Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 12 de Setembro de 2014 às 10h10

    MERCOAGRO 2014 - Modelo de miniusina de leite gera receita e agrega na economia do agronegócio

    Quais são os procedimentos para a fabricação de queijos? Que cuidados são imprescindíveis na produção de iogurtes? Que equipamentos são necessários para a industrialização de itens lácteos? Os interessados nestas questões podem esclarecer suas dúvidas na Via Láctea Miniusina de Leite, durante a MercoAgro 2014 – 10ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne e do Leite, que prossegue até sexta-feira (12) no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó.

    A Via Láctea Miniusina está em Chapecó pela segunda vez e percorre todo o Brasil com duas finalidades, uma social e outra cultural. O projeto surgiu em 2000, visitou, praticamente, metade do Brasil. Apenas em 2014 esteve nos Estados de São Paulo, Ceará, Santa Catarina e Minas Gerais.

    A primeira finalidade refere-se a mostrar aos produtores de leite e às pessoas interessadas no setor que em um pequeno espaço, com poucos equipamentos, baixo investimento é possível fazer vários derivados do leite.

    “O objetivo é incentivar a formação de associações, por meio de vizinhos ou familiares, e com isso agregar valor ao produto, aumentar a renda das famílias e manter as pessoas no campo”, observa a coordenadora de transferência e difusão de tecnologia do ILCT, Luiza Carvalhaes de Albuquerque.

    A outra finalidade remete a trabalhar com crianças e adolescentes apresentando toda a cadeia produtiva, desde a ordenha até o produto final. Com ênfase para a qualidade higiênica, nutrição e segurança alimentar.

    A Miniusina foi desenvolvida pelos pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, e tem capacidade de processar até 500 litros de leite por dia.

    Os visitantes poderão conhecer um modelo de Miniusina em funcionamento e assistir o processo de produção de leite e derivados e a apresentação das inovações tecnológicas de produtos, serviços, instalações, máquinas e equipamentos relacionados ao setor.

    Na MercoAgro 2014 são produzidos três tipos de iogurte, sendo um lançamento, o açaí com guaraná, o morango e ameixa. Além disso, são feitos os queijos: minas frescal e minas frescal condimentado (um com milho, azeitona, salaminho e outro com pimentinha, calabresa e ervas finas). Também estão disponíveis para degustação os produtos fabricados no Instituto de Laticínios Cândido Tostes: minas padrão, prado, edam, queijo de vinho, aziago e provolone.

    Ao término da produção, os operadores da Miniusina esclarecem dúvidas sobre como produzir, equipamentos, higienização, qualidade e processo. Também abordam sobre os cursos disponibilizados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, a exemplo de queijos, doce de leite tradicional, iogurte e bebidas lácteas, higienização na indústria de laticínios, doce de leite tradicional e para confeitaria, reciclagem global em laticínios e análise sensorial do leite e derivados.

    FEIRA

    A realização da MercoAgro Carne & Leite pela BTS Informa conta com a promoção da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó, o patrocínio do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, da ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada, da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicional, Ventilação e Aquecimento e do SENAI Chapecó. 

    Veja também

    Mais de 90 profissionais esclarecem dúvidas sobre a reforma trabalhista09/10/17 A lei nº 13.467, sancionada no dia 13 de julho, altera mais de 100 pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), entra em vigor no dia 11 de novembro deste ano e ainda gera muitas dúvidas em profissionais dos mais diversos setores. Para auxiliar no esclarecimento das mudanças, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu o curso......

    Voltar para Notícias