Postado em 12 de Setembro de 2014 às 10h10

MERCOAGRO 2014 - Modelo de miniusina de leite gera receita e agrega na economia do agronegócio

Quais são os procedimentos para a fabricação de queijos? Que cuidados são imprescindíveis na produção de iogurtes? Que equipamentos são necessários para a industrialização de itens lácteos? Os interessados nestas questões podem esclarecer suas dúvidas na Via Láctea Miniusina de Leite, durante a MercoAgro 2014 – 10ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne e do Leite, que prossegue até sexta-feira (12) no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó.

A Via Láctea Miniusina está em Chapecó pela segunda vez e percorre todo o Brasil com duas finalidades, uma social e outra cultural. O projeto surgiu em 2000, visitou, praticamente, metade do Brasil. Apenas em 2014 esteve nos Estados de São Paulo, Ceará, Santa Catarina e Minas Gerais.

A primeira finalidade refere-se a mostrar aos produtores de leite e às pessoas interessadas no setor que em um pequeno espaço, com poucos equipamentos, baixo investimento é possível fazer vários derivados do leite.

“O objetivo é incentivar a formação de associações, por meio de vizinhos ou familiares, e com isso agregar valor ao produto, aumentar a renda das famílias e manter as pessoas no campo”, observa a coordenadora de transferência e difusão de tecnologia do ILCT, Luiza Carvalhaes de Albuquerque.

A outra finalidade remete a trabalhar com crianças e adolescentes apresentando toda a cadeia produtiva, desde a ordenha até o produto final. Com ênfase para a qualidade higiênica, nutrição e segurança alimentar.

A Miniusina foi desenvolvida pelos pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, e tem capacidade de processar até 500 litros de leite por dia.

Os visitantes poderão conhecer um modelo de Miniusina em funcionamento e assistir o processo de produção de leite e derivados e a apresentação das inovações tecnológicas de produtos, serviços, instalações, máquinas e equipamentos relacionados ao setor.

Na MercoAgro 2014 são produzidos três tipos de iogurte, sendo um lançamento, o açaí com guaraná, o morango e ameixa. Além disso, são feitos os queijos: minas frescal e minas frescal condimentado (um com milho, azeitona, salaminho e outro com pimentinha, calabresa e ervas finas). Também estão disponíveis para degustação os produtos fabricados no Instituto de Laticínios Cândido Tostes: minas padrão, prado, edam, queijo de vinho, aziago e provolone.

Ao término da produção, os operadores da Miniusina esclarecem dúvidas sobre como produzir, equipamentos, higienização, qualidade e processo. Também abordam sobre os cursos disponibilizados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, a exemplo de queijos, doce de leite tradicional, iogurte e bebidas lácteas, higienização na indústria de laticínios, doce de leite tradicional e para confeitaria, reciclagem global em laticínios e análise sensorial do leite e derivados.

FEIRA

A realização da MercoAgro Carne & Leite pela BTS Informa conta com a promoção da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó, o patrocínio do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, da ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada, da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicional, Ventilação e Aquecimento e do SENAI Chapecó.