Postado em 23 de Agosto às 16h40

Metodologias ágeis são tema de oficina do Programa CENA da ACIC

Núcleos (41)
  • ACIC CHAPECÓ -

Participantes aprenderam como aplicar as ferramentas Scrum e Kanban para melhorar os negócios

Explicar o que são as metodologias ágeis, princípios e valores, focado no framework ágil Scrum e no método ágil Kanban mostrando com exemplos práticos e cases reais como utilizá-los em diferentes situações e segmentos do mercado. Esse foi o objetivo da oficina de Scrum e Kanban, promovida nesta semana pelo Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

A facilitadora, professora e pesquisadora do Curso de Ciência da Computação da UFFS, consultora em transformação ágil e Coach de carreira e negócios, Graziela Tonin, ressaltou que de nada adianta engessar a empresa em um método, processo e/ou tecnologia, eles são meios e ferramentas que auxiliam para entregar valor ao cliente. “Precisamos identificar o que desses métodos/framework faz sentido aplicarmos em nosso negócio, em cada time e em cada projeto, para de fato resolver nossos problemas e, então, mesclar essas diferentes técnicas e artefatos utilizando apenas o que agrega valor”, salientou.

Graziela comentou que na sua trajetória de dez anos de consultorias em pequenas e grandes empresas, percebeu que muitas definem um método e o aplicam por completo, achando que vai resolver todos os desafios, mas acabam se frustrando. “No meu entendimento e experiência, na prática onera ainda mais o negócio e não funciona”, explicou acrescentando que as metodologias podem ser utilizadas em praticamente qualquer setor. O que mais importa não é onde serão aplicadas, mas para o que serão utilizadas. “As ferramentas não resolvem todos os tipos de problema. Logo, a pergunta que deve ser feita antes da implantação é: o que eu quero resolver, quais são os problemas e desafios? E, então, avaliar se se aplicam àquele contexto”.

SAIBA MAIS

Scrum é um framework ágil que auxilia os times a gerirem seus projetos focados na produção, ou seja, ele não cobre toda a gestão de um projeto, mas é de grande valia para entender e organizar o fluxo e processo de desenvolvimento das tarefas. É focado em objetivos e não orientado a tarefas, onde, em pequenos períodos de tempo, é possível reavaliar metas e tomar ações para melhorar o que funcionou, dentro de uma organização horizontal no time, onde cada um tem seu papel definido, com indicadores e eliminando processos que não entregam valor nem para o time e nem para o cliente.

Kanban é uma palavra japonesa e seu significado literal é “cartão” ou “sinalização”. É uma ferramenta para a implantação de mudanças que não prescreve papéis ou práticas específicas. Oferece uma série de princípios que buscam melhorar o desempenho e reduzir desperdício, eliminando atividades que não agregam valor para a equipe. O método proporciona, através de gestão de mudanças simples, com adaptação de forma ágil, a entrega do que tem mais valor antes. Restringe o trabalho e seu progresso em torno de seus estágios, permitindo medição, controle e melhoria contínua.

PROJETO CENA

O CENA é uma oportunidade para as empresas nucleadas conhecerem cases de sucesso e compartilharem experiências. “Durante este ano estão sendo realizadas atividades com objetivo de proporcionar conhecimentos e ações práticas. Pensamos numa programação que contribua para aprimorar os processos e a gestão das empresas”, salientou a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella.

O Programa Capacitação para Empresas Nucleadas foi criado em 2017 a partir de demandas que surgiram no planejamento dos núcleos. As empresas nucleadas interessadas em participar podem entrar em contato com a ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 ou e-mail nucleos3@acichapeco.com.br. “Reforçamos o convite para que as empresas nucleadas participem e aproveitem essa oportunidade para crescer e se desenvolver, mantendo-se competitivas no mercado”, realçou Cleunice.