NOTÍCIAS

Postado em 17 de Maio às 16h31

Marketing como estratégia competitiva das empresas

Capacitações (23)
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Longe de ser apenas um meio de propaganda de produtos e serviços, o marketing atua diretamente na inteligência estratégica e competitiva das empresas, criando valor para otimizar vendas, fazendo com que as marcas se posicionem à frente no mercado. O tema foi abordado na capacitação “Gestão Estratégica de Marketing nas Empresas”, nesta semana, na Associação  Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

O facilitador, especialista em branding Leandro Cachoeira, explicou que uma boa estratégia de marketing parte da necessidade do cliente e da visão que ele tem do produto, marca ou serviço. “Tudo começa pelo cliente. Depois, é preciso analisar quais as soluções se pode ofertar levando em consideração o máximo esforço em construir uma política de ganha-ganha para que se consiga ter um equilíbrio entre os ganhos da empresa e a satisfação do consumidor”, observou acrescentando que é importante ter um planejamento de marketing. “É fundamental deixar claro o que a empresa deseja resolver e quais os passos que serão dados para alcançar esse objetivo. Assim, otimiza-se tempo e dinheiro”.

Entre os benefícios gerados pelo marketing, Cachoeira destaca a certeza de que a empresa está ofertando o que o mercado precisa. “Mas para isso é necessário trabalhar o marketing da forma correta, através de pesquisa, diagnóstico, inovação, planejamento, comunicação, análise de feedbacks e repetir este ciclo continuamente”. Ele enfatiza, ainda, que não deve ser visto como custo, mas como uma maneira de embutir valor real aos produtos e serviços. “O marketing, somado ao investimento do produto e às estratégias comerciais, amplificará o resultado planejado e isso acontece em empresas de qualquer porte. Ou seja, quanto mais for aplicado em estratégias mercadológicas, mais sólida ficará a marca”.

A assessora de comunicação da Felicittá Ambientes, Flavia Mota, participou da capacitação por indicação de um amigo. “Conferi a grade e achei interessante. O curso deu dicas do que podemos utilizar. Às vezes ficamos muito focados na concorrência dentro da cidade e esquecemos de olhar para fora e trazer exemplos. Foi válido para atualizar conhecimentos, trocar informações, conhecer pessoas e o que outras empresas estão fazendo para alavancar o marketing e, principalmente, converter em vendas”.

RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Cachoeira também ressaltou a importância do relacionamento com os clientes. De acordo com ele, cada vez mais, com a proximidade que as redes sociais proporcionam, as empresas devem investir em atendimento. “Clientes gostam de atenção. Escutar suas dores, ser prestativo, paciente e ágil é essencial. Além disso, adoram opinar sobre processos e melhorias. Agir de acordo com feedback dos consumidores faz com que eles se sintam representados pela marca. Essa atenção cria um significado e fideliza o cliente”.

Para essas estratégias funcionarem, também é importante ter uma equipe preparada. “Dependendo do tamanho da empresa, às vezes essa equipe é formada por uma pessoa, mas isso não impede que essa pessoa tenha um apoio externo. A soma delas é essencial para que haja indivíduos pensando de forma estratégica, pesquisando por novas oportunidades e solucionando problemas de posicionamento de mercado. Mais do que ação, ter uma equipe com esse foco é prevenção. Com este comportamento, transformamos os recursos mercadológicos em força de marca”, finalizou Cachoeira.

Veja também

Empresários do setor de tecnologia palestram para acadêmicos na Unoesc Chapecó30/04Atividade teve por objetivo aproximar estudantes do mercado de trabalho na região. Iniciativa teve apoio da Deatec Demonstração da realidade do mercado de trabalho na área de tecnologia na prática, a necessidade de estar preparado para o mercado de trabalho e as oportunidades existentes no setor. Essas foram algumas das conclusões dos acadêmicos dos cursos Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, da Unoesc Chapecó, após atividade......
Empresas confiam nas soluções empresariais da ACIC28/04/17 Facilitar o trabalho de gestão e promover o desenvolvimento do comércio local são alguns dos benefícios do cartão Util Alimentação, solução empresarial disponibilizada pela......
ACIC no Legislativo Vereadores de Chapecó aprovam instituição de Hora Cívica na rede municipal de ensino04/04Escolas são obrigadas a executar os hinos e hastear as bandeiras do Município, Estado e País uma vez por semana Na primeira sessão de abril, nessa terça-feira (03) os vereadores de Chapecó aprovaram o projeto 239/18, de autoria do Executivo, que institui a Hora Cívica na Rede Municipal de Ensino e o Programa de Aprendizagem dos......

Voltar para Notícias