica (Inctech). Também houve apresentação de startups incubadas e vencedoras de premiações e visitas aos laboratórios. “A universidade atua para se aproximar do setor produtivo e esse projeto veio de encontro aos nossos anseios. Temos mais de 40 cursos, ou seja, nossa relação é com quase todas as áreas do conhecimento. A universidade é o local apropriado para produzir soluções para a sociedade”, assegurou o reitor Claudio Jacoski.
A direção da Uceff Faculdades apresentou a instituição, os cursos e laboratórios. O diretor geral da instituição, Leandro Sorgato, enfatizou a metodologia da Uceff Premium, que busca diminuir a distância entre a instituição e o setor produtivo. “Surgiu de uma inquietação dos cursos de gestão. Por isso, as aulas são o mais prático possível”, relatou. A metodologia inclui a chamada atividade corporativa, por meio da qual os estudantes levam problemas das empresas para serem resolvidos durante as aulas, propondo soluções. “Esses cases são fundamentais para o ensino que queremos”, ressaltou Sorgato.
O assessor da diretoria da Sempre Sementes, Eduardo Henrique Antonini, que participou da missão, destacou a importância da aproximação entre academia e empresas. “Investimos em pesquisa e melhoramento de produtos e as universidades possuem estudos avançados que podem contribuir. Às vezes vamos buscar soluções fora do município, sendo que temos o que precisamos aqui”, concluiu.
Participaram da missão Osvaldo Mota, da Facisc; Nelson Akimoto, da Nord Electric; Lisia Michels, da UFFS; Adelmir Mucelin, da Two Web; Nadir José Cervelin, da NJC Liberta; Eduardo Henrique Antonini, da Sempre Sementes; Eliane Mattos, do SBT TV; Djalma Azevedo e Djalma Aquino Azevedo, da Azeplast; Alexandre Silveira, da Silveira Industrial; e Luciana Maldaner, da FCTER.
O projeto “Missão Empresarial + Chapecó” será promovido anualmente e visitará outras instituições de ensino do município.