Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 25 de Outubro de 2013 às 15h57

    Investimentos em inovação tornarão Chapecó um polo tecnológico



    “Good cases de empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento de novas tecnologias e inovação” estiveram entre as apresentações do 1º Seminário Regional de Tecnologia e Inovação, promovido, nesta semana, pela Associação Polo Tecnológico do Oeste (Deatec), em parceria com o Sebrae, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O evento integra a programação da Semana da Ciência e Tecnologia Sebrae, que prossegue até esta sexta-feira (25) em Chapecó.

    O talkshow apresentou iniciativas inovadoras, visando incentivar o fortalecimento da área de tecnologia da informação na cidade polo do oeste, que também é considerada uma das cem melhores unidades da federação para investimentos no país, foi mediado pelo vice-presidente da DEATEC e coordenador do Seminário, Marcio Fortes.

    Um dos exemplos bem-sucedidos foi apresentado pelo empresário Rui Gonçalves, da AltoQi - empreendimento de tecnologia aplicada à engenharia. Líder nacional em software para projetos prediais, a empresa é a única do ramo no país que desenvolve, comercializa, presta suporte e oferece treinamento aos seus clientes da linha completa de sistemas para projetos de edificações.

    Reconhecida pela qualidade técnica de seus produtos, confiabilidade nos resultados e inovação tecnológica, AltoQI respeita, compartilha e desenvolve as ideias com os clientes. Seu objetivo é trabalhar para gerar resultado a toda sociedade da construção civil de forma sustentável.

    Durante o debate, Gonçalves destacou a importância de investir em inovação para o desenvolvimento das empresas, além de reforçar que o associativismo é uma das melhores alternativas para a implementação de estratégias inovadoras. “Nossa empresa teve grandes saltos a partir do momento em que investimos forte em inovação. Existem possibilidades diferenciadas, mas é necessário arriscar. Observo que o associativismo fará a diferença em Chapecó e região”.

    Outra iniciativa inovadora foi apresentada por Leonardo Biazi, da Optoi Microeletronic. Trata-se da instalação em Chapecó de um empreendimento inédito para o Brasil: a primeira fábrica de encapsulamento eletrônico de sensores e microssistemas da América do Sul, capaz de atender os mais vastos setores tecnológicos.

    O investimento resulta de uma parceria entre a empresa italiana Optoi Microelectronics, a Unochapecó, Prefeitura Municipal, ACIC, FAPESC, Nord e outros empresários que, no ano passado, estiveram em uma missão na Itália visando discutir a implantação do empreendimento em Chapecó. No mês de julho deste ano, representantes italianos estiveram no município para efetivação do negócio.

    Durante explanação, Biazi apresentou alguns produtos que estão sendo pesquisados e testados na Optoi Microelectronics como uma estratégia de inovação mundial. “São pesquisas de ponta que envolvem descobertas do campo científico realizadas há menos de um ano e que trarão impactos na qualidade de vida da população mundial”, completou um dos principais motivadores para concretização da parceria, o empresários Nelson Eiji Akimoto.

    Akimoto assinalou, ainda, a importância do associativismo para a conquista de um investimento desta natureza em Chapecó. “Precisamos mostrar que essa cultura de inovação é possível e que precisa de união. Afinal, são nossas forças que farão o oeste catarinense despontar e conquistar a posição de um dos melhores polos tecnológicos do país”.

    O evento foi promovido pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), em parceria com o Sebrae; Unoesc Chapecó, Universidade da Fronteira Sul e Unochapeco. O seminário integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que prosseguem até sexta-feira em Chapecó, com ações do Sebrae. A iniciativa conta com patrocínio do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM) e do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC). São apoiadores do evento, os governos Federal, Estadual e Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

    Veja também

    Canal gratuito para empresas divulgarem seus produtos e serviços11/08/20 Anunciar produtos e serviços de empresas associadas é o objetivo da ACIC com o serviço Classificados ACIC, uma campanha para contribuir com as organizações no enfrentamento da crise provocada pelo novo coronavírus. A divulgação das ofertas é gratuita e acontece por meio de um grupo criado no aplicativo Telegram, o ACIC Chapecó News. Nele, os......
    “A vocação de Chapecó é ser grande” 11/09/13 Nesta entrevista, o diretor de desenvolvimento agroindustrial e de agronegócio da ACIC, Gustavo Müller Martins, fala sobre as perspectivas para o desenvolvimento da maior cidade do Oeste. Gustavo é engenheiro mecânico e mestre em......
    Vantagens de vendas on-line são abordadas em workshop09/10/20 Você sabe como organizar sua empresa para vendas on-line? Conhece as vantagens oferecidas pelos aplicativos de delivery? Sabe como atrair novos clientes e como alinhar estratégias de vendas? Essas e outras perguntas foram respondidas no workshop......

    Voltar para Notícias